terça-feira, 30 de março de 2010

CAMPANHA: 1 Amigo = 1 Bola


MAIS BOLAS ENTREGUES:

Continuam a ser entregues as bolas de basquetebol relativas à campanha 1 Amigo = 1 Bola.
Desta vez a premiada foi a atleta Jessica Magalhães.

A Jessica foi capaz de trazer uma amiga para o Basquetebol e como tal foi premiada com a bola prometida.

A campanha continua e por cada amigo(a) que consigas trazer para o Basquetebol do Lousada A.C. recebes uma bola para praticares nos teus tempos livres.



Está na hora de falar aos amigos para virem jogar Basquetebol em Lousada e ajudar a modalidade a crescer.

Já sabes 1 Amigo inscrito = 1 Bola para ti.

.

SENIORES FEMININOS – Perto do Triunfo na Recepção às Líderes.
(Lousada A.C. 50 - C.U. Micaelense 54)

Na recepção às líderes da classificação, a equipa de Seniores Femininos do Lousada A.C. teve tudo para alcançar a vitória, mas desperdiçou as oportunidades que teve para assumir a liderança do jogo e em lances cruciais não tomou as melhores opções, pelo que a estrelinha da sorte acabou por sorrir ao Micaelense.
O 1º período, à imagem de todo o jogo, foi muito equilibrado, com o marcador a registar 12-12. No 2º período, apesar de a estratégia defensiva do Lousada A.C. estar a resultar, as visitantes conseguiram um ligeiro ascendente, vencendo o parcial por 10-14.

Após o tempo de intervalo, apesar de o Lousada cometer alguns erros na recuperação defensiva e no ressalto defensivo, a boa prestação ofensiva disfarçava os erros defensivos, pelo que o equilíbrio manteve-se (parcial de 10-10).
O 4º e último período foi o mais produtivo em termos ofensivos, por parte de ambas as equipas (parcial de 18-18). Apesar de as forasteiras terem comandado, ainda que tangencialmente o marcador, o Lousada A.C. a 15 segundos do final perdia por apenas por 1 ponto com posse de bola. No entanto, um turn-over entregou a bola às adversárias, que depois da linha de lance-livre distanciaram-se para 3 pontos. Com ainda cerca de 10 segundos para jogar e com hipótese de converter um triplo, novo turn-over deitou tudo a perder. Posteriormente, as visitantes ainda converteram 1 lance-livre e distanciaram-se para 4 pontos. A 3 segundos do final o Lousada teve nova posse de bola, mas aí já pouco havia a fazer.

Apesar da derrota, toda a equipa está consciente do seu valor e da sua potencialidade para ter conseguido o triunfo neste jogo. Estas situações servem para a equipa crescer ainda mais, neste processo de evolução, pelo que a determinação e empenho de todas as atletas continuarão a ser máximas, de modo a atingir os objectivos definidos.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: A. Luísa Amorim (14 pontos), Ana Maria C. (13 pontos), Joana Salselas S. (6 pontos), Sílvia Xavier, Paula Freitas, Stella Correia, Rita Rocha (2 pontos), Letícia Fonseca (15 pontos), Catarina Fernandes, Elsa Lima. Treinador: Prof. Hugo Sousa, Treinador Adjunto: Pedro Santos, Seccionista: António Sousa.

CADETES MASCULINOS “A” – Boa Entrega Não Chegou.
(Lousada A.C. “A” 46 – E.B. Porto 66)

Frente à poderosa equipa da EB Porto, o LAC realizou uma aguerrida exibição, tendo conseguido equilibrar algumas fases do jogo. No entanto, a vitória do adversário nunca esteve em causa, tendo este conseguido gerir sempre a vantagem com grande frieza e experiência.
Apesar de tudo, em termos defensivos os lousadenses conseguiram realizar uma boa exibição apesar do acerto do tiro exterior do adversário que, de um total de 7 triplos, converteu 5 no primeiro período. Aliás, a moral da equipa da casa foi destruída com um início perfeito de 3 em 3, começando o jogo com um parcial de 0-9.
Ainda assim, os da casa conseguiram manter-se no jogo até meio do 3º período quando, após terem conseguido reduzir a desvantagem para 8 pontos, uma série de erros no ataque permitiu que o adversário disparasse definitivamente no marcador. Aliás, onde a equipa falhou foi precisamente no capítulo ofensivo com perdas de bola infantis e alguns cestos fáceis falhados.
Com um pouco mais de concentração poderíamos ter tido um jogo mais equilibrado até ao fim. A vitória foi de forma justa para a equipa mais esclarecida e calma.
Parabéns ao esforço dos atletas mas, se quiserem evoluir, terão de consciencializar-se que se devem dedicar mais e saberem controlar as emoções.
Marcha do marcador: 13-25; 11-10, 12-21, 10-10.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Márcio Gonçalves (12 pontos), Luís Coelho, Pedro Moreira, Ricardo Ferreira (6 pontos), Carlos Costa, José D. Sousa (12 pontos), Filipe Neto (11 pontos), Rafael Pereira, Flávio Quintas, Diogo Ferreira (2 pontos), Rodrigo Matias (4 pontos). Treinador Principal: Prof. Luciano Caçador. Treinador Adjunto: António Vieira. Seccionista: Filipe Ferreira.

INICIADOS MASCULINOS – Desconcentração na Defesa Dita Derrota.
(C.B. PENAFIEL 83 – LOUSADA A.C. 65)

No 12º jogo do Campeonato Distrital 2ª Fase Série B, a equipa de Iniciados Masculinos do Lousada A.C. deslocou-se até à cidade vizinha de Penafiel. Os nossos miúdos entraram muito bem na partida, apresentando uma atitude muito aguerrida, conseguindo um parcial de 10-0.
No entanto, no 2º período, a equipa do C.B. Penafiel entrou com um 5 muito forte conseguindo uma vantagem considerável no marcador. Falhou bastante a nossa recuperação defensiva, pois os atletas do Penafiel finalizaram muitas vezes em superioridade numérica.
Destaque para o considerável número de espectadores nas bancadas onde os pais e familiares dos nossos atletas não faltaram com o seu apoio.
Parciais: 1ºPeriodo» 13:23; 2ºPeriodo» 26:08; 3ºPeriodo» 11-10; 4ºPeriodo» 25:24.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: 4: Vasco Cunha (15Pts); 5: Vasco Ribeiro; 6: João Sousa; 7: Bruno Ribeiro (2Pts); 8: Zézé; 9: Fábio Ferreira (12Pts); 10: Bruno Lacerda; 11: João Pedro Sousa (12Pts); 12: José Silva (7Pts); 13: João Ventuzelos (8Pts); 14: Rafa (4Pts); 15: Pedro Dias (5Pts).
Treinador: Luís Leal. Seccionista: José Ferreira. Estatística: José Ventuzelos.
Legenda: Pts (Pontos), Dl (Desarme de Lançamento)
SENIORES MASCULINOS – Derrota na Última Jornada.
(Lousada A.C. 44 - B.C. Vila Real/ UTAD 65)

No último jogo do campeonato da CNB2 da zona norte, os Seniores Masculinos receberam a equipa de Vila Real – UTAD.
A equipa do Lousada AC, até iniciou bem o jogo, concentrada, com uma defesa zona 2:3 e com algumas boas decisões no ataque, pelo que, no 1º período registava-se um empate a 13-13.
No 2º período, o Lousada A.C teve maiores dificuldades a atacar a zona, cometendo alguns turnovers, nem sempre escolhendo bem o lançamento, e também com algumas dificuldades em parar o jogo interior da equipa adversária. Desta forma, a equipa visitante acabou por chegar ao intervalo a vencer por 23-33.
No 3º período, apesar do esforço e do empenhamento do Lousada, a equipa de Vila Real acabou por controlar o ritmo do jogo, vencendo o período com um parcial de 10-18.
No 4º e último período, o Lousada reagiu, conseguindo encurtar a diferença pontual, no entanto acabava por perder o período (11-14). Por isso, a equipa de Vila Real venceu o jogo com justiça, mostrando ser mais forte.
Por último, finalizamos o campeonato com uma derrota, no entanto gostaria de elogiar todos os jogadores deste grupo de trabalho pela forma como se empenharam e dignificaram o clube ao longo deste torneio. Parabéns! Vamos continuar a treinar.
Jogaram e marcaram pela Lousada A.C.: Luís Cunha (10 pontos), Pedro Mota (5 pontos), Amílcar Beça (6 pontos), Orlando Moreira (15 pontos), João Monteiro, António Santana (5 pontos) e Luís Leal (3 pontos). Treinador: Prof. Tony Pedro e Seccionista: Sr. Luís Neto.

segunda-feira, 29 de março de 2010

INICIADOS FEMININOS - Participam no Torneio Henrique Perdigão nos dias 1, 2 e 3 Abril



A equipa de Iniciados Femininos do Lousada A.C. vai participar no Torneio Internacional - Henrique Perdigão no Pavilhão do Académico F.C. nos dias 1, 2 e 3 de Abril.

Será mais uma oportunidade para a evolução e crescimento desta jovem e talentosa equipa.

terça-feira, 23 de março de 2010

Notícias Fim Semana 20 e 21 Março 2010


CADETES MASCULINOS “A” – Vitória Evidente
(Limiana 46 - Lousada A.C. “A” 100)

Os Cadetes Masculinos do Lousada A.C. (FOTO EM ANEXO) com uma entrada decidida e muito concentrada conseguiram, nos primeiros 5 minutos de jogo, sentenciar a partida de forma eficiente. Durante o resto da partida foram experimentadas diferentes soluções e rodado o plantel.
Os atletas demonstraram uma grande atitude depois da derrota da anterior jornada. No próximo jogo recebemos a poderosa equipa do EB Porto e teremos de estar na melhor forma para lutar pela vitória.
Marcha do marcador: 12-36, 14-18, 13-19, 10-27.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Márcio Gonçalves (18 pontos), Luís Coelho (4 pontos), Pedro Moreira, Ricardo Ferreira (18 pontos), Carlos Costa (4 pontos), José D. Sousa (29 pontos), Filipe Neto (7 pontos), Rafael Pereira, Flávio Quintas, Diogo Ferreira (4 pontos), Rodrigo Matias (16 pontos). Treinador Principal: Prof. Luciano Caçador. Treinador Adjunto: António Vieira. Seccionista: Filipe Ferreira.
INICIADOS FEMININOS – Vitória Justa.
(Lousada A.C. 56 – Colégio Calvão 40)

No último jogo desta fase do inter associações, as Iniciadas Femininas do Lousada A.C. receberam a equipa do Colégio Calvão.
Entramos mal no jogo, com fraca recuperação defensiva, onde permitimos ao adversário a concretização de 20 pontos! Parcial do 1º período, 15–20.
No 2º período tínhamos de corrigir essa situação de imediato, algo que aconteceu na perfeição, pois apenas sofremos 6 pontos. Ofensivamente estivemos bem, quer com situações de contra-ataque, quer com penetrações e assistência para a colega mais perto do cesto. Ao intervalo vencíamos por 30–26.
No 3º período entramos muito fortes e rapidamente a diferença ultrapassou os 10 pontos. Mantivemos a boa atitude defensiva (novamente 6 pontos sofridos) e a rápida transição defesa-ataque permitiu-nos manter uma boa performance ofensiva, com jogadas e finalizações bonitas. Parcial do 3º período, 12–6.
No 4º período tivemos mais do mesmo, com boa atitude e alegria no jogo. Parcial do 4º período 14 – 8.
Principais notas do jogo: Falhamos na recuperação defensiva no 1º período, mas do 2º período em diante soubemos corrigir essa situação. Temos de ter mais garra nos ressaltos, principalmente com uma equipa mais baixa que a nossa não podemos perder os ressaltos que perdemos.
Terminada esta fase do inter associações, apesar do nº de derrotas acima do desejado, o balanço é claramente positivo, olhando para a evolução que cada uma tem tido.
Jogaram e marcaram: Ana Rita Machado, Catarina André, Joana Pinto (2 pontos), Jessica Magalhães (8 pontos), Cátia Dias (20 pontos), Marta Silva (3 pontos), Ana Rita Barbosa, Beatriz Sousa, Ana Cristina Silva, Vanessa Gonçalves (4 pontos), C. Patrícia Ribeiro (5 pontos), Elisabete Neto (14 pontos). Treinadora: M. Regina Mota. Seccionistas: Joaquim Barbosa, Paula Ribeiro.
INICIADOS MASCULINOS - Vitória da Equipa Mais Forte.
(C.L.I.P. 36 – LOUSADA A.C. 66)

No 11º jogo do Campeonato Distrital 2ª Fase Série B, a equipa do Lousada AC deslocou-se ao reduto do CLIP.
Jogo completamente dominado pelos nossos atletas, mais forte fisicamente e melhores tecnicamente. Conseguimos boas saídas para o contra ataque e já na 2ª parte do encontro a equipa conseguiu organizar muito bem o ataque de posição, fazendo ataques mais longos, rodando bem a bola, escolhendo a melhor solução.
Os nossos atletas estão de parabéns! Mais uma vez os pais estiveram presentes apoiando a nossa equipa.
Parciais: 1ºPeriodo 9-23; 2ºPeriodo 6-16; 3ºPeriodo 6-12; 4ºPeriodo 15-15.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: 4: Vasco Cunha (10Pts); 6: João Sousa; 7: Vasco Ribeiro (4Pts); 8: Zézé; 9: Fábio Ferreira (6Pts); 10: Bruno Ribeiro (5Pts); 11: João Pedro Sousa (10Pts, 1Dl); 12: José Silva (6Pts); 13: João Ventuzelos (9Pts, 1Dl); 14: Rafa (11Pts, 2Dl); 15: Pedro Dias (5Pts). Treinador: Luís Leal. Seccionista: José Ferreira. Estatística: José Ventuzelos.
Legenda: Pts (Pontos), Dl (Desarme de Lançamento)
SENIORES FEMININOS – Derrota nos Açores.
(C.U. Micaelense 73 - Lousada A.C. 57)

Na deslocação aos Açores, para defrontar as líderes da classificação, a equipa de Seniores Femininos do Lousada A.C. realizou um bom jogo, tendo discutido o resultado até ao intervalo, mas uma quebra do rendimento no 3º período decidiu praticamente o vencedor do encontro.
O Lousada A.C. entrou bem no jogo, com uma boa defesa e com boas decisões no ataque, pelo que, no 1º período registava-se um empate a 13-13.
No 2º período, o Lousada A.C. conseguiu manter a boa prestação defensiva sobre as adversárias que tinham uma estatura muito superior. Para além disso, o Lousada teve diversas oportunidades para fugir no marcador, mas não conseguiu aproveitar, pelo que neste período registou-se novo empate (18-18). Ao intervalo o marcador registava 31-31.

Após o tempo de intervalo, a equipa de S. Miguel entrou melhor e o Lousada cometeu erros defensivos que não tinha cometido até então. Assim, registou-se um parcial de 27-7, que entregou praticamente o triunfo às açoreanas (58-38 no final do 3º período).
No 4º e último período o Lousada não baixou os braços e ainda conseguiu vencer o parcial por 15-19, encurtando a diferença final para os 16 pontos.
O Lousada A.C. continua determinado em atingir os seus objectivos, pelo que o empenho e dedicação ao longos das sessões de treino não vão diminuir.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: A. Luísa Amorim (13 pontos), Ana Maria C. (6 pontos), Joana Salselas S. (6 pontos), Sílvia Xavier (4 pontos), Paula Freitas (2 pontos), Stella Correia (8 pontos), Rita Rocha (2 pontos), Letícia Fonseca (12 pontos), Catarina Fernandes (2 pontos), Elsa Lima (2 pontos). Treinador: Prof. Hugo Sousa, Treinador Adjunto: Pedro Santos, Seccionista: António Sousa.


VÍDEO RESUMO DO JOGO da RTP Açores do jogo União Micaelense-Lousada A.C. em:

http://basketotal.com/2009-10/videos/uniao_lousada_20_mar_2010.htm


.

CADETES FEMININOS – Pouca Chama.
(G.D.B. Leça 47 - Lousada A.C. 41)

As Cadetes Femininas deslocaram-se ao pavilhão do G.D.B. Leça e acabaram derrotadas por 6 pontos.
O jogo começou muito condicionado para o LAC que após um atraso na “descoberta” do pavilhão, acabou por praticamente não ter tempo de aquecimento. Quem aproveitou foi a equipa da casa que cedo conseguiu uma vantagem de 10 pontos. Após um início conturbado, o Lousada conseguiu entrar no jogo mas acabou por ir para o intervalo a perder por 11 (31-20).

O 3º período trouxe uma equipa do LAC mais forte defensivamente, causando muitas dificuldades às adversárias, mas a fraca inspiração ofensiva condicionava a recuperação da desvantagem. Ainda assim a diferença diminuiu para os 6 pontos (37-31).
No 4º período e quando era importante acreditar que a reviravolta era possível, assistiu-se novamente a uma apatia das nossas atletas, cometendo vários erros e permitindo que as adversárias continuassem moralizadas pela liderança do marcador. O resultado final (47-41) penaliza o nosso desacerto ofensivo e, principalmente, a nossa falta de vontade de querer vencer o jogo.
O destaque desta semana vai, infelizmente, para a forma como encaramos este jogo. Estivemos sempre muito longe daquilo que somos capazes e que já fizemos esta época. Estivemos apáticos, desinteressados do jogo e, mais do que isso, totalmente sem ALEGRIA! Temos de encarar todos os jogos com a mesma vontade, com a mesma determinação e sempre com o máximo de empenhamento. Só assim conseguiremos ter sucesso e ser mais consistentes. Uma palavra também para as meninas que não jogaram mas ainda assim deram o seu contributo para a equipa. Tudo faz parte do processo de evolução e crescimento como jogadoras de basquete e, como tal, há que continuar a treinar com mais vontade ainda!
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Catarina André, Joana Vaz, Luísa Morais, Andreia Silva, Márcia Pinto (9 pontos), Ana Perdigão (10 pontos), Helena Ferreira (14 pontos), C. Patrícia Ribeiro (4 pontos), Cátia Dias, Inês Pinto, Maria Luís M. (4 pontos), Elisabete Neto. Treinador: João P. Chaves, Seccionista: Isabel Coelho.
JUNIORES FEMININOS – Derrota em Oliveira de Azeméis.
(U.D. Oliveirense 61 - Lousada A.C. 51)

As Juniores Femininas deslocaram-se a Oliveira de Azemeis para defrontar a equipa local, saindo derrotadas.
O jogo começou bastante equilibrado, com as equipas a defender bem e a causar muitas dificuldades aos ataques. Após um arranque pouco concretizador, as duas formações acertaram ofensivamente chegando ao fim dos primeiros 10 minutos empatadas (14-14). No 2º período a equipa da casa aumentou o ritmo de jogo, criando muitas dificuldades á recuperação defensiva do LAC e ao intervalo vencia por 36-28. O início do 3º período trouxe um Lousada mais concretizador a nível ofensivo e mais coeso a nível defensivo o que permitiu uma aproximação no marcador (49-45). Com o jogo bastante equilibrado sabíamos que os pormenores iam decidir e foi então que a equipa da casa se mostrou mais forte. Com diferença de 2 pontos apenas o LAC não consegue concretizar 3 ataques consecutivos, sofrendo 5 pontos que acabaram por ser decisivos. No final dos 40 minutos o marcador indicava 61-51.
O destaque desta semana vai para a mudança de atitude relativamente aos últimos jogos. Apesar da derrota fomos uma EQUIPA bem diferente dos últimos tempos. Mostramos maior empenhamento, mais vontade e não fossem alguns erros infantis que ainda cometemos e o resultado poderia ter sido outro. Voltamos a encontrar o caminho certo, mas agora há que continuar a trabalhar, continuar a evoluir e continuar a treinar para conseguirmos dar mais um passo no nosso crescimento.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Joana Sousa (4 pontos), Filipa Xavier, Joana Neto (4 pontos), Diana Ferreira (18 pontos), A. Raquel Tomás, Ana Perdigão (9 pontos), Helena Gonçalves, Mónica Costa (2 pontos), Tânia N. Ribeiro (2 pontos), Paula Freire (12 pontos). Treinador: João P. Chaves, Seccionista: Elsa Marques.
SENIORES MASCULINOS – Derrota por Culpa Própria.
(Santo Cristo 62 – Lousada A.C. 54)

Sabíamos que este seria um jogo com uma história diferente do da 1ª volta, mas que poderíamos vencer sem problemas, no entanto esta equipa do Moncorvo em casa tem conseguido equilibrar os seus jogos.
O Lousada A.C. não entrou bem no jogo, com pouca agressividade, falta de atitude e a não conseguir controlar os ritmos do jogo. Mesmo assim, a equipa de Lousada só perdia por 1 ponto no final do 1º período (14-13).
No 2º período, a equipa da casa ia controlando a partida, sem reacção por parte do Lousada, que não estava a conseguir agarrar o jogo, mantendo-se desconcentrada e sem atitude. Desta forma, a equipa da casa chegou ao intervalo a vencer por 27-26.
No início da 2ª parte, quando se esperava uma reacção diferente por parte do Lousada, eis que surge o inverso do previsto. No início, a equipa até mostrou vontade, mas sem saber porquê desorganizou-se, decidindo mal o lançamento, vacilando na defesa e ainda por cima reagindo mal aos sucessivos erros por parte dos árbitros. Desta forma, acabou por perder o período por 16-7.
No 4º período, o Lousada teve uma pequena reacção, disposto a corrigir os erros cometidos até ao momento. Começou a controlar o jogo, aproximando-se no marcador, no entanto, numa fase crucial do mesmo, acabou por ter alguns condicionalismos, perdendo 2 atletas por descontrolo emocional, sendo desqualificados e ainda 1 por lesão. A equipa do Moncorvo acabou por vencer o jogo, mais com demérito nosso do que mérito deles.
Por último, gostaria de destacar que não se pode ganhar jogos com percentagens tão baixas no lançamento exterior, e ainda por cima falhando 17 lances livres.
De salientar ainda, que a equipa de arbitragem nomeada para este jogo, teve um desempenho muito fraco, mostrando não ter nível nem competências para arbitrar num campeonato nacional.
Jogaram e marcaram pela Lousada A.C.: Pedro Mota (10 pontos), Renato Gomes (6 pontos), Amílcar Beça (4 pontos), José F. Morais (2 pontos), Luís Cunha (4 pontos), Diogo J. Sampaio (13 pontos), João Pinto (8 pontos), e Orlando Moreira (7pontos). Treinador: Prof. Tony Pedro e Seccionista: Luís Neto.

SELECÇÃO DISTRITAL SUB-16 FEMININOS – Letícia Fonseca Convocada.
A atleta Letícia Fonseca do Lousada A.C. (FOTO EM ANEXO) foi convocada para a Selecção Distrital de Sub-16 Femininos da Associação de Basquetebol do Porto.
Esta Selecção irá realizar um Estágio de preparação com treinos a realizar entre os dias 29 Março e 6 de Abril, para posteriormente participar no Torneio Inter-Selecções Distritais (Festas Nacionais do Basquetebol) a realizar em Portimão entre os dias 7 e 11 Abril.
O Lousada A.C. endereça os parabéns à sua atleta por todo o seu empenho e evolução, desejando-lhes, ao mesmo tempo, as maiores felicidades ao serviço da Selecção Distrital.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Notícias Fim Semana 13 e 14 Março 2010


SENIORES FEMININOS – Garra e Determinação em Triunfo Merecido.
(S.C. Coimbrões 60 - Lousada A.C. 66)

A equipa de Seniores Femininos do Lousada A.C. (FOTO EM ANEXO) na deslocação a Coimbrões, numa exibição cheia de garra e determinação, alcançou uma justa vitória.


O Coimbrões iniciou melhor o jogo, vencendo por 4-0, com cerca de 2 minutos decorridos. Mas o Lousada não tardou a reagir e com boas decisões no ataque passou rapidamente para o comando, terminando o 1º período a vencer (10-12). Aliás, desde esta altura e até ao final da partida o L.A.C. nunca mais perdeu a liderança do jogo.
No 2º período o L.A.C. continuou a comandar a partida e a 1 minuto para o intervalo vencia por 10 pontos (18-28). No entanto, as visitadas nos últimos 2 ataques da 1ª parte converteram dois triplos e encurtaram a desvantagem para 24-28 (resultado ao intervalo).











De realçar a boa defesa do Lousada A.C. ao longo da 1ª parte, sofrendo apenas 6 pontos através de lançamentos de 2 pontos, os restantes ficaram-se a dever à altíssima percentagem de 3 pontos do Coimbrões, que só nesta 1ª parte converteu 6 triplos.



No 3º período a intensidade de jogo manteve-se, assim como o equilíbrio. O L.A.C. cometeu alguns erros na recuperação defensiva o que valeu a vitória no parcial ao Coimbrões (20-17).
No último período o L.A.C. reentrou no seu melhor, anulou os pontos fortes das adversárias e em ataque procurou as melhores situações de finalização, vencendo naturalmente o parcial (16-21) e a partida.

Toda a equipa está de parabéns pela excelente atitude, garra e entreajuda demonstradas, reagindo da melhor forma ao desaire da jornada anterior. Esta merecida vitória foi mais um passo rumo à concretização dos objectivos desta época. No entanto, toda a equipa está consciente que ainda há muita coisa a discutir até final, pelo que o empenho e aplicação no trabalho semanal não vão diminuir.




Uma palavra de descontentamento para a Comissão de Arbitragem que, para este jogo do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Seniores Femininos, apenas nomeou um Árbitro, ainda para mais de Categoria Regional, o que se traduziu, como seria de esperar, numa arbitragem recheada de casos. Este erro da Comissão de Arbitragem revelou uma clara falta de consideração pelas equipas do Coimbrões e do Lousada, que mereciam mais respeito pelo bom trabalho que têm desenvolvido em prol do Basquetebol.



Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: A. Luísa Amorim (8 pontos), Paula Freire, Ana Maria C. (2 pontos), Joana Salselas S. (14 pontos), Sílvia Xavier (2 pontos), Paula Freitas, Stella Correia (11 pontos), Rita Rocha (15 pontos), M. Regina Mota, Letícia Fonseca (12 pontos), Catarina Fernandes, Elsa Lima (2 pontos). Treinador: Prof. Hugo Sousa, Treinador Adjunto: Pedro Santos, Seccionista: António Sousa.

.

CADETES FEMININOS – Boa Vitória.
(Lousada A.C. 65 – A.D. Vagos 55)

As Cadetes Femininas do Lousada A.C. receberam e venceram a equipa do Vagos por 10 pontos e continuam na luta pelo apuramento.
O jogo começou com um ritmo bastante elevado e com ambas as equipas a mostrarem muita vontade de vencer. Foi com naturalidade que o marcador rapidamente disparou para um período muito produtivo ofensivamente (18-19).
Os segundos 10 minutos trouxeram mais do mesmo, com o LAC a utilizar o contra-ataque como principal arma ofensiva, enquanto o Vagos explorava a enorme capacidade física das suas jogadoras interiores. Ao intervalo o marcador registava 35-36.
No 3º período as atletas de Lousada entraram com uma enorme determinação defensiva, causando muitas dificuldades às adversárias. Com o sucesso defensivo o LAC ganhou também ânimo ofensivo e com um parcial de 15-7 conseguiu uma importante e determinante vantagem.
No derradeiro período a equipa visitante aumentou a agressividade defensiva, mas esta revelou-se infrutífera e foi o Lousada quem acabou por aumentar a vantagem (15-12). Com este resultado (65-55) a equipa de cadetes continua na luta pelo 1º lugar do grupo.
O destaque da semana vai para TODA A EQUIPA! Fizemos um jogo de muita qualidade e apresentamos uma evolução enorme a nível emocional comparativamente com o jogo da semana passada. Este é o caminho a seguir e é este o exemplo que devem guardar. União, espírito de equipa, vontade, determinação, sacrifício e muita concentração foram as nossas maiores virtudes, e quando elas estão todas presentes conseguimos apresentar um nível bastante positivo. Isto é fruto do vosso trabalho e empenhamento e se assim continuarem vamos, com certeza, ter muitas razões para ficar orgulhosos! Uma palavra especial também para as meninas que tiveram menos tempo de jogo (e para a “lesionada” Elisabete) mas que foram tão importantes como todas as outras. Ser uma EQUIPA é isso mesmo, ou seja, apoiar os nossos companheiros, motivá-los, ajudá-los e trabalhar sempre mais para evoluir individualmente e a EQUIPA! Parabéns a todas e cá vos espero para mais uma semana de trabalho!
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Catarina André, Joana Vaz (1 ponto), Luísa Morais, Andreia Silva, Márcia Pinto, Ana Perdigão (20 pontos), Helena Ferreira (12 pontos), C. Patrícia Ribeiro (15 pontos), Cátia Dias (5 pontos), Inês Pinto, Maria Luís M. (12 pontos), Jessica Magalhães. Treinador: João P. Chaves, Seccionista: Isabel Coelho.
JUNIORES FEMININOS – Vitória Caseira.
(Lousada A.C. 52 – Gumirães 37)

No sábado as Juniores Femininas do LAC receberam e venceram o Gumirães por 15 pontos.
O jogo começou com ambas as equipas a cometerem muitos erros a nível ofensivo, o que fez com que o 1º período terminasse com um marcador muito baixo (8-4).
No 2º período o LAC entrou mais decidido, melhorando a agressividade defensiva, o que facilitou a saída do contra-ataque. Ao intervalo o marcador indicava 28-16.
No 3º período as visitantes tentaram reagir, mas foi o Lousada que conseguiu aumentar a sua vantagem para 13 pontos (41-28).
No último período não houve grandes alterações e foi com naturalidade que o LAC alcançou a merecida vitória.
O destaque desta semana vai para o regresso ás vitórias. Ainda não tínhamos vencido nesta competição e o regresso aos jogos em casa coincidiu com este resultado positivo. Apesar de não termos feito um bom jogo, acabamos por alcançar o objectivo principal, que era importante para recuperar o ânimo para os jogos que faltam. Agora há que trabalhar mais e melhor para conseguirmos ultrapassar os obstáculos que aí vêem!
Jogaram e marcaram: Joana Sousa (13 pontos), Filipa Xavier, Márcia Pinto (2 pontos), Diana Ferreira (18 pontos), A. Raquel Tomás (2 pontos), Helena Gonçalves (2 pontos), Tânia N. Ribeiro (2 pontos), Paula Freire (13 pontos). Treinador: João P. Chaves, Seccionista: Elsa Marques.
SENIORES MASCULINOS – Merecíamos mais…
(Lousada A.C. 58 - E.D.B. Est. Brigantinas 64)

Sabíamos que este seria um jogo equilibrado e que poderíamos vencer, pois na 1ª volta, a equipa de Bragança venceu-nos apenas por 8 pontos.
No entanto, neste jogo, a equipa de Bragança, utilizou dois atletas novos, fisicamente muito fortes, que nos criaram muitos problemas no encaixe defensivo.
O Lousada A.C. entrou muito bem no jogo, descontraída a não temer o jogo interior da equipa adversária e sua capacidade de ressaltar. Mesmo assim, a equipa visitante vencia no final do 1º período por 15-20.
No 2º período, o L.A.C. com uma defesa mais agressiva e uma melhor selecção do lançamento acabou por vencer o período. No entanto, a equipa de Bragança acabou a 1ª parte a ganhar por 31-35.
No 3º período, a equipa da casa reentrou muito bem na partida, controlando os ritmos do jogo, melhorou no ressalto defensivo e com uma boa organização ofensiva acabou por vencer o período (17-11).
Chegava o decisivo e 4º período, com a equipa de Lousada por cima do jogo. No entanto, acabou por fracassar perto do fim, mostrando alguma imaturidade, com algumas falhas na organização ofensiva, nem sempre decidindo bem o lançamento e perdendo alguns ressaltos na sua tabela que foram vitais para que a equipa visitante vencesse o jogo.
Por último, gostaria de destacar o excelente empenhamento de toda a equipa, que tudo fez para ganhar a partida. De certeza, que vamos aprender com os nossos erros, e que esta é mais uma etapa da nossa aprendizagem. Parabéns! Vamos continuar a acreditar no nosso trabalho.
Jogaram e marcaram pela Lousada A.C.: Pedro Mota (2 pontos), Renato Gomes, Amílcar Beça (11 pontos), José F. Morais, Luís Cunha, Diogo J. Sampaio (5 pontos), João Pinto, Gil Silva (20 pontos), António Santana (6 pontos), João Monteiro, Orlando Moreira (5 pontos), Luís Leal (9 pontos). Treinador: Prof. Tony Pedro e Seccionista: Sr. Luís Neto.

INICIADOS FEMININOS – 1º Período Compromete Vitória.
(G.I.C.A. 45 - Lousada A.C. 40)

No penúltimo jogo desta fase do inter associações, as Iniciadas Femininas deslocaram-se a Águeda para defrontar a equipa do GICA.
A entrada em jogo foi muito má, com grande apatia por parte das jogadoras, onde cometemos erros defensivos que não costumam ser habituais. No ataque também não conseguimos buscar a confiança necessária, onde fomos muito precipitadas e a forçar alguns lançamentos. Parcial do período, 14–2.
No 2º período melhoramos bastante, defendemos com mais concentração e atitude e a nível ofensivo recuperamos alguma confiança para a 2ª parte. Ainda assim, ao intervalo perdíamos por 13 pontos (25–12).
No 3º período mantivemos a boa prestação defensiva, onde conseguimos várias vezes ganhar bolas graças à nossa atitude a fechar as linhas de passe, obrigando assim o adversário cometer erros. Estávamos com motivação acrescida, pelo que melhoramos consideravelmente no ataque, com boa gestão de lançamentos e penetrações ao cesto. Parcial de 11–17.
Com 7 pontos para recuperar no inicio do 4º período, continuamos a fazer um bom jogo, com excelente entrega em campo, nomeadamente a nível defensivo (9 pontos sofridos). A pouco mais de um minuto do fim do jogo, com 2 pontos de diferença, decisões pouco íntegras deitaram por terra as nossas aspirações da desejada vitória. Parcial do período, 9–11.
Principais notas do jogo: Como já foi referido, EXCELENTE atitude defensiva, principalmente no decorrer da 2ª parte. É muito bom ver meninas da vossa idade com aquela entrega dentro de campo. Estávamos a criar serias dificuldades ofensivas ao adversário. Uma palavra especial para os pais, que têm sido incansáveis no apoio à equipa, onde mesmo nas deslocações mais longas tentam estar sempre presentes (nesta deslocação a Águeda a nossa comitiva contabilizava 52 pessoas – um apoio fantástico!). Obrigada!

Jogaram e marcaram: Ana Rita Machado, Catarina André, Jessica Magalhães, Cátia Dias (16 pontos), Marta Silva (2 pontos), Joana Pinto, Ana Rita Barbosa, Beatriz Sousa, Ana Cristina Silva, Vanessa Gonçalves (2 pontos), Patrícia Ribeiro (10 pontos), Elisabete Neto (10 pontos). Treinadora: M. Regina Mota. Seccionistas: Joaquim Barbosa, Paula Ribeiro.
INICIADOS MASCULINOS - Derrota com o Paroquial.
(Lousada A.C. 38 – Paroquial O.D. 57)

No 10º jogo do Campeonato Distrital 2ª Fase Série B, a equipa de Iniciados Masculinos do Lousada A.C. recebeu o Paroquial num jogo que se adivinhava difícil.
O conjunto do Paroquial controlou muito bem a partida marcado bem os ritmos do ataque, contrastando com os nossos miúdos que estiveram muito apáticos ao longo de todo o encontro. A equipa forasteira viveu muito do seu número 7 que no total concretizou 39 dos 57 pontos marcados pela sua equipa.
Quanto a nós, importa melhorar a atitude que por vezes não é a melhor, pois independentemente do resultado a atitude e a garra têm que estar sempre presentes.
Parciais: 1ºPeriodo 4-12; 2ºPeriodo 9-6; 3ºPeriodo 12-20; 4ºPeriodo 13-19.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: 4: Vasco Cunha (2Pts); 5: André Augusto; 6: José Silva; 7: António Pereira (2Pts); 8: Zézé; 9: Fábio Ferreira (4Pts); 10: Bruno Lacerda (2Pts); 12: Rafael Ferreira (6Pts); 13: João Pedro Sousa (14Pts); 14: João Ventuzelos (4Pts); 15: Pedro Dias (6Pts).
Treinador: Luís Leal. Seccionista: José Ferreira. Estatística: José Ventuzelos.


CADETES MASCULINOS “A” – Derrota em Jogo de Total Desacerto.
(Lousada A.C. “A” 50 – Basq. Barcelos 60)

A primeira derrota no Torneio Inter-Associações surgiu de forma tão inesperada como justificada.
Os atletas do LAC apresentaram-se, durante toda a partida, desconcentrados e mais preocupados em discutir do que em disputar o jogo. Foram muitos os erros e a atitude de constante discussão com colegas, adversários e árbitros manteve a equipa longe do que é capaz.
Durante os 2 primeiros minutos da segunda parte, o LAC conseguiu um parcial de 11-00, que empatou o jogo e fez renascer a esperança num outro resultado. Mas logo a desconcentração voltou e o Barcelos acabou por tirar vantagem deste dia não e conseguir uma justa vitória. A atitude terá que mudar nos próximos jogos para manter o sonho vivo.
Marcha do marcador: 09-18, 09-11, 20-15, 12,16
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Márcio Gonçalves (14 pontos), Luís Coelho, Pedro Moreira, Ricardo Ferreira (6 pontos), Carlos Costa (4 pontos), José D. Sousa (15 pontos), Filipe Neto (5 pontos), Rafael Pereira, Flávio Quintas, Diogo Ferreira (2 pontos), Rodrigo Matias (5 pontos). Treinador Principal: Prof. Luciano Caçador. Treinador Adjunto: António Vieira. Seccionista: Filipe Ferreira.

CADETES MASCULINOS “B” – Progresso Evidente.
(Juv. Pacense “B” 92 - Lousada A.C. “B” 26)

Em mais um jogo da equipa de Cadetes Masculinos “B”, os jovens de lousada mostram estar a progredir, notando-se uma atitude mais corajosa e algumas iniciativas individuais bastante louváveis. A alguns elementos da equipa falta apenas ganhar alguma força física para poderem conseguir melhores prestações.
Parabéns a todos pelo esforço demonstrado.
Marcha do marcador: 22-06, 34-05, 16-08, 20-07
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Felisberto Silva (2 pontos), Pedro Moreira (4 pontos), Nuno Pinto, Flávio Quintas (16 pontos), Rafael Pereira, Fábio Moreira, Vítor Silva (4 pontos). Treinador Principal: Prof. Luciano Caçador. Seccionista: Manuel Silva.

terça-feira, 9 de março de 2010

Notícias Fim Semana 6 e 7 Março 2010


CADETES MASCULINOS “A” – Postura Irrepreensível.
(Diogo Cão 29 - Lousada A.C. “A” 106)

Num jogo desequilibrado, a equipa de Cadetes masculinos “A” do Lousada A.C. (FOTO EM ANEXO) mostrou imensa maturidade, com grandes índices de concentração, revelando uma postura dedicada durante toda a partida.
Apesar das facilidades e de ter resolvido o jogo rapidamente, a equipa manteve-se coesa até ao final e nunca embarcando em exibicionismos ou desrespeito pelo adversário. Com a imagem que passaram neste jogo, os jovens do LAC assumem que estão nesta competição com ambição e seriedade. Parabéns e desejos de que o empenho continue para o resto da campanha.
Marcha do marcador: 10-24; 13-29; 00-22; 06-31
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Márcio Gonçalves (26 pontos), Luís Coelho, Pedro Moreira, Ricardo Ferreira (13 pontos), Carlos Costa (6 pontos), José D. Sousa (35 pontos), Filipe Neto (17 pontos), Rafael Pereira, Flávio Quintas, Diogo Ferreira (5 pontos), Rodrigo Matias (4 pontos). Treinador Principal: Prof. Luciano Caçador. Treinador Adjunto: António Vieira. Seccionista: Filipe Ferreira.

NICIADOS FEMININOS – Vitória Merecida.
(Lousada A.C. 54 – Olivais 39)

Após os últimos jogos com injustiças e emoções fortes, este fim-de-semana as iniciadas femininas receberam a equipa do Olivais de Coimbra.
A entrada em jogo foi muito forte, onde estivemos muito concentradas e aguerridas na defesa, mostrando que queríamos desde o inicio impor o nosso jogo. Roubamos bolas e, no ataque, soubemos quase sempre seleccionar o melhor momento para penetrar ou lançar ao cesto. No final do 1º período 16–4.
Apesar do bom 1º período, entramos no 2º meias apáticas e com pouca garra, com pouco discernimento ofensivo, onde estivemos claramente abaixo das nossas capacidades. Isto permitiu às adversárias uma aproximação no marcador. Ao intervalo a diferença era de 5 pontos, 21–16.
Após o intervalo, onde foi pedida concentração e atitude para a 2ª parte, o 3º período foi equilibrado, onde nenhuma das equipas se conseguia destacar. Tivemos algum “azar” no ataque, onde a bola parecia que ia entrar e depois voltava a sair. Na defesa foi o nosso pior período, com pouca garra. Parcial do 3º período, 13–13.
No último período, voltamos ao jogo, onde estivemos francamente melhor (20 pontos marcados), serenas e com a confiança necessária. Na defesa, pressionamos mais, fomos mais “chatas” e isso deu-nos a motivação para a chave do jogo e para a desejada e merecida vitória.
Principais notas do jogo: Neste jogo “trememos” em algumas situações da transição, porque nos precipitamos ou após ressalto defensivo ou após roubo de bola. Temos de ser capaz de aprender a ler quando e como passar, e a não querer “despachar” a bola. A bola custa muito a ganhar, não podemos desperdiçar quando conseguimos o mais difícil. De resto, é de salientar que em algumas fases do jogo, já fomos inteligentes no ataque, rodando bem a bola, até criarmos a melhor situação de lançamento ou penetração.
Jogaram e marcaram: Ana Rita Machado, Catarina André (8 pontos), Jessica Magalhães (8 pontos), Cátia Dias (10 pontos), Marta Silva, Joana Pinto (2 pontos), Ana Rita Barbosa (2 pontos), Beatriz Sousa, Ana Cristina Silva, Vanessa Gonçalves (6 pontos), Patrícia Ribeiro (7 pontos), Elisabete Neto (11 pontos). Treinadora: M. Regina Mota. Seccionistas: Joaquim Barbosa, Paula Ribeiro.
SENIORES FEMININOS – Baixa Eficácia nos Lançamentos.
(Lousada A.C. 35 – G.D. Gafanha 50)

A equipa de Seniores Femininos do Lousada A.C. não conseguiu levar de vencida o Gafanha, em jogo disputado neste sábado no Pavilhão Municipal de Lousada.
A derrota ficou-se a dever, fundamentalmente, à baixa eficácia nos lançamentos (39 lançamentos de 2 pontos falhados e 10 de 3 pontos). Apesar das boas leituras e da criação de boas situações de finalização, o Lousada A.C. estava em dia não na concretização e, como tal, a prestação e possibilidades de triunfo ficaram condicionadas.
O 1º período foi equilibrado, tal como reflecte o parcial 9-9. No entanto, no 2º período, registou-se o pior espaço de tempo do Lousada na finalização (parcial de 2-11). Assim, ao intervalo o resultado era de 11-20.
Tudo estava em aberto para a 2ª parte e no 3º período o Lousada esteve bem melhor na finalização, mas baixou um pouco na defesa, o que se traduziu num parcial de 15-18. No 4º período o Lousada voltou a carregar defensivamente, mas ofensivamente a eficácia mantinha-se baixa (4 pontos convertidos) e como tal a frustração apoderou-se da equipa quando se esfumou a hipótese da vitória.
Foi um resultado inesperado, mas há que continuar a treinar ao máximo, pois ainda há muito a decidir, até ao final do campeonato, e esta equipa merece e vai conseguir atingir os seus objectivos.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: A. Luísa Amorim (8 pontos), Paula Freire, Ana Maria C. (7 pontos), Joana Salselas S. (8 pontos), Sílvia Xavier, Paula Freitas (2 pontos), Stella Correia, Rita Rocha (2 pontos), Letícia Fonseca (5 pontos), Catarina Fernandes, Elsa Lima (3 pontos). Treinador: Prof. Hugo Sousa, Treinador Adjunto: Pedro Santos, Seccionista: António Sousa.
SENIORES MASCULINOS – Derrota com Equipa Forte.
(G.D. André Soares 90- Lousada A.C 45)

A equipa de Seniores Masculinos do Lousada AC, iniciou bem o jogo, muito concentrada, disciplinada e com sentido colectivo, acabando, no entanto, a perder o 1º período por 17-10.
No 2º período, a equipa da casa entrou mais agressiva, obrigando a equipa de Lousada a fazer alguns turnovers, e com uma melhor percentagem dos seus lançamentos e melhor capacidade no ressalto, chegou ao intervalo com uma vantagem de 47-25.
No 3º período, o Lousada entrou melhor, com uma defesa mais activa, com várias alternâncias defensivas, criando algumas dificuldades à equipa do GDAS. No entanto, a equipa da casa acabou por vencer o período por 17-14.
No 4º período, apesar do esforço e empenhamento do Lousada, a equipa do GDAS controlou e manteve um ritmo muito forte até ao final do jogo.
De realçar, que esta equipa de Braga justificou claramente a vitória, e mostrou porque é um dos candidatos a vencer o campeonato. Por último, apesar da derrota, elogiar os atletas de Lousada, que foram bravos e mantiveram um bom espírito de equipa.
Jogaram e marcaram pela Lousada A.C.: Pedro Mota (10 pontos), Renato Gomes (4 pontos), Amílcar Beça (8 pontos), José F. Moaris (4 pontos), Diogo J. Sampaio (7 pontos), João Pinto, Gil Silva (3 pontos), António Santana (5 pontos), João Monteiro e Luís Leal (4 pontos). Treinador: Prof. Tony Pedro e Seccionista: Luís Neto.
INICIADOS MASCULINOS: Derrota Injusta nos Últimos Segundos.
(A.C.R. Vigorosa 36 - Lousada A.C. 33)

No 9º jogo do Campeonato Distrital 2ª Fase Série B, a equipa do Lousada AC deslocou-se a S. Romão do Coronado para defrontar o Vigorosa.
Sabíamos que ia ser um jogo complicado e isso verificou-se devido à elevada estatura e agressividade da equipa adversária. Foi um jogo muito disputado e equilibrado onde permitimos alguns cestos fáceis, falhando também em alguns momentos na selecção do lançamento.
Importa dizer que os nossos miúdos foram melhores apresentando uma atitude excelente, conseguindo nesta altura bater-se de igual para igual com qualquer equipa do grupo. Pena foi a parte final do encontro e também a dupla de arbitragem que decidiu sistematicamente mal, não conseguindo segurar a partida nos momentos decisivos.
Agradecer uma vez mais aos pais presentes que tem contribuído cada vez mais no apoio aos nossos miúdos.
Parciais: 1ºPeriodo 09-08; 2ºPeriodo 06-13; 3ºPeriodo» 13-07; 4ºPeriodo» 05-08.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: 4: Vasco Cunha (3Pts); 5: André Augusto (2Pts); 6: Pedro Queirós; 7: Ricardo Leite (4Pts); 8: Zézé (3Pts); 9: Fábio Ferreira; 10: Bruno Lacerda (10Pts); 11: João Pedro Sousa (4Pts); 12: José Miguel Silva (5Pts); 13: João Ventuzelos (7Pts); 14: Rafael Ferreira (10Pts); 15: Pedro Dias (3Pts).
Treinador: Luís Leal. Seccionista: José Ferreira. Estatística: José Ventuzelos.
Legenda: Pts (Pontos).

CADETES FEMININOS – Derrota em Sangalhos.
(Sangalhos 72 - Lousada A.C. 33)

As cadetes femininas do LAC deslocaram-se ao pavilhão do Sangalhos e acabaram derrotadas por uns expressivos 72-33.
O jogo até nem começou mal para o Lousada que nos primeiros 5 minutos conseguiu uma vantagem de 6 pontos (10-4), mas após um desconto de tempo da equipa da casa nunca mais conseguiu encontrar o rumo do jogo. Quem aproveitou foi o Sangalhos que ao intervalo já vencia 34-22. O início da 2ª parte foi catastrófico para as aspirações do LAC, que com um parcial de 19-2 viu a equipa da casa fugir no marcador e conseguir assim uma vantagem irreversível. No final da partida o resultado 72-33 penaliza a imaturidade da equipa do Lousada, que nunca se conseguiu adaptar às condicionantes do jogo.
O destaque do jogo vai, uma vez mais, para a falta de árbitros oficiais nesta partida, que se realizou com a colaboração de 2 jovens . Quem aproveitou a situação foi a equipa do Sangalhos, que apresentou uma defesa muito agressiva, utilizando muitas vezes o contacto físico para tirar vantagem da inexperiência dos árbitros, condicionando em demasia o nosso jogo ofensivo. Ainda assim, temos de ser mais fortes mentalmente e saber dar a volta a estas situações, facto este que não se verificou, o que acabou por fazer a diferença no resultado. Ainda que a culpa destas situações não seja nossa, temos de saber adaptar o nosso estilo de jogo a todas estas condicionantes e não nos desconcentrarmos. Quando as dificuldades aumentam temos de nos unir, procurar ajudar os nossos companheiros, lutar ainda mais e mostrar mais garra e vontade de vencer. Há que trabalhar este capítulo e para isso há também que aumentar a intensidade do treino, para nos habituarmos cada vez mais a jogar sobre pressão.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Catarina André, Joana Vaz, Luísa Morais, Andreia Silva, Márcia Pinto (6 pontos), Ana Perdigão (7 pontos), Helena Ferreira (6 pontos), C. Patrícia Ribeiro (3 pontos), Cátia Dias (6 pontos), Inês Pinto, Maria Luís M. (6 pontos), Elisabete Neto (1 ponto). Treinador: João P. Chaves, Seccionista: Isabel Coelho.

CADETES MASCULINOS “B” – Boa Atitude.
(Lousada A.C. “B” 19 – G.D.B. Leça “B” 82)

No segundo jogo da equipa “B”, os cadetes do LAC mostraram-se mais relaxados e destemidos. Apesar da grande diferença, sobretudo a nível físico, entre as duas equipas, os lousadenses nunca baixaram os braços, tendo tido muito bons apontamentos nas situações de 1 contra 1 e no ressalto, apesar da desvantagem de altura.
Estão portanto de parabéns pela entrega e demonstraram que com tempo de jogo irão continuar a evoluir.
Marcha do marcador: 05-10; 01-24; 04-27; 09-21
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Luís V. Cunha (2 pontos), Felisberto Silva, José M. Silva, Pedro Moreira (6 pontos), Nuno Pinto, Flávio Quintas (9 pontos), Rafael Pereira (2 pontos), Fábio Moreira, Vítor Silva. Treinador Principal: Prof. Luciano Caçador. Seccionista: Manuel Silva.

Minibasquete - Atleta do Mês de Fevereiro de 2010


No mês de Fevereiro de 2010 foi atribuído o prémio de “Atleta do Mês” a Francisco Nunes (escalão de Mini 10) e a Sara Neto (escalão de Mini 12).
Estes prémios mensais visam distinguir os atletas que durante esse mesmo mês mais se destacaram nos seguintes pontos:
1 - Atleta com maior número de presenças aos treinos;
2 - Atleta que está concentrado(a) e motivado(a) no treino;
3 - Atleta que tem mais espírito de equipa (a equipa está em primeiro lugar e não o desempenho individual);
4 - Atleta que ajuda os(as) colegas de equipa;
5 - Atleta que traz novos(as) colegas para os Minis;
6 - Atleta que é humilde e empenhado(a) no treino;
7 - Atleta que dá o exemplo dentro e fora do campo;

Parabéns aos premiados do Mês de Fevereiro de 2010!

Bom trabalho durante o mês de Março para alcançarem a distinção destes colegas.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Aniversários - Março 2010



O Lousada A.C. vem, por este meio, endereçar os parabéns aos seus atletas, treinadores e dirigentes que durante o mês de Março de 2010 festejam o seu aniversário:

Leonardo Rafael Meireles Silva Ferreira 06/03/1997
Diana Sofia da Silva Magalhães 7/3/1998
José Diogo Novais Santos Sousa 11/03/1994
Fábio Daniel Melo Moreira 14/03/1995
Carlos Emanuel Couto Sousa 18/03/1992
Cátia Sofia Pinto Dias 18/03/1996
Joaquim Carlos Pinto Barbosa 18/3/1966
Rui Pedro Neto da Silva Abreu 19/3/1994
Fábio Nuno Pinto Ferreira 20/03/1997
Francisco de Oliveira Mota Cruz Nunes 22/3/2003
Gonçalo Vieira Babo T Meireles 22/03/1996
Luciano António Lenha Moreira Caçador 24/3/1971
Diogo José Xavier Santos 28/3/2000
Gil Manuel Ribeiro Silva 29/03/1988


A Todos eles as maiores felicidades !!!

terça-feira, 2 de março de 2010

Notícias Fim Semana 27 e 28 Fevereiro 2010


MINIS – Participaram nas 12 Horas da A.B.P.
Os jovens atletas do Minibasquete do Lousada A.C. (FOTO EM ANEXO) participaram nas 12 Horas de Minibasquete da A.B.P., no passado Sábado, no Pavilhão Municipal de Vila do Conde.
Os nosso Minis empenharam-se ao máximo nos jogos com o Vitória S.C. e CLIP. Todos os atletas participaram de forma bastante positiva nos jogos, sempre com alegria, empenho e demonstrando uma significativa evolução, neste ainda curto percurso de aprendizagem da modalidade.
Todos os atletas estão de parabéns pela sua prestação, ficando a certeza de que se o empenho de todos se mantiver nos treinos a evolução será ainda maior e o futuro será com certeza risonho para todos.
Uma palavra de agradecimento para o número significativo de familiares presentes que acompanharam e apoiaram a equipa.


CADETES MASCULINOS “A” – Vitória na Estreia.
(Vitória Guimarães 39 - Lousada A.C. “A” 47)

Numa estreia muito nervosa no Inter-Associações, os nossos atletas conseguiram uma preciosa vitória contra um dos candidatos do grupo.
O LAC fez uma má primeira parte, parecendo que o corpo e a cabeça dos jogadores não estavam no mesmo sítio. Muitos cestos falhados, saídas lentas e desorganizadas para o contra-ataque, defesa frouxa e muitas dificuldades no ressalto. Dois dos jogadores mais influentes cedo se carregaram de faltas o que dificultou mais as opções. O jogo colectivo não funcionava e havia muita precipitação nos lançamentos. A desvantagem de 9 pontos ao intervalo não prometia nada de bom.
Com a chegada da segunda parte, e apesar de terem estado longe do que podem render, os lousadenses foram acalmando o jogo, seleccionando melhor o lançamento e defendendo com mais acerto. Com o jogo já equilibrado, o Guimarães teve um revés com a lesão do seu jogador mais influente. A partir daí, os de Lousada ganharam confiança, quebrando uma barreira psicológica, melhorando o lançamento e defendendo com mais objectividade. O perigoso base adversário foi anulado e, com naturalidade, o LAC tomou as rédeas do jogo.
Parabéns aos atletas por esta vitória tão importante mas a atitude tem que melhorar. Mais uma vez o adversário fez poucos pontos na segunda parte, tendo conseguido apenas 13, e limitando-se a 3 no último período.
Marcha do marcador: 9-7; 17-10; 10-14; 3-16.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Márcio Gonçalves (14 pontos), Luís Coelho (3 pontos), Ricardo Ferreira (7 pontos), Carlos Costa, José D. Sousa (8 pontos), Filipe Neto (8 pontos), Diogo Ferreira, Rodrigo Matias (7 pontos). Treinador Principal: Prof. Luciano Caçador. Treinador Adjunto: António Vieira. Seccionista: Filipe Ferreira.
INICIADOS MASCULINOS - Vitória Tranquila.
(Lousada A.C. 82 – Fides 29)

No 8º jogo do Campeonato Distrital 2ª Fase Série B, a equipa do Lousada A.C. recebeu e venceu o Fides numa partida sem grande história. Os nossos miúdos dominaram totalmente o encontro controlando em absolutos os ritmos da partida.
Importa continuar a trabalhar alguns aspectos da defesa que ainda não estão totalmente consolidados, pois houve alguma desconcentração em determinados momentos que permitiram cestos fáceis ao adversário.
Novamente o agradecimento aos pais presentes que contribuíram com o seu apoio.
Parciais: 1ºPeriodo 17-2; 2ºPeriodo 22-14; 3ºPeriodo 24-7; 4ºPeriodo» 19-6.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: 4: Vasco Cunha (7Pts); 5: João Sousa; 6: Pedro Queirós; 7: Ricardo Leite (8Pts); 8: Zézé (3Pts); 9: Vasco Ribeiro; 10: Bruno Lacerda (10Pts); 11: João Pedro Sousa (12Pts); 12: José Miguel Silva (5Pts); 13: João Ventuzelos (12Pts); 14: Rafael Ferreira (15Pts); 15: Pedro Dias (10Pts).
Treinador: Luís Leal. Seccionista: José Ferreira. Estatística: José Ventuzelos.
Legenda: Pts (Pontos).
INICIADOS FEMININOS – Derrota Injusta.
(U.A.A. Aroso 46 - Lousada A.C. 42)

Mais uma jornada do inter associações, onde as iniciadas femininas se deslocaram ao Porto, para defrontar a equipa do Aroso.
No 1º período estivemos muito bem defensivamente, onde durante grande parte deste 1º tempo, apenas tínhamos sofrido um lance livre. Na parte ofensiva, voltamos a não ser muito felizes, com algumas insistências e precipitações. Com mais ponderação, tínhamos certamente uma vantagem maior. No final do 1º período, 3–8.
No 2º período estivemos francamente melhor, mantivemos a atitude e garra defensivas (7 pontos sofridos) e no ataque fomos mais eficientes com 16 pontos marcados. Ao intervalo, 10–24.
Na 2ª parte, contrariamente ao que tem sido hábito, estivemos muito abaixo das nossas reais capacidades. Caímos muito na defesa (17 e 19 pontos sofridos em cada período) e deixamos que isso afectasse a nossa confiança no ataque, confiança conquistada no decorrer do 2º período. É evidente que determinadas ocorrências no decorrer da 2ª parte, prejudicaram, e muito a equipa, no entanto, se tivéssemos conseguido manter a serenidade da 1ª parte, tal não teria, se calhar acontecido. Parcial do 3º período 17–8 e do 4º período 19–10.
Principais notas do jogo: A quem de direito, apenas peço para olharem bem para o trabalho que está a ser feito por quem tem o poder de manter o jogo limpo e justo. Já é tempo de parar com este tipo de jogo. O jogo foi protestado sim, pois desta vez as coisas foram mais longe, regras foram ultrapassadas e erros técnicos graves aconteceram. O importante nos escalões de formação é a evolução de cada atleta e o aumento do nº de atletas, não o resultado dos jogos. Mas para isso todos os intervenientes do jogo têm de contribuir, não defraudando expectativas que "crianças" têm no desporto e na competição (saudável) que este acarreta.
Meninas, não vale a pena, nem vamos pensar mais nos árbitros, oficiais de mesa, etc, etc, etc. Vamos sim continuar focadas na vossa evolução, na nossa forma de jogar limpa, sempre unidas e com atitude! Já vos disse que isto é o que realmente importa, e que os contratempos (injustos) dos últimos jogos, servirão para vos tornar atletas mais maduras e melhor preparadas para o "amanhã". Porque o importante é crescer e aprender para no futuro (como jogadoras, mas não só) serem capazes de dar resposta a diversas situações que vos vão aparecer pela frente.
Um grande beijinho da vossa treinadora,
Jogaram e marcaram: Ana Rita Machado, Catarina André (4 pontos), Joana Pinto, Jessica Magalhães, Cátia Dias (7 pontos), Marta Silva, Ana Rita Barbosa (2 pontos), Beatriz Sousa, Ana Cristina Silva, Vanessa Gonçalves (10 pontos), Patrícia Ribeiro (11 pontos), Elisabete Neto (8 pontos). Treinadora: M. Regina Mota. Seccionistas: Joaquim Barbosa, Paula Ribeiro.
SENIORES FEMININOS – 2ª Parte Desastrosa.
(Académico F.C. 65 - Lousada A.C. 31)

A equipa de Seniores Femininos do Lousada A.C. na deslocação ao Académico saiu derrotada.
Os primeiros 5 minutos de jogo realizaram-se no Pavilhão do Académico F.C., numa altura que se registava 9-8 no marcador. No entanto, uma infiltração de água no pavilhão tornou o piso impraticável e como tal, perante a incapacidade dos responsáveis para a resolução do problema, foi necessário continuar o jogo no Pavilhão Municipal de Campo - Valongo.
No reatamento da partida o Lousada A.C. continuou bem no jogo, com boa defesa e eficaz no ataque (1º período parcial de 18-12 e 2º período 11-11). Assim, o intervalo chegou com o marcador a indicar 29-23 e tudo apontava para um jogo equilibrado até final, à imagem do que sucedera até então.
Após o tempo de intervalo, o Lousada A.C. reentrou desastroso, com muita desconcentração defensiva, pouco discernimento em ataque, acumulando erros atrás de erros. Assim, o parcial do 3º período (20-0) revelou-se desastroso e sentenciou a partida.
No 4º período o Lousada A.C. ainda tentou reagir, mas a diferença era bastante significativa e a recuperação muito difícil (4º período parcial de 16-8).
Depois desta 2ª parte atípica e irreconhecível, há que identificar as suas causas e trabalhar para corrigir. O campeonato continua e há que reagir aos percalços, olhando sempre em frente e convictos de que o nosso esforço e empenho serão sempre recompensados.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: A. Luísa Amorim (14 pontos), Paula Freire, Ana Maria C., Joana Salselas S. (5 pontos), Sílvia Xavier, Paula Freitas (3 pontos), Stella Correia, Rita Rocha, Letícia Fonseca (4 pontos), Catarina Fernandes, Elsa Lima (5 pontos). Treinador: Prof. Hugo Sousa, Treinador Adjunto: Pedro Santos, Seccionista: António Sousa.
CADETES MASCULINOS “B” – Boa Atitude em Derrota Pesada.
(A.C. Alfenense “B” 105 - Lousada A.C. “B” 25)

Na estreia da equipa “B”, o adversário mostrou-se muito forte, com jogadores de grande estatura e fisicamente muito desenvolvidos. Os nossos rapazes fizeram o que puderam contra um adversário de outra realidade, nunca baixando os braços e tentando sempre remar contra a maré.
Ficaram boas indicações de alguns atletas que, apesar de ainda fisicamente débeis, mostraram que futuramente evoluirão bastante. Parabéns a todos pela dedicação.
Marcha do marcador: 30-06; 29-04; 30-05; 16-10
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Felisberto Silva (2 pontos), Pedro Moreira (2 pontos), Nuno Pinto (3 pontos), Flávio Quintas (2 pontos), Rafael Pereira (8 pontos), Fábio Moreira, Vítor Silva (8 pontos). Treinador Principal: Prof. Luciano Caçador. Seccionista: Manuel Silva.
JUNIORES FEMININOS – Jornada Dupla.
(S.C. Coimbrões 68 - Lousada A.C. 44)

Na sexta-feira as Juniores desolcaram-se ao pavilhão do Coimbrões para defrontar a equipa local e acabaram derrotadas por 68-44.
O jogo começou com a equipa da casa a apresentar uma defesa bastante pressionante e a causar algumas dificuldades de transição às nossas atletas. No final do 1º período o resultado era de 21-13.
O 2º período trouxe uma equipa do LAC muito desconcentrada e a cometer uma enormidade de erros infantis que foram aproveitados pelo Coimbrões para dilatar a diferença. 43-20 era o resultado ao intervalo.
Na 2ª parte, e após ter “dado” 20 minutos de avanço ás adversárias, o LAC entrou determinado a fazer melhor e com uma defesa mais agressiva e organizada, conseguiu causar mais dificuldades às adversárias. O resultado final (68-44) é o espelho de uma entrada em jogo desastrada e que desde logo limitou as nossas possibilidades de lutar pela vitória.
Jogaram e marcaram: Ju (5), Maria Marques (0), Filipa Xavier (0), Joana Neto (2), Diana Ferreira (4), Mónica Costa (0), Ana Perdigão (6), Letícia Fonseca (14), Nanci Ribeiro (2), Paula Freire (11). Treinador: João P. Chaves, Seccionista: Elsa Marques.
(Infante Montemor 54 - Lousada A.C. 32)
No sábado as Juniores viajaram até Montemor para defrontar o Infante de Montemor e averbaram mais uma derrota por 54-32.
Não há muito a dizer sobre este jogo tal foi a fraca exibição que realizamos. Em 40 minutos apenas conseguimos fazer alguma coisa positiva no 2º período e passamos o resto do jogo a lutar contra nós próprios. Não conseguimos atacar, não conseguimos defender e, pior do que isso, nunca fomos capazes de encontrar a motivação necessária para lutar pelo jogo.
Entramos desconcentrados e permitimos ao adversário ganhar uma vantagem de 8 pontos. No 2º período conseguimos melhorar a nível defensivo e o intervalo chegou com empate a 24 pontos.
A segunda parte foi um verdadeiro desespero a todos os níveis onde sofremos 30 pontos contra apenas 8 marcados e onde nunca fomos capazes de causar dificuldades às adversárias. Não ressaltamos, não lançamos, não passamos a bola e fomos acumulando turnovers atrás de turnovers. Quem aproveitou foi a equipa da casa que assim conseguiu vencer por 22 pontos de diferença.
Jogaram e marcaram: Ju Sousa (8), Filipa Xavier (2), Mónica Costa (1), Helena Ferreira (0), Ana Perdigão (12), Maria Marques (0), Paula Freire (9). Treinador: João P. Chaves, Seccionista: Elsa Marques.