quinta-feira, 27 de março de 2014

Notícias do Fim de Semana de 22 e 23 Março 2014

JUNIORES B MASCULINOS – Justa Vitória em Ponte de Lima.
(E.D. Limiana 63 - Lousada A.C. 82)
Os Juniores Masculinos do Lousada A.C. (FOTO EM ANEXO) venceram com justiça na deslocação a Ponte de Lima.
A equipa do LAC entrou mal na partida, sem agressividade, lenta nas transições e ainda com algumas dificuldades na recuperação defensiva.
Assim, a equipa do Lousada foi para o intervalo com uma vantagem de apenas 6 pontos (36-42).
Na 2ª parte, o Lousada reagiu, melhorou o seu rendimento e foi com toda a justiça que alcançou mais uma vitória neste Interassociações. Parabéns!
Resultados parciais: 22-22; 14-20; 13-16; 14-24.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: Bruno Lacerda (23 pontos), Fábio Ferreira, Daniel Moreira, Vasco Cunha (17 pontos), Luís Teixeira (4 pontos), João Lucas (2 pontos), Leonardo R. Ferreira (12 pontos), João Sousa (22 Pontos), José Ferreira, José Coelho e João Ventuzelos (2 pontos). Treinador: Prof. Tony Pedro e Seccionista: Aida Silva






CADETES FEMININOS – Vitória Justa.
(Lousada A.C. / Unit Energy 41 – Anadia F.C. 35)
             As Cadetes Femininas do Lousada A.C. na receção ao Anadia alcançaram uma justa vitória.
Conseguimos controlar as operações e não fossem os diversos lançamentos fáceis desperdiçados e teríamos alcançado um triunfo bem mais confortável.
Jogo em que todas as jogadoras participaram com bastante tempo de jogo, aproveitando para continuar a evoluir e dando contributos positivos para a equipa.
Parabéns a todas e vamos continuar a trabalhar.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: A. Rita Silva (12 pontos), Marta Silva, A. Catarina Machado (3 pontos), Mariana Coelho (6 pontos), Jéssica Lopes (2 pontos), Bruna Ferreira (11 pontos), P. Salomé Silva (2 pontos), M. Raquel Carvalhinho, Bruna A. Pinto, Beatriz Teixeira (5 pontos), A. Cristina Silva, Clara Fernandes. Treinador: Prof. Hugo Sousa, Seccionista: Manuel Silva, Diretor: Fernando Coelho.





SENIORES FEMININOS – Vitória Escapa nos Minutos Finais.
(Boa Viagem 55 - Lousada A.C. / Melom 49)
A equipa de Seniores Femininos do Lousada A.C./Melom deslocou-se à ilha Terceira para defrontar o Boa Viagem e, apesar do grande desgaste resultante de ter viajado no próprio dia do jogo (atletas despertaram às 5h00 da manhã para se deslocarem para Lisboa de autocarro e apanharem o voo de ligação à Terceira), realizamos um jogo de bom nível, liderando o marcador até final. Infelizmente o triunfo acabou por nos escapar nos minutos finais.
Jogo bem disputado e agradável de seguir, do princípio ao fim, entre duas equipas que lutaram pela vitória ao limite, e, onde, o equilíbrio no marcador foi uma constante.
Primeira parte de ligeira vantagem da equipa da casa, com o Lousada a, também, assumir a liderança do marcador. Parciais de 10-08 no 1º período e de 13-13 no 2º período.
3º período de maior acerto da equipa do LAC no ataque, e onde a sua defesa zona causou problemas ao ataque do Boa Viagem. Parcial favorável ao Lousada por 11-16.
Entrando no 4º e ultimo a vencer por 34–37, o Lousada não esteve tão bem a defender, especialmente a jogadora interior Eetisha, que causou danos próximo do cesto, com os seus movimentos de costas para o cesto e, ainda, as atiradoras do perímetro. Acresce ainda o facto de termos falhado muitos lançamentos fáceis perto do cesto, que nos poderiam ter proporcionado outro desfecho. O parcial do 4º período foi de 21-12, escapando-nos a vitória nos últimos minutos.
Registe-se a grande atitude das atletas do Lousada A.C., que apesar de uma viagem total de 9h30 e de terem acordado muito cedo, lutaram e disputaram este jogo até ao fim, de olhos nos olhos com a equipa da casa. A vitória seria um justo prémio para a nossa equipa, mas infelizmente caiu para a equipa açoriana.
Tiro exterior longo de média/baixa percentagem (17/5 - 29%), baixa percentagem de lançamento curto/médio (42/14 - 33 %) e média percentagem de lançamentos-livres (8/6 - 75%), na equipa do L.A.C. Jogo em que o L.A.C. registou 10 perdas de bola
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C./ MELOM: Nanci Barbosa – 6 pontos (8/3), 5 Ress, 3 Ass; Francisca Braga – 6 pontos (8/3), 3 Ress, 2 rb; Stefanie Gilbreath – 24 pontos (23/8), 10 ress, 4 Rb; Diana Ferreira; Ana Perdigão; Raquel Soares – (3/0), 2 Ass; C. Patrícia Ribeiro; Elisa, Beagle – 8 pts (13/05), 7 Ress, 3 Rb; Helena Costa – 2 pontos (4/1), 2 Ress, 2 Ass e Ana Tenreiro – 5 pontos (7/2), 3 ress, 2 Ass, 1 Rb. Treinador: Raul Santos; Treinador Adjunto: Hugo Sousa; Seccionista: Raul Braga.





SENIORES FEMININOS – Limitações de Faltas Condicionam Prestação.
(União Sportiva 86 - Lousada A.C. / Melom 66)
Depois do jogo de Sábado na ilha Terceira, a equipa de Seniores Femininos do Lousada A.C. deslocou-se à ilha de S. Miguel para defrontar a equipa local, num fim de semana bastante desgastante com as diversas viagens
Jogo bastante equilibrado até aos primeiro 7 minutos (U. Sportiva 16 – Lousada A.C. 17). No entanto, com algumas decisões duvidosas da equipa de arbitragem, o Lousada viu-se carregado de faltas, tendo que retirar da partida alguma jogadoras, condicionando a estratégia delineada. A equipa da casa aproveitou esta contrariedade do Lousada, para se distanciar, através de lances-livres e de contra-ataques rápidos da sua melhor jogadora (Jhasmin Player – 44 pontos marcados no jogo). Parcial de 28-17 no 1º período.
Neste jogo a arbitragem não esteve claramente à altura do exigido para esta máxima competição nacional – Liga Feminina, condicionando claramente a partida. Apesar disso, o L.A.C. manteve-se sempre com grande atitude e empenho na discussão do jogo, conseguindo equilibrar grande parte do mesmo (resultados parciais: 2º Período 16-16, 3º Período 22-12, 4º Período 20-21) e dificultando ao máximo a prestação da equipa da casa.
Tiro exterior longo de média/alta percentagem (16/6 - 38%), média percentagem de lançamento curto/médio (42/14 - 33 %) e baixa percentagem de lançamentos-livres (15/8 - 53%) na equipa do L.A.C. Jogo em que as perdas de bola na equipa do L.A.C. (21), também, condicionaram a prestação da equipa.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C./Melom: Nanci Barbosa – 9 pontos (8/3), 2 Ress, 1 Rb; Francisca Braga – 6 pontos (8/3), 3 Ress, 2 rb; Stefanie Gilbreath – 20 pontos (13/8), 5 ress, 2 Ass; Diana Ferreira; Ana Perdigão – 1 ponto (1/0), 1 Ress, 1 Rb; Raquel Soares – (3/0), 1 Ass; Patrícia Ribeiro – 2 pontos (1/1); Elisa, Beagle – 26 pts (24/11), 21 Ress, 4 Ass; Helena Costa – (2/0), 2 Ress, 1 Ass e Ana Tenreiro – 5 pontos (3/0), 3 ress. Treinador: Raul Santos; Treinador Adjunto: Hugo Sousa; Seccionista: Raul Braga.






INICIADOS FEMININOS – Triunfo Escapa em Vila do Conde.
(C.D. José Régio 62 - Lousada A.C. 55)          
Na deslocação a Mindelo para defrontar a equipa do José Régio, já antevíamos um jogo muito equilibrado, em que a disputa dos ressaltos iria ter um papel fundamental.
A entrada em jogo poderia ter sido bem melhor, mais eficaz em termos ofensivos. Estivemos um pouco aquém do nosso habitual, tivemos perdas de bola infantis com passes fracos, e transmitimos alguma impaciência e nervosismo ofensivos. Neste 1º período poderíamos claramente ter dado algum avanço no marcador, que certamente nos tranquilizaria. Parcial de 11-12 no 1º período. 
No 2º período estivemos bem melhor, com muito aproveitamento de ataques rápidos e eficazes ao nível do 1x1. Parcial de 8-16 no 2º período.
Com tudo em aberto ao intervalo, entramos apáticas no início da 2ª parte, algo que a equipa contrária aproveitou bem, fazendo um parcial de 6-0. Gradualmente fomos melhorando, mas sem nunca demonstrar verdadeiramente a nossa força e o nosso valor. Parcial de 19-15 no 3º período.
No derradeiro período, quebramos muito animicamente e não fomos capazes de ultrapassar o adversário. Perdemos o jogo nos ressaltos defensivos, pois neste período demos demasiadas oportunidades de segundos, terceiros e mais lançamentos. No mesmo ataque, o adversário conseguia ganhar 3, 4 e 5 vezes o ressalto e com isso marcar. Perdemos o jogo aí e também na ansiedade que tivemos na maior parte do encontro. Parcial de 24-12 no 4º período. 
Ficou uma sensação de amargo, não tanto pelo resultado, mas porque sentimos que a nossa equipa é capaz de bem melhor e tal não ficou espelhado, sobretudo nos últimos minutos de jogo. Vamos continuar a trabalhar para potenciar os pontos fortes da equipa e para corrigir os aspetos menos positivos! Uma palavra de agradecimento pelo constante apoio à equipa durante todo o jogo!
Jogaram e marcaram: Sara Ferreira, Ana Sofia Cunha (34 pontos), Ana Rita Caldas (5 pontos), Mariana Pinto, Marta Nunes (2 pontos), Cátia Silva (4 pontos), Francisca Monteiro, Catarina Madureira (6 pontos), Clara Ferreira (2 pontos), Filipa Costa, Cláudia Mendes (2 pontos), Maria Fresco. Treinadora: Regina Mota; Treinadoras Adjuntas: Diana Ferreira, Helena Ferreira e Maria L. Marques.







CADETES FEMININOS – Continuar a Trabalhar.
(Vasco Gama 85 - Lousada A.C. / Unit Energy 58)
             Na deslocação ao Vasco da Gama, sabíamos de antemão que não havia árbitros oficiais nomeados e, como infelizmente tem sido hábito neste pavilhão, seria um jogo complicado em termos de arbitragem. Entramos em jogo focados em dar o nosso melhor e em cumprir com as tarefas propostas.
Estivemos com boas investidas no 1x1, que nos possibilitou grande parte dos pontos. Se não fosse a defesa com alguns pontos fracos, nomeadamente nas linhas de passe, ajudas e na passagem no bloqueio direto, teríamos certamente tido alguma vantagem neste período. Parcial de 18-18 no 1º período.
No 2º período quebramos muito na defesa e isso refletiu-se também em termos ofensivos. Não estávamos a cumprir o proposto na defesa ao bloqueio direto e depois as ajudas, quando existiam, eram tardias. A transição ofensiva era demasiado lenta e no 5x5 ofensivo estivemos pouco focadas no cesto. Parcial de 25-10 no 2º período.
No intervalo, tentamos corrigir fundamentalmente a defesa e aumentar a velocidade ofensiva. Tivemos algum sucesso no início do período, com transições mais rápidas, em passe ou drible e com investidas para o cesto. Ainda assim, o adversário manteve-se mais concretizador. Parcial de 21-14 no 3º período.
No 4º período nada de muito diferente a registar, demos alguma luta nos ressaltos, mas ainda assim o adversário impôs-se mais no decorrer no jogo.
Nota final para algumas decisões muito duvidosas da arbitragem da equipa da casa, que ao longo do jogo não foi capaz de ser imparcial, pelo que a nossa equipa foi perdendo a “confiança” e ficando descreste em relação à seriedade da mesma. Parcial de 21-16 no 4º período.

Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: A. Rita Silva (5 pontos), Marta Silva, A. Catarina Machado, Mariana Coelho (12 pontos), Jéssica Lopes, Bruna Ferreira (20 pontos), P. Salomé Silva (4 pontos), M. Raquel Carvalhinho, Bruna A. Pinto (10 pontos), Beatriz Teixeira (2 pontos), A. Cristina Silva (5 pontos), Clara Fernandes. 

terça-feira, 18 de março de 2014

Notícias do Fim de Semana de 15 e 16 Março 2014

INICIADOS FEMININOS – Vitória Confortável.
(Lousada A.C. 77 – Fides 30)                
A equipa de Iniciados Femininos do Lousada A.C. (FOTO EM ANEXO), na receção ao Fides, entrou em campo com boa dinâmica ofensiva, tentando apostar mais no contra-ataque, ainda que por vezes com más decisões no 1º passe na transição ofensiva. Tivemos por isso grande parte dos pontos obtidos fruto de investidas de 1x1. Parcial favorável de 23-6 no 1º período.
 O 2º período foi muito semelhante ao 1º, estivemos concretizadoras e com bom empenho nos ressaltos. Parcial de 20-9 no 2º período.
Durante toda a 2ª parte tentamos corrigir e melhorar alguns aspetos individuais e coletivos em objetivos propostos à equipa. Ainda que no 4º período tenhamos quebrado no ataque, com alguma infelicidade de finalização e em termos defensivos tenhamos “adormecido” também um pouco. Parciais favoráveis de 22-4 no 3º período e de 12-11 no 4º período.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Sara Ferreira, A. Sofia Cunha (14 pontos), A. Rita Caldas (17 pontos), Mariana Pinto, Marta Nunes (21 pontos), Cátia Silva (4 pontos), Francisca Monteiro (8 pontos),Catarina Madureira (4 pontos), Clara Ferreira (1 ponto), Maria Ribas (4 pontos), Cláudia Mendes (4 pontos), Maria Fresco. Treinadora: Regina Mota; Treinadoras Adjuntas: Diana Ferreira, Helena Ferreira e Maria L. Marques.






JUNIORES FEMININOS – Triunfo na Receção ao Illiabum.
(Lousada A.C. / N.V.E. 60 – Illiabum 48)
Após um 1º período em que o Lousada entrou muito forte defensivamente, e com bom aproveitamento ofensivo, seguiu-se um 2º período em que a equipa de Ílhavo esteve melhor, e onde o L.A.C. encontrou dificuldades em termos de percentagem de concretização.
Segunda parte diferente, com o LAC a regressar a uma percentagem mais alta de concretização, estando mais consistente defensivamente, acabando por vencer o jogo no 4º período, mantendo-se assim na “luta” para disputar o acesso à final do Inter - associações.
Resultado parciais: 1ºperíodo 13–08; 2º período 11–19; 3º período 17–12; 4º período 19-09.
Estatística Individual: Ana perdigão – 21 pontos, 10 Ass, 4 Rb; C. Patricia Ribeiro – 8 pontos, 3 Ress, 1 Ass, 1 Rb; Alexandra Malheiro – 14 pontos, 6 ress, 2 Rb; Bruna Pinto; Mariana Coelho; A. Rita Silva; Bruna Ferreira; Elisabeta Neto – 11 pontos, 3 Ress, 1 Ass, 4 Rb; Catarina André – 4 pontos 4 Ress; Jéssica Magalhães – 2 Ress; Inês Viva – 3 Ress e Marta Silva – 2 pontos, 3 Ress, 1 Ass. Treinador: Raul Santos; Seccionista: João Viva.





INICIADOS FEMININOS – Boa Vitória.
(Lousada A.C. 65 – C.P.N. B 18)            
No 2º jogo da jornada dupla deste fim-de-semana, recebemos a jovem equipa do CPN “B”. A entrada em jogo foi um pouco adormecida e tivemos falta de confiança nas investidas de 1x1, pois não conseguimos concretizar algumas passadas praticamente sozinhas. Parcial de 10-6 no 1º período.
No 2º período melhoramos exponencialmente em todos os aspectos, tivemos grande dinâmica ofensiva, com contra-ataques e muito 1x1. Parcial favorável de 22-00.
Com o resultado definido, voltamos a propor alguns objetivos à equipa, que reagiu bem e cumpriu grande parte do solicitado. Parciais de 18-7 no 3º período e de 15-5 no 4º.
A equipa está de parabéns pelo fim-de-semana vitorioso, sem no entanto deixar de estar focada nos principais objetivos, no trabalho e entrega que nos guiam desde o início!
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Cláudia Mendes (1 ponto), A. Sofia Cunha (16 pontos), A. Rita Caldas (16 pontos), Sofia Garcia, Marta Nunes (18 pontos), Cátia Silva, Francisca Monteiro (8 pontos),Barbara Cunha, Clara Ferreira, Lara Ferreira, Laura Carvalho (4 pontos), Maria Fresco (2 pontos). Treinadora: Regina Mota; Treinadoras Adjuntas: Diana Ferreira, Helena Ferreira e Maria L. Marques.




CADETES MASCULINOS – Vitória Justa.
(Lousada A.C. 46 – C.A.A. Salesianos B 33)  
A equipa de Cadetes Masculinos recebeu e venceu a equipa dos Salesianos B.
Foi uma 1ª parte com uma baixa eficácia em lançamentos de campo por parte da nossa equipa, com alguns erros a nível defensivo quase sempre dando cestos fáceis ao adversário. Parciais: 1º Período 07-07 e 2º Período 11-08.
Na 2ª parte a nossa agressividade defensiva, a maior eficácia em lançamentos de campo e o facto de jogarmos mais em equipa foram fundamentais para alcançarmos a vitória. Parciais: 3º Período 14-09 e 4º Período 14-09.
Mais uma vez neste jogo foi notório a evolução significativa que esta equipa tem vindo a ter, e, também, comprovámos que quando nos empenhamos nos treinos, quando jogamos em equipa, quando acreditamos em nós próprios e na nossa capacidade de melhorar a cada jogo, os resultados positivos acabam por aparecer com naturalidade.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Diogo Machado (8 pts); Filipe Magalhães (2 pts); Jorge Pacheco (2pts); Luís Moreira; Luís Leal; Tiago Nunes (19 pts); André Garcês (9 pts); Diogo Santos (6 pts). Treinador: Filipe Ferreira Treinador Adj: José Fernandes Seccionista: Jorge Pacheco.





SENIORES FEMININOS – Muito Perto do Triunfo.
(Lousada A.C. / Melom 57 – G.D.E.S.S.A. 63)
A equipa de Seniores Femininos do Lousada A.C., na receção ao G.D.E.S.S.A. Barreiro, equipa com aspirações na disputa do título nacional, realizou uma boa exibição, lutando sempre de igual para igual.
 Jogo bem disputado, emocionante e agradável de seguir até final, entre duas equipas que procuraram sempre a vitória até ao limite e onde o equilíbrio no marcador foi uma constante.
1º período de domínio do L.A.C. (parcial favorável de 19-12), resultante de uma boa dinâmica ofensiva e do bom trabalho defensivo.
2º período de vantagem por parte da equipa forasteira, com quebra do Lousada no plano defensivo (parcial de 10-20). Resultado de 29-32 ao intervalo.
 3º período de grande equilíbrio entre as duas equipas (aliás comprovado pelo resultado parcial 14-14).
No 4º e último período, com o resultado em 43-46, assistiu-se a um ligeiro ascendente da equipa do GESSA, que acabou por ser mais feliz (parcial de 14-17) e vencer na parte final do encontro.
Tiro exterior longo muito bom (14/8 - 57%), baixa percentagem de lançamento curto/médio (36/13 - 36,1%) e média percentagem de lançamentos-livres (15/10 - 67%) na equipa do L.A.C. Jogo em que o L.A.C. registou 21 Perdas de bola.
Apesar da vitória ter escapado neste jogo, o L.A.C. continuará a lutar nos últimos 3 jogos da Liga Feminina, por um lugar entre os 8 primeiros classificados desta exigente competição.







 Jogo em que os mais jovens atletas de Minibasquete do Lousada A.C. contribuíram para engrandecer o espetáculo, interagindo na perfeição com a equipa Sénior, acompanhando individualmente as atletas na apresentação da equipa, e demonstrando as suas habilidades e aprendizagens nos intervalos e descontos de tempo do jogo. Parabéns, também, a todos os Minis do L.A.C.!



Jogaram pelo Lousada A.C./ Melom: Nanci Barbosa – (2/0), 1 Ress; Francisca Braga – 15 pontos (9/5), 4 Ress, 2 Ass; Stefanie Gilbreath – 16 pontos (14/6), 5 ress, 3 Rb; Diana Ferreira – (2/0); Alexandra Malheiro; Ana Perdigão; Raquel Soares – 7 pontos (6/3), 7 Ress, 8 Ass; Elisabete Neto; C. Patrícia Ribeiro; Elisa, Beagle – 17 pts (13/05), 15 Ress; Helena Costa – 2 pontos (4/1), 2 Ress, 2 Ass. Treinador: Raul Santos; Treinador Adjunto: Hugo Sousa; Seccionista: Raul Braga.




JUNIORES B MASCULINOS – Derrota na Receção ao Braga.
(Lousada A.C. 45 – S.C. Braga 67)
Na receção ao S.C Braga, os juniores do Lousada perderam o jogo, cometendo muitos erros defensivos e ofensivamente nem sempre com boas decisões.
Apenas durante o 2º período, conseguimos realizar uma exibição próxima das nossas capacidades, com uma melhor entrega e com mais sentido coletivo em ataque.
Na 2ª parte, a equipa perdeu atitude, desconcentrou-se na defesa (com muitos erros na defesa ao jogador com e sem bola), revelando ainda pouca capacidade em ressaltar.
Esperava-se uma reação, mas tal não aconteceu, o S.C Braga foi mantendo superioridade, e foi com naturalidade que venceu o jogo.
Sabemos que podemos fazer muito melhor do que conseguimos neste jogo, mas para tal a nossa atitude, concentração e vontade têm que ser claramente diferentes. Vamos continuar a trabalhar!
Resultados parciais: 14-22; 13-12; 12-18; 06-15.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: Bruno Lacerda (14 pontos), Fábio Ferreira, Daniel Moreira, Vasco Cunha (12 pontos), Luís Teixeira, Leonardo Rafael (2 pontos), João Sousa (10 Pontos), José Ferreira, José Coelho (4 pontos) e João Ventuzelos (2 pontos). Treinador: Prof. Tony Pedro e Seccionista: Aida Silva




CADETES FEMININOS - Desacerto Ofensivo.
(Lousada A.C. / Unit Energy 21 – S.C. Coimbrões B 37)
             As Cadetes Femininas do Lousada A.C. na receção ao Coimbrões B estiveram em dia de total desacerto ofensivo e por via desse facto raramente conseguiram entrar na discussão da vitória.
            As nossas jovens no plano defensivo conseguiram, à exceção do capítulo do ressalto defensivo, cumprir de forma satisfatória com as suas tarefas. No entanto, ofensivamente foi uma tarde para esquecer, com lançamento em 1x0 (após roubo de bola e interceções) falhados de forma inexplicável, com uma baixa percentagem de eficácia nos lançamentos curtos e com diversos turnovers displicentes não forçados pelo adversário.
            No 1º período (parcial de 4-5) e 2º período (parcial de 9-10), apesar de ser já notória a nossa ineficácia ofensiva, o jogo ainda chegou equilibrado ao intervalo (Lousada A.C. 13 – Coimbrões B 15). No início da 2ª parte revelamo-nos totalmente ineficazes e displicentes ofensivamente, o que nos fez perceber que dificilmente seria o “nosso dia” e como tal, traçamos outros objectivos até final do jogo, muito mais formativos do que competitivos (parcial de 3-14 no 3º período e de 5-8 no 4º período).
            As atletas estão conscientes da solução para as dificuldades apresentadas, aproveitar ao máximo cada treino para evoluir, aprender, corrigir e melhorar todos os aspetos do jogo.
            Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: A. Rita Silva (3 pontos), Marta Silva, A. Catarina Machado, Mariana Coelho (2 pontos), Jéssica Lopes (2 pontos), Bruna Ferreira (8 pontos), P. Salomé Silva, M. Raquel Carvalhinho, Bruna A. Pinto (6 pontos), Beatriz Teixeira, A. Cristina Silva, Clara Fernandes. Treinador: Prof. Hugo Sousa, Seccionista: Manuel Silva, Diretor: Fernando Coelho.




INICIADOS MASCULINOS – Derrota na Receção ao Líder.
(Lousada A.C. 30 – A.C. Alfenense 52)
Na recepção ao Alfenense, equipa que lidera o grupo, a equipa de iniciados saiu derrotada.
A nossa equipa apesar da derrota demonstrou uma boa atitude em todo o jogo. Com uma boa defesa, a selecionar bem os lançamentos, com boas transições defesa-ataque e com bom sentido de jogo coletivo.
Um agradecimento aos pais que mais uma vez nos brindaram com o seu magnífico apoio.

Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Rui Oliveira (4 pts); Carlos Oliveira; Rafael Freitas; Renato Teixeira (5 pts); Gonçalo Sousa; Leandro Carvalho (8 pts); Marco Lopes; José Silva (9 pts); Joao Pinto (4 pts). Treinador: Filipe Ferreira Treinador Adj: José Fernandes Seccionista: Paula Carvalho. 

quarta-feira, 12 de março de 2014

Notícias do Fim de Semana de 8 e 9 Março 2014.

INICIADOS FEMININOS – Vitória Merecida.
(G.D. Bolacesto 38 - Lousada A.C. 51)
Na deslocação a Vila Nova de Gaia para defrontar a equipa do Bolacesto, a equipa de Iniciados Femininos do Lousada A.C. (FOTO EM ANEXO) entrou em jogo com grande desacerto defensivo. Falhamos algumas vezes lançamentos na passada isoladas, bem como lançamentos fáceis perto do cesto. Parcial de 11-4 no 1º período.
A entrada no 2º período já foi com outra postura, estivemos bem melhor e mais produtivas nas investidas ofensivas, grande parte fruto do 1x1. Defensivamente estivemos desconcentradas em alguns momentos pois não estivemos rigorosas no posicionamento defensivo algo que o adversário aproveitou. Parcial de 11-19 no 2º período.
Ao longo de toda a 2ª parte, melhoramos nos aspectos defensivos e apesar de por vezes existir alguma confusão ofensiva e de termos perdido algumas posses de bola, gerimos bem o jogo durante ambos os períodos. Parciais de 7-15 no 3º período e de 9-13 no 4º período.
Durante a semana vamos continuar a trabalhar para a contínua evolução, sempre a pensar nas melhorias técnicas e tácticas desta equipa!
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Catarina Madureira (5 pontos), Ana Sofia Cunha (18 pontos), Ana Rita Caldas (12 pontos), Sofia Garcia (3 pontos), Marta Nunes (7 pontos), Cátia Silva, Francisca Monteiro (2 pontos), Bárbara Cunha, Clara Ferreira (2 pontos), Lara Ferreira, Cláudia Mendes (2 pontos), Maria Fresco. Treinadora: Regina Mota; Treinadoras Adjuntas: Diana Ferreira, Helena Ferreira e Maria L. Marques.








JUNIORES FEMININOS – Vitória Justa.
(C.D. José Régio 53 - Lousada A.C. / N.V.E.59)
Após um 1º período em que o Lousada entrou muito forte defensivamente, e onde, ofensivamente tudo funcionou quase na perfeição, seguiram-se dois períodos onde a equipa de Vila do Conde esteve melhor, e onde o LAC encontrou dificuldades em termos de percentagem de concretização.
No quarto e último período o LAC regressou a uma percentagem mais alta de concretização, esteve mais consistente defensivamente acabando por vencer justamente, na parte final do encontro, mantendo-se assim na corrida para disputar o acesso à final do inter - associações.
1ºperíodo 9–25; 2º período 20–8; 3º período 10–6; 4º período 14-20.
Estatística Individual: Ana perdigão – 18 pontos, 3 Ass; Patricia Ribeiro – 9 pontos, 4 Ress, 3 Ass; Alexandra Malheiro – 4 pontos, 7 ress, 3 Ass, 1 Rb; Cátia Dias – 13 pontos, 4 Ress, 1 Ass, 1 Dl, 1 Rb; Elisabeta Neto – 11 pontos, 2 Ress; Catarina André – 4 pontos 11 Ress; Jéssica Magalhães – 1 Ress; Inês Viva e Marta Silva. Treinador: Raul Santos; Seccionista: João Viva.




JUNIORES B MASCULINOS – Derrota no CLIP.
(C.L.I.P. 82 - Lousada A.C. 72)
A equipa de Juniores masculinos do Lousada AC, deslocou-se ao pavilhão do CLIP, perdendo o jogo.
A equipa de Lousada entrou mal na partida, sem agressividade, ofensivamente desorganizada e a não ter capacidade de controlar os ritmos do jogo.
Por sua vez, a equipa do CLIP foi sempre superior em todos os parâmetros do jogo, conseguindo ao intervalo já uma pequena vantagem de 7 pontos (46-39).
Na 2ª parte, o Lousada voltou a entrar mal. Tivemos muitas dificuldades na defesa ao portador da bola. Sofremos demasiados pontos, baixamos a nossa prestação nos ressaltos e fomos menos colectivos no ataque, acabando por perder o jogo com toda a justiça. Vamos continuar a trabalhar!
Resultados parciais: 22-23; 24-16; 15-16; 21-17.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: Bruno Lacerda (17 pontos), Fábio Ferreira, Daniel Moreira, Vasco Cunha (6 pontos), Luís Teixeira, Leonardo Rafael (2 pontos), João Sousa (35 Pontos), Felisberto Silva, José Ferreira (2 pontos), José Coelho (2 pontos) e João Ventuzelos (8 pontos). Treinador: Prof. Tony Pedro e Seccionista: Aida Silva.




JUNIORES FEMININOS – Triunfo Escapa em Guifões.
(Guifões S.C. 57 - Lousada A.C. / N.V.E. 52)
Após um 1º período em que o Lousada sofreu demasiados pontos na sua transição defensiva, passou a apostar numa defesa zona 2x3, melhorando o seu desempenho defensivo, e, ofensivamente foi capaz de tirar dividendos de situações de contra–ataque e de transição ofensiva.
O 2º e 3º períodos foram de ascendente da equipa de Lousada, mas, no 4º e decisivo período, o LAC voltou a revelar dificuldades defensivas, permitindo demasiadas penetrações com cesto convertido da equipa do Guifões

Resultados parciais: 1ºperíodo 16–10; 2º período 9 –12; 3º período 15–19; 4º período 17-11.
Estatística Individual: Ana perdigão – 13 pontos, 1 Ress; Patricia Ribeiro – 6 pontos, 2 Ress, 1 Ass; Alexandra Malheiro – 5 pontos, 5 ress; Cátia Dias – 4 pontos, 4 Ress, 1 Dl; Elisabeta Neto – 18 pontos, 1 Rb; Catarina André – 7 Ress, 1 Ass; Jessica Magalhães – 6 pontos, 1 Ress; Inês Viva – 10 Ress, 1 ass e Marta Silva – 4 Ress. Treinador: Raul Santos; seccionista: João Viva.




CADETES MASCULINOS – Boa 2ª Parte foi Insuficiente.
(Maia B.C. B 61 - Lousada A.C. 50)       
Na deslocação à Maia a equipa dos cadetes não consegui levar de vencido a equipa local.
A nossa equipa não fez uma boa 1ª parte, com vários turnovers, alguns cestos fáceis falhados e com uma defesa muito apática.
Parciais: 1º Período 21-04 e 2º Período 16-12. 
Na 2ª parte e já com o marcador em 37-16 tentamos diminuir a desvantagem de 21 pontos e para isso tivemos de melhorar a nossa atitude defensiva, fomos mais aguerridos e a nossa eficácia em lançamentos de campo também foi maior, com estas melhorias conseguimos não só recuperar os 21 pontos como inclusivé passar para a frente no marcador. No entanto, nos últimos 3 minutos de jogo, com o cansaço de todos os atletas, levou a cometermos alguns erros e daí, infelizmente, a vitória não nos sorriu.
Parcial 3º período 07-23 e 4º período 17-11
Jogaram e marcaram pelo Lousada: Diogo Machado (8 pts); Filipe Magalhães; Leandro Carvalho (2 pts); Jorge Pacheco (10 pts); Luís Moreira; Tiago Nunes (10 pts); André Garcês (20 pts); Diogo Santos. Treinador: Filipe Ferreira Treinador Adj: José Fernandes Seccionista: Jorge Pacheco.




INICIADOS MASCULINOS – Vitória da Equipa Mais Esforçada.
(Lousada A.C. 37 - G.D. Bolacesto B 45)
No sábado a equipa de iniciados masculinos recebeu a equipa do Bolocesto B, saindo derrotada.
A nossa equipa foi incapaz de se sobrepor perante à equipa adversária, com muitas perdas de bola, muitos lançamentos falhados, desconcentrados e com falta de garra e atitude.
Foi notório mais uma vez neste jogo, que quando não se treina e quando não se tem vontade e garra no que se faz, muito dificilmente colheremos bons frutos.
Parciais: 1º período 13-14; 2º Período 06-17; 3º período 08-07; 4º Período 10-07.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Afonso Pacheco (1 pt); Rui Oliveira; Carlos Oliveira (1 pt); Rafael Freitas; Renato Teixeira (2 pts); Gonçalo Sousa (2 pts); Francisco Nunes (2 pts); Leandro Carvalho (7 pts); Marco Lopes (4 pts); José Silva (14 pts); Joao Pinto (4 pts); Vítor Nunes. Treinador: Filipe Ferreira Treinador Adj: José Fernandes Seccionista: Paula Carvalho.




CADETES FEMININOS – Prestação Condicionada.
(U.A.A. Aroso 71 - Lousada A.C. / Unit Energy 22)
             Na deslocação ao Aroso, a equipa de Cadetes Femininos apresentou-se muito condicionada (apenas com 8 atletas), devido a lesões e outros impedimentos. Como tal, raramente conseguimos impor o ritmo de jogo desejado e a rotação de atletas. Para complicar ainda mais a nossa tarefa, a lesão de uma atleta e a indisposição de outra, no decorrer do jogo, deixaram-nos apenas com 6 atletas disponíveis e ainda mais condicionados.
            A equipa da casa impôs sempre um ritmo de jogo elevado, com grande intensidade defensiva, à qual raramente nos conseguimos adaptar e, como tal, a diferença pontual foi-se naturalmente avolumando.
            Apesar de todas as dificuldades, de realçar a boa atitude e empenho das nossas jovens.
            Resultados Parciais: 1º período 14-6; 2º período 15-4; 3º período 21-4 e 4º período 21-8.

            Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: A. Rita Silva (4 pontos), A. Catarina Machado (4 pontos), Marta Nunes (2 pontos), P. Salomé Silva (2 pontos), Bruna A. Pinto (8 pontos), Beatriz Teixeira, A. Cristina Silva, Clara Fernandes (2 pontos). Treinador: Prof. Hugo Sousa, Treinador Adjunto: Filipe Neto, Seccionista: Fernando Coelho.

terça-feira, 4 de março de 2014

Notícias do Fim de Semana de 1 e 2 Março 2014




12 HORAS DE MINIBASQUETE EM LOUSADA – Sucesso a Todos os Níveis.
Neste fim-de-semana Lousada foi o palco de um grande evento do panorama basquetebolístico nacional - 12 Horas de Minibasquete, numa organização conjunta da Associação de Basquetebol do Porto, Federação Portuguesa de Basquetebol, Comité Nacional de Minibasquete, Lousada A.C. e Câmara Municipal de Lousada.

Nesta atividade participaram equipas dos três escalões de Minibasquete (Mini 8 – atletas nascidos em 2006 e 2007; Mini 10 – nascidos em 2004 e 2005; e Mini 12 – nascidos em 2002 e 2003).
Os jogos decorreram, ininterruptamente, em 4 Campos de Minibasquete (2 campos no Pavilhão Municipal de Lousada e outros 2 no Pavilhão da Escola E.B. 2,3 de Nogueira), das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30, nos dias 1 e 2 Março. Os jogos de Mini 12 decorreram no Sábado, ao passo que os de Mini 8 e 10 no Domingo.
Estiveram presentes 80 equipas, representando aproximadamente 40 clubes (todos os clubes da Associação de Basquetebol do Porto marcaram presença, tendo também participado clubes das Associações de Basquetebol de Aveiro, Viana do Castelo, Braga, Bragança e Vila Real), que realizaram uma autêntica maratona de minibasquete com a realização de 92 jogos.

 Estes dois dias de grande animação e diversão contaram com a participaram de cerca de 800 atletas.

A atividade contou, também, com a colaboração de estagiários do curso TAGD da Escola EB 2,3 Nogueira e de árbitros estagiários da Associação de Basquetebol do Porto, que prestaram um importante apoio na logística do evento.
O Lousada A.C. participou com uma equipa de Mini 12 e outra de Mini 10 (FOTOS EM ANEXO), revelando sempre, todos estes jovens atletas, grande alegria e empenho, demonstrando as suas habilidades e uma boa evolução.
Todos os atletas participantes, equipas, juízes e staff organizativo estão de parabéns pelo seu desempenho neste evento, contribuindo para o agradável fim-de-semana de basquetebol e para o sucesso da atividade a todos os níveis, constituindo incontornavelmente mais uma forma de promoção desta espetacular modalidade e do Concelho de Lousada.









SENIORES FEMININOS – Derrota em Algés.
(S. Algés D. 83 - Lousada A.C. / Melom 63)
A equipa de Seniores Femininos do Lousada A.C. / Melom deslocou-se a Algés, num jogo com o adversário direto na disputa por um lugar nos playoffs da Liga Feminina. Na reta final do campeonato (faltam agora 4 jogos), a equipa do LAC continua na luta por um lugar nos playoffs.
No 1º período assistiu-se a um início forte da equipa do Lousada, com muita intensidade defensiva e fofensiva, terminando os primeiros 10 minutos a vencer justamente por 20-22.
O 2º período foi mais difícil, em que a percentagem de tiro caiu e o numero de perdas de bola subiu (parcial de 21-11 no 2º período). Mas, no entanto, ao intervalo, a diferença pontual era de apenas 8 pontos (41-33), pelo que o L.A.C. se mantinha na disputa da vitória.
O L.A.C. iniciou forte a 2ª parte, aproximando-se do Algés logo nos minutos iniciais (43-37). Infelizmente a 2ª parte foi de crescendo para a equipa do Algés, que através da sua defesa e pressão a campo inteiro, mais agressiva, conseguiu interferir nos processos ofensivos da equipa de Lousada, provocar um maior número de perdas de bola e assim marcar mais pontos de contra-ataque (a equipa do Algés marcou 23 pontos contra 7 da equipa de Lousada em pontos de perdas de bola, e aí residiu principalmente a diferença final no marcado e no próprio jogo). Parcial do 3º Período 26–20 e do 4º Período 16-10.
Grande atitude, entrega e determinação das atletas do Lousada A.C., que dignificaram e muito bem as cores da nossa equipa e do nosso concelho, contra uma equipa que é campeã nacional, com uma estrutura profissional, e que será de certeza uma das grandes candidatas ao título.
Neste momento, as equipas do Lousada e do Algés têm o mesmo número de vitórias (seis), no entanto o Algés leva vantagem no confronto direto, pois perdeu no jogo em Lousada por 7 pontos e venceu em casa por 20 pontos. De qualquer modo, ainda faltam quatro jogos para o final do campeonato, e o L.A.C. certamente irá deixar tudo em campo para continuar a lutar por um lugar de acesso aos playoffs.
Na equipa do L.A.C. razoável percentagem de tiro exterior longo, (14/4 - 29%), regular percentagem de lançamento curto/médio (33/13 - 39,4%) e baixa de lançamentos-livres (31/25 - 80%). 11 Perdas de bola.
Jogaram pelo Lousada A.C./ Melom: Nanci Barbosa – 10 pontos (10/4), 4 Ress, 1 Rb; Francisca Braga – 9 pontos (7/3), 1 Ass, 2 ress; Stefanie Gilbreath – 20 pontos (13/04), 6 Ress, 1 Ass; Diana Ferreira – 3 pontos (2/1); Ana Perdigão, Raquel Soares – 6 pontos (5/2), 2 Ass, 3 Ress; C. Patrícia Ribeiro; Elisa Beagle – 15 pts (9/3), 6 Ress, 1 Ass; Helena Costa – 1 Ress; Ana Tenreiro – (1/0), 1 Ress; Alexandra Malheiro e Elisabete Neto. Treinador: Raul Santos; Treinador Adjunto: Hugo Sousa; Seccionista: Raul Braga.







JUNIORES B MASCULINOS – Boa Atitude Apesar da Derrota.
(F.C. Gaia 78 - Lousada A.C. 66)
A equipa de Juniores do Lousada A.C. iniciou bem o jogo, concentrada, com boa organização defensiva, no entanto já no final do período, cometeu alguns erros que foram fatais, levando a equipa da casa a vencer o 1º período por 17-11.
No 2º período, o Lousada entrou melhor, estava com boa capacidade defensiva e ofensivamente a tomar boas decisões, conseguindo recuperar e chegar ao intervalo com desvantagem de apenas 2 pontos (40-38).
No 3º período, o Lousada tinha que manter-se agressivo, com boas dinâmicas coletivas, mas tal não aconteceu. A equipa nem sempre seleccionou bem o lançamento e teve algumas dificuldades no ressalto.
Chegava o 4º período, o Lousada voltou a reagir, proporcionando mesmo bons momentos de basquetebol. No entanto, apesar do esforço e do empenho dos jogadores do Lousada, a equipa do Gaia controlava os ritmos do jogo, acabando por vencê-lo com toda a justiça.
Por último, elogiar novamente a atitude da equipa e do esforço realizado neste jogo, que tudo fez para contrariar o favoritismo da equipa adversária. Parabéns! Vamos continuar a trabalhar.
Resultados parciais: 17-11; 23-27; 23-09; 15-19.

Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: Bruno Lacerda (22 pontos), Daniel Moreira (2 pontos), Vasco Cunha (5 pontos), Luís Teixeira (3 pontos), João Sousa (24 Pontos), Felisberto Silva (4 pontos), José Ferreira, José Coelho e João Ventuzelos (6 pontos). Treinador: Prof. Tony Pedro e Seccionista: Aida Silva.