segunda-feira, 4 de junho de 2012

SENIORES FEMININOS – Campeãs Nacionais da 1ª Divisão.




A equipa de Seniores Femininos do L.A.C./MELOM Naturance (FOTO EM ANEXO) sagrou-se Campeã Nacional da 1ª Divisão, ao alcançar, neste fim-de-semana, duas vitórias consecutivas sobre a Ovarense.


O Lousada partia para este fim-de-semana em desvantagem na eliminatória (1-2) e sabia que tinha que vencer os dois jogos para conquistar o título.
Em dois jogos carregados de emoção, o L.A.C., demonstrando uma excelente atitude e determinação, foi no Sábado vencer a Ovar (64-72) e no Domingo, em casa, após 2 prolongamentos, garantiu o título (77-71), num Pavilhão Municipal de Lousada com uma moldura humana fantástica, que vibrou e criou um ambiente espetacular de apoio à equipa.
De destacar, que este é já o 2º Título Nacional do Lousada A.C., depois de em 2007/08 ter conquistado o Campeonato Nacional da 2ª Divisão. Agora, passadas 4 épocas, arrecada o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o que para um clube com uma ainda curta existência (fundado em 1999) é sem dúvida notável.
Acrescenta-se a dinâmica, vivacidade e juventude que o L.A.C. evidencia, vivendo o Basquetebol de forma entusiástica, como ficou bem patente em todo o ambiente de apoio ao longo deste Play-off.


(A.D. Ovarense 64 - L.A.C. / MELOM Naturance 72)
O 4º jogo desta Final em Ovar, assumia particular importância, pois uma vitória da Ovarense decidia logo ali o campeão.
O Lousada começou o jogo muito ansioso, com pouca intensidade defensiva e muito “preso” nos seus movimentos ofensivos. Assim, no final do 1º período a Ovarense vencia por 14-8.
No 2º período, apesar de alguma melhoria do L.A.C., o sinal mais continuava a pertencer às vareiras, que voltaram a vencer o parcial por 19-15, chegando, com justiça, ao intervalo na liderança (33-23).


Ao intervalo, o Lousada refletiu e sabia que a prestação defensiva tinha forçosamente que melhorar, assim como, a capacidade de leitura e aproveitamento das vantagens face à defesa zonal da Ovarense. Assim sucedeu, com o L.A.C. a entrar na 2ª parte com grande atitude e determinação, fazendo um parcial favorável de 0-6, em apenas 1 minuto e 30 segundos, que “obrigou” a Ovarense a pedir de imediato um desconto de tempo para alterar a sua defesa.
O jogo prosseguiu sempre com sinal mais do Lousada, que embalado pelo fantástico apoio de cerca de uma centena de fervorosos adeptos, encostou-se no marcador no final do 3º período (50-49).
No 4º período, o L.A.C. mantendo uma exibição muito personalizada, segura e eficaz, arrancou para uns 10 minutos finais de grande nível (parcial de 14-23), que valeram um justo e merecido triunfo, num recinto em que não é fácil vencer e ultrapassando a pressão de não ter qualquer margem de erro.


De destacar a grande falange de apoio que se deslocou a Ovar e apoiou incondicionalmente a equipa, fazendo com que as atletas se sentissem em casa.


Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Joana Salselas, Nanci Barbosa (21 pontos), Ana Maria C. (3 pontos), Jordan Greenleaf (13 pontos), Sílvia Xavier (6 pontos), Diana Mendes, Ana Moura, Ree Browne (14 pontos), Letícia Fonseca (6 pontos), Diana Ferreira e Elsa Lima (9 pontos). Treinador: Prof. Hugo Sousa; Treinador Adjunto: Pedro Santos; Seccionista: Adelina Freitas; Director: António Sousa.


(L.A.C. / MELOM Naturance 77 – A.D. Ovarense 71)
Este 5º jogo da Final do Play-off, tratava-se de uma verdadeira finalíssima. Num Pavilhão Municipal de Lousada a “rebentar pelas costuras”, com um ambiente fantástico de apoio às equipas, com natural supremacia para a equipa do L.A.C., reuniram-se todas as condições para um grande jogo de basquetebol, numa excelente promoção da modalidade.

O jogo foi frenético, emocionante e impróprio para cardíacos. As visitantes começaram melhor, eficazes nos seus movimentos ofensivos e nos lançamentos. O Lousado cometendo vários turn-overs deixou fugir a Ovarense para 13-21 no final do 1º período.


No 2º parcial, o L.A.C. corrigiu a defesa, impôs maior ritmo nas transições e tomou as melhores opções ofensivas, dando a assim a volta ao marcador (parcial de 17-8 e resultado ao intervalo de 30-29).
Após o tempo de intervalo, o jogo seguiu equilibrado, mas com o Lousada a revelar-se muito perdulário da linha de lance-livre (13 falhados na partida), o que não permitia o distanciamento no marcador (parcial de 14-15 e resultado de 44-44 no final do 3º período).

No início do 4º período o L.A.C. corrigiu alguns aspetos no ataque à zona adversária e conseguiu distanciar-se para 6/8 pontos. No entanto, a Ovarense voltou a reagir e o jogo terminou empatado (60-60) no final do tempo regulamentar.
No 1º prolongamento, mais do mesmo, com as equipas a jogarem com muito coração e algo precipitadas. Registou-se um baixo parcial (5-5) e novo empate ao fim de 5 minutos (resultado de 65-65), pelo que era necessário disputar novo tempo extra.
No 2º prolongamento, a ansiedade, as emoções e o cansaço já se faziam sentir. No entanto, o L.A.C. embalado pelos seus fantásticos adeptos começou logo muito bem este novo tempo extra, com 2 roubos de bola que valeram 2 contra-ataques e o distanciamento para 4 pontos.
A Ovarense tentava reagir, mas o Lousada estava determinado e ia paulatinamente dilatando a vantagem (chegou a ser de 8 pontos). A Ovarense arriscou na defesa e recorreu às faltas, mas aí o L.A.C. esteve sempre seguro na transição e no aproveitamento dos lances-livres, garantindo um triunfo muito sofrido, mas que acaba por ser merecido.
No final do jogo a euforia e os calorosos festejos da equipa em plena interação com os seus apoiantes foi espetacular, numa demonstração clara de união da família do Lousada A.C. e do “Orgulho em ser Lousada”.


Seguiu-se a cerimónia de entrega do Troféu, fazendo-se honra aos vencedores e aos vencidos, que dignificaram o Basquetebol em 5 jogos muitos disputados, sempre com grande fair-play.


Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Joana Salselas, Nanci Barbosa (7 pontos), Ana Maria C. (3 pontos), Jordan Greenleaf (18 pontos), Sílvia Xavier (15 pontos), Diana Mendes, Ana Moura, Ree Browne (6 pontos), Letícia Fonseca (17 pontos), Diana Ferreira e Elsa Lima (11 pontos). Treinador: Prof. Hugo Sousa; Treinador Adjunto: Pedro Santos; Seccionista: Adelina Freitas; Director: António Sousa.

O Lousada A.C. encerra assim uma época histórica com o Título de Campeão Nacional da 1ª Divisão, que, também, ficou marcada pela presença na Final-four da Taça de Portugal, pela Subida à Liga Feminina e pelo 1º Lugar na Fase Regular do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
Época memorável, que toda a família do L.A.C. faz votos para que sirva de inspiração futura, não só para as Seniores Femininas, mas, também, para todos os seus outros escalões.




Sem comentários: