terça-feira, 4 de março de 2014

Notícias do Fim de Semana de 1 e 2 Março 2014




12 HORAS DE MINIBASQUETE EM LOUSADA – Sucesso a Todos os Níveis.
Neste fim-de-semana Lousada foi o palco de um grande evento do panorama basquetebolístico nacional - 12 Horas de Minibasquete, numa organização conjunta da Associação de Basquetebol do Porto, Federação Portuguesa de Basquetebol, Comité Nacional de Minibasquete, Lousada A.C. e Câmara Municipal de Lousada.

Nesta atividade participaram equipas dos três escalões de Minibasquete (Mini 8 – atletas nascidos em 2006 e 2007; Mini 10 – nascidos em 2004 e 2005; e Mini 12 – nascidos em 2002 e 2003).
Os jogos decorreram, ininterruptamente, em 4 Campos de Minibasquete (2 campos no Pavilhão Municipal de Lousada e outros 2 no Pavilhão da Escola E.B. 2,3 de Nogueira), das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30, nos dias 1 e 2 Março. Os jogos de Mini 12 decorreram no Sábado, ao passo que os de Mini 8 e 10 no Domingo.
Estiveram presentes 80 equipas, representando aproximadamente 40 clubes (todos os clubes da Associação de Basquetebol do Porto marcaram presença, tendo também participado clubes das Associações de Basquetebol de Aveiro, Viana do Castelo, Braga, Bragança e Vila Real), que realizaram uma autêntica maratona de minibasquete com a realização de 92 jogos.

 Estes dois dias de grande animação e diversão contaram com a participaram de cerca de 800 atletas.

A atividade contou, também, com a colaboração de estagiários do curso TAGD da Escola EB 2,3 Nogueira e de árbitros estagiários da Associação de Basquetebol do Porto, que prestaram um importante apoio na logística do evento.
O Lousada A.C. participou com uma equipa de Mini 12 e outra de Mini 10 (FOTOS EM ANEXO), revelando sempre, todos estes jovens atletas, grande alegria e empenho, demonstrando as suas habilidades e uma boa evolução.
Todos os atletas participantes, equipas, juízes e staff organizativo estão de parabéns pelo seu desempenho neste evento, contribuindo para o agradável fim-de-semana de basquetebol e para o sucesso da atividade a todos os níveis, constituindo incontornavelmente mais uma forma de promoção desta espetacular modalidade e do Concelho de Lousada.









SENIORES FEMININOS – Derrota em Algés.
(S. Algés D. 83 - Lousada A.C. / Melom 63)
A equipa de Seniores Femininos do Lousada A.C. / Melom deslocou-se a Algés, num jogo com o adversário direto na disputa por um lugar nos playoffs da Liga Feminina. Na reta final do campeonato (faltam agora 4 jogos), a equipa do LAC continua na luta por um lugar nos playoffs.
No 1º período assistiu-se a um início forte da equipa do Lousada, com muita intensidade defensiva e fofensiva, terminando os primeiros 10 minutos a vencer justamente por 20-22.
O 2º período foi mais difícil, em que a percentagem de tiro caiu e o numero de perdas de bola subiu (parcial de 21-11 no 2º período). Mas, no entanto, ao intervalo, a diferença pontual era de apenas 8 pontos (41-33), pelo que o L.A.C. se mantinha na disputa da vitória.
O L.A.C. iniciou forte a 2ª parte, aproximando-se do Algés logo nos minutos iniciais (43-37). Infelizmente a 2ª parte foi de crescendo para a equipa do Algés, que através da sua defesa e pressão a campo inteiro, mais agressiva, conseguiu interferir nos processos ofensivos da equipa de Lousada, provocar um maior número de perdas de bola e assim marcar mais pontos de contra-ataque (a equipa do Algés marcou 23 pontos contra 7 da equipa de Lousada em pontos de perdas de bola, e aí residiu principalmente a diferença final no marcado e no próprio jogo). Parcial do 3º Período 26–20 e do 4º Período 16-10.
Grande atitude, entrega e determinação das atletas do Lousada A.C., que dignificaram e muito bem as cores da nossa equipa e do nosso concelho, contra uma equipa que é campeã nacional, com uma estrutura profissional, e que será de certeza uma das grandes candidatas ao título.
Neste momento, as equipas do Lousada e do Algés têm o mesmo número de vitórias (seis), no entanto o Algés leva vantagem no confronto direto, pois perdeu no jogo em Lousada por 7 pontos e venceu em casa por 20 pontos. De qualquer modo, ainda faltam quatro jogos para o final do campeonato, e o L.A.C. certamente irá deixar tudo em campo para continuar a lutar por um lugar de acesso aos playoffs.
Na equipa do L.A.C. razoável percentagem de tiro exterior longo, (14/4 - 29%), regular percentagem de lançamento curto/médio (33/13 - 39,4%) e baixa de lançamentos-livres (31/25 - 80%). 11 Perdas de bola.
Jogaram pelo Lousada A.C./ Melom: Nanci Barbosa – 10 pontos (10/4), 4 Ress, 1 Rb; Francisca Braga – 9 pontos (7/3), 1 Ass, 2 ress; Stefanie Gilbreath – 20 pontos (13/04), 6 Ress, 1 Ass; Diana Ferreira – 3 pontos (2/1); Ana Perdigão, Raquel Soares – 6 pontos (5/2), 2 Ass, 3 Ress; C. Patrícia Ribeiro; Elisa Beagle – 15 pts (9/3), 6 Ress, 1 Ass; Helena Costa – 1 Ress; Ana Tenreiro – (1/0), 1 Ress; Alexandra Malheiro e Elisabete Neto. Treinador: Raul Santos; Treinador Adjunto: Hugo Sousa; Seccionista: Raul Braga.







JUNIORES B MASCULINOS – Boa Atitude Apesar da Derrota.
(F.C. Gaia 78 - Lousada A.C. 66)
A equipa de Juniores do Lousada A.C. iniciou bem o jogo, concentrada, com boa organização defensiva, no entanto já no final do período, cometeu alguns erros que foram fatais, levando a equipa da casa a vencer o 1º período por 17-11.
No 2º período, o Lousada entrou melhor, estava com boa capacidade defensiva e ofensivamente a tomar boas decisões, conseguindo recuperar e chegar ao intervalo com desvantagem de apenas 2 pontos (40-38).
No 3º período, o Lousada tinha que manter-se agressivo, com boas dinâmicas coletivas, mas tal não aconteceu. A equipa nem sempre seleccionou bem o lançamento e teve algumas dificuldades no ressalto.
Chegava o 4º período, o Lousada voltou a reagir, proporcionando mesmo bons momentos de basquetebol. No entanto, apesar do esforço e do empenho dos jogadores do Lousada, a equipa do Gaia controlava os ritmos do jogo, acabando por vencê-lo com toda a justiça.
Por último, elogiar novamente a atitude da equipa e do esforço realizado neste jogo, que tudo fez para contrariar o favoritismo da equipa adversária. Parabéns! Vamos continuar a trabalhar.
Resultados parciais: 17-11; 23-27; 23-09; 15-19.

Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: Bruno Lacerda (22 pontos), Daniel Moreira (2 pontos), Vasco Cunha (5 pontos), Luís Teixeira (3 pontos), João Sousa (24 Pontos), Felisberto Silva (4 pontos), José Ferreira, José Coelho e João Ventuzelos (6 pontos). Treinador: Prof. Tony Pedro e Seccionista: Aida Silva.

Sem comentários: