terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Notícias do Fim de Semana de 1 e 2 Dezembro 2012


SENIORES FEMININOS – Vitória Expressiva frente à Ovarense.
(L.A.C. / MELOM 106 – A.D. Ovarense 67)
Em jogo referente à 9ª jornada da Liga Feminina o L.A.C. / MELOM (FOTO EM ANEXO), recebeu a equipa da Ovarense numa reedição da final da 1ª divisão da época passada. Num jogo entre as duas equipas recém-promovidas à principal divisão do basquetebol feminino, a pressão era grande, devido ao facto de ambas as equipas ainda não registarem qualquer vitória até ao momento.


O L.A.C. encarou com naturalidade a responsabilidade do jogo desde o 1º minuto, sendo óbvio a enorme concentração e vontade de todas as atletas em obter a tão desejada 1ª vitória.
Com muito rigor no capítulo defensivo, retirando do jogo os fortes bases adversários e sendo inteligentes na procura das vantagens interiores na tabela adversária, o L.A.C. cedo deu sinal ao adversário e ao numeroso e incansável público presente, que não iria deixar fugir o jogo.
No 1º período o marcador já indicava uma vantagem de 29-15, chegando o resultado ao intervalo em 54-39.


No 3º período a equipa não baixou a toada do jogo, certificando-se com um parcial de 26-11 que a vitória não mais fugiria.
Destaque para a clarividência com que a equipa esteve no capítulo ofensivo tanto contra defesa individual como contra zona, reduzindo em muito o nº de turnovers efetuados e aumentando o nº de assistências em relação aos últimos jogos. Porém foi no rigor defensivo, na agressividade na tabela e nos elevados níveis de concentração patenteados durante os 40 minutos que estiveram as chaves da vitória.


Esperamos poder já no próximo fim-de-semana, com a mesma concentração, intensidade e inteligência obter mais uma vitória e para isso contamos, novamente, com o apoio contagiante do nosso público que nos empurrou para a vitória.


Obrigado a todos os fantásticos adeptos do L.A.C. que deram, uma vez mais, mostras do Orgulho em Ser Lousada.

Jogaram e marcaram pelo L.A.C./ MELOM.: Lakeshia Mosley (22 pontos) Nanci Barbosa (17 pontos), Francisca Braga (7 pontos), Joana Salselas, Sílvia Xavier (10 pontos), Diana Ferreira (2 pontos), Vanessa Soares (9 pontos), Tatiana Canário (4 pontos), Christina Dewitt (30 pontos), Liliana Biai, Elsa Lima (5 pontos), Treinador: Américo Santos; Treinador Adjunto: Hugo Sousa; Seccionista: Adelina Freitas.










INICIADOS MASCULINOS – Vitória em Valbom.
(Fides 34 - Lousada A.C. 42)
Os Iniciados Masculinos do Lousada deslocaram- se no passado sábado a Gondomar para defrontar a equipa do Fides, tendo obtido uma boa vitória. Foi uma entrada em grande dos jovens lousadenses, que quase não deixaram a equipa local “respirar”, com uma enorme atitude defensiva e a jogar em equipa, acabando este 1º período na frente por 1-11.
No 2º período a história inverteu-se, não sendo capazes de jogar ao nível do 1º período, estando apáticos e desconcentrados, pelo que sofremos 18 pontos e não fomos capazes de converter nenhum cesto, pelo que fomos para o intervalo a perder por 19-11.
Após o intervalo e com as correções necessárias efetuadas, realizamos uma enorme segunda parte. Passado apenas 2 minutos, no 3 período, já liderávamos a partida, fruto de uma defesa a todo campo muito aguerrida, de rápidos contra-ataques e de uma boa seleção de lançamentos. Assim, vencemos, com naturalidade, o 3º período por 4-18.
No último período o ritmo de jogo dos nossos atletas baixou um pouco, devido às diversas alterações que foram sendo efetuadas, mas de qualquer modo demonstramos o nosso valor e voltamos a vencer este parcial por 11-13.
Mais uma vez foi notória a entrega e o crescimento destes atletas a nível individual e coletivo. Desde já um agradecimento a todos os pais e amigos que tem apoiado os atletas e treinador desta jovem equipa e que, também, têm tido um papel fundamental no seu crescimento.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Diogo Machado (13 pts); Vítor Nunes; Gonçalo Carvalho (2 pts); Diogo Xavier (2 pts); Jorge Pacheco (14 pts); Leandro Carvalho; José Carvalho (2 pts); Miguel Magalhães; Carlos Oliveira; José Silva (9 pts); João Pinto; Luís Magalhães. Treinador: Filipe Ferreira; Seccionista: Cristina Pinto; Diretor: António Santos.









  JUNIORES FEMININOS – Perto do Triunfo.
(Lousada A.C./Gumus 53 – N.C.R. Valongo 60)
Ao receber a equipa do Valongo, entramos muito determinadas em campo e cheias de vontade em agarrar o jogo, especialmente no capítulo defensivo.
Começamos à frente no marcador, mas o período revelou-se muito equilibrado (parcial de 13 – 13 no 1º período).
No 2º período nada de relevante a registar, continuamos a assistir a um período muito equilibrado e com sucessivas alternâncias no marcador. Estivemos muito bem nos capitulo dos ressaltos, conseguimos praticamente anular o poderio do adversário (parcial de 12–14).
Com tudo em aberto, entramos no 3º período, com o adversário a alterar a sua estratégia defensiva. Depois da adaptação inicial, acertamos ofensivamente, e assistimos a um período em que estivemos muito bem nas leituras ofensivas e na escolha do melhor momento de lançar ao cesto (parcial de 16 – 14 no 3º período).
No derradeiro quarto, o equilíbrio manteve-se praticamente até ao fim. Tivemos atitudes infantis que nos penalizaram com faltas (uma delas técnica), que praticamente deitou por terra a nossa motivação e todo o nosso trabalho durante todo o jogo (parcial de 12–19 no 4º período).
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Carla Silva (5 pontos), Helena Ferreira (11 pontos), Catarina André (2 pontos), Alexandra Malheiro (6 pontos), Jéssica Magalhães, Cátia Dias (3 pontos), Marta Silva (3 pontos), Ana Rita Barbosa, C. Patrícia Ribeiro (8 pontos), Elisabete Neto (15 pontos). Treinadora: Regina Mota, Seccionistas: Isabel Coelho e Joaquim Barbosa.









CADETES FEMININOS – Evolução Notória.
(Lousada A.C. 50 – Guifões S.C. 64)
A equipa de Cadetes Femininos do Lousada A.C., na receção ao Guifões, apesar de não ter conseguido o triunfo, revelou uma notória evolução nos aspetos que têm vindo a ser alvo de maior atenção ao longo das sessões semanais de trabalho. Boa atitude, empenho, intensidade defensiva e saídas rápidas para contra-ataque caracterizaram o jogo das lousadenses.
O 1º período foi o melhor ao nível da concretização, mas também onde tivemos mais momentos de desconcentração defensiva, que ditaram o parcial com mais pontos sofridos (resultado parcial de 15-26).
No 2º período melhoramos a nossa concentração e fomos impondo o nosso jogo, chegando ao intervalo com o resultado em 27-39.
Reentramos na 2ª parte com grande atitude na defesa, intensidade nas transições e com grande sentido coletivo, chegando mesmo a conseguir encurtar a desvantagem para 6 pontos (parcial favorável do 3º período 12-10 e resultado de 39-49).
No último período, continuamos a lutar pela vitória, mas as adversárias souberam gerir bem a vantagem que trouxeram da 1ª parte.
Parabéns à equipa pela evolução e há que continuar a trabalhar para continuarmos a ser competitivos frente a todas as equipas desta série A da 1ª Divisão.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: A. Rita Machado, Bruna Ferreira (25 pontos), A. Vanessa Gonçalves (6 pontos), Joana Pinto (6 pontos), Jéssica Lopes, Joana Sofia F., Beatriz Sousa, Mara Vieira (6 pontos), Bruna A. Pinto (2 pontos), Beatriz Teixeira, A. Cristina Silva (3 pontos), Marta Fernandes (2 pontos). Treinador: Prof. Hugo Sousa. Seccionista: Manuel Silva.










JUNIORES B MASCULINOS – Mau 3º Período Dita Derrota.
(Lousada A.C. 38 – A.C. Alfenense 73)
Na 6ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão série B2 a nossa equipa recebeu o AC Alfenense, num jogo que já se adivinhava difícil. Tínhamos como objetivo discutir o jogo até ao final e entramos com boa atitude. Mais uma vez tivemos muitos problemas na defesa dos jogadores interiores da equipa contrária devido à sua elevada estatura.
Batemo-nos bem na 1ª parte saindo para o intervalo com uma desvantagem de 12 pontos. Após o intervalo a equipa entrou de forma aguerrida, colocando a desvantagem apenas a 6 pontos, mas sem que nada o fizesse prever, decidimos entrar no jogo da discussão com a equipa de arbitragem desconcentrando a equipa por completo.
O 3º período foi claramente o pior momento do jogo em que sofremos 31 pontos, deixando cair por terra o trabalho de recuperação que até ali tinha feito. A partir daqui nunca mais conseguimos encontrar o rumo certo, averbando assim a derrota.


Gostaríamos também de agradecer aos pais e familiares que nos acompanharam neste jogo.
Parciais: 1ºPeriodo 12-21; 2ºPeriodo 07-10; 3ºPeriodo 08-31; 4ºPeriodo 11-11.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: 4: Luís Cunha (1PT; 3RD; 2TRN); 6: Flávio Quintas (3PTS; 2TRN); 7: Pedro Moreira (3TRN); 9: Luís Coelho (14PTS; 3RD; 1RO; 4TRN); 11: João Sousa (10PTS; 3TRN); 13; Felisberto Silva (2PTS; 2RD; 2RO; 2TRN); 14: Diogo Sousa (2PTS; 7RD; 2RO; 1TRN); 15: Fábio Ferreira (2PTS; 4RD; 2RO). ESTATISTICA EQUIPA: L2PTS (6/38); L3PTS (5/14); LL (9/17). Treinador: Luís Leal. Estatística: Agostinho Sousa. Legenda: Pts (Pontos); RD (Ressaltos Defensivos); RO (Ressaltos Ofensivos); DL (Desarme Lançamento); RB (Roubo Bola); TRN (Turnovers).










LETÍCIA FONSECA e HUGO SOUSA – Distinguidos na Gala da A.B.P.
A atleta Letícia Fonseca e o treinador Hugo Sousa, ambos do Lousada A.C. (FOTO EM ANEXO) foram distinguidos na Gala da Associação de Basquetebol do Porto, que se realizou na passada 6ª feira (30 Novembro) no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos.
Letícia Fonseca foi distinguida como Atleta do Ano da Associação de Basquetebol do Porto, no escalão de Sub-19 Femininos, na época de 2011/2012.
Nesta mesma Gala, a Letícia Fonseca foi, também, distinguida pela sua 1ª Internacionalização ao serviço da Seleção Nacional de Sub-18 Femininos.
O Treinador e Diretor Técnico do Lousada A.C. – Hugo Sousa foi distinguido como Treinador do Ano de Competição da Associação de Basquetebol do Porto, na época de 2011/2012.
O Lousada A.C. envia as felicitações à sua atleta e treinador, desejando que ambos continuem a evoluir, a colecionar êxitos e que se mantenham, por muito anos, a colaborar no crescimento e afirmação do Basquetebol do L.A.C.










FEIRA DE S. MARTINO do L.A.C. Basquetebol – Animado Convívio com a Família Reunida.
A Secção de Basquetebol do Lousada A.C. realizou, no passado Domingo, na Avenida do Sr. Aflitos em Lousada a sua Feira de S. Martinho, com uma elevada participação da família do L.A.C. e dos lousadenses.
Foi um dia muito bem passado, com muita animação, convívio e interação da família do L.A.C., pelo que os objetivos foram inteiramente cumpridos.
A Família do L.A.C., desde atletas, familiares, amigos, diretores, seccionistas, treinadores e colaboradores, contribuíram de forma incansável na organização e dinamização deste evento, fazendo com que fosse um sucesso a todos os níveis.
Parabéns a Todos!

Sem comentários: