segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Notícias do Fim de Semana de 8 e 9 Dezembro 2012


SENIORES FEMININOS – Excelente Vitória na Receção ao Líder.
(L.A.C. / MELOM 63 – S. Algés D. 60)
Em jogo em atraso do campeonato da Liga Feminina (FOTO EM ANEXO), referente à 3ª jornada o Lousada A.C. / MELOM recebeu a equipa do Algés (campeão nacional em titulo, vencedor da supertaça e líder do campeonato desta época com apenas uma derrota até à data).
O jogo avizinhava-se extraordinariamente complicado para a nossa jovem e inexperiente equipa, aliado ainda ao facto de termos tido um jogo extremamente desgastante na noite anterior e às limitações físicas de diversas atletas. Porém, tínhamos a lição estudada, sabíamos quais os pontos fortes e fracos do adversário e como os deveríamos explorar e como queríamos rentabilizar os nossos pontos fortes.


Optando por uma defesa zona para contrariar o forte jogo ofensivo, baseado em penetrações do adversário, o L.A.C. foi conseguindo durante toda a 1ª parte estar perto do marcador.
Ao intervalo sentia-se que o adversário, com muitas mais responsabilidades no jogo, começava a sentir-se nervoso e incomodado. O resultado de 27-30 espelhava o equilíbrio patenteado no jogo durante toda a 1ª parte.


O início do 3º período revelou um adversário ainda mais agressivo, procurando forçar o ritmo ofensivo e conseguindo a espaços distanciar-se no marcador, porém nunca acima dos 10 pontos.
O Lousada mostrando um enorme crescimento a nível de maturidade, na escolha dos ritmos do jogo e equilíbrio emocional, para gerir os momentos menos positivos (que são naturais e acontecem em qualquer jogo de basquetebol), nunca se deixou enervar começando, à medida que o jogo se aproximava do final, a acreditar cada vez mais nas suas possibilidades de surpreender o basquetebol nacional e levar de vencido o poderoso campeã nacional.


Com cerca de 1,30 para o final do jogo, fruto de um excelente último período defensivo, concedendo apenas 9 pontos ao adversário, a equipa do L.A.C conseguiu pela primeira vez passar para a frente do marcador por 1 ponto, não permitindo mais nenhum ponto até final.
O resultado final de 63-60 demonstra todo o equilíbrio patenteado durante o jogo, um grande espetáculo de basquetebol, com duas excelentes equipas, totalmente empenhadas em obter a vitória.
Para a nossa equipa a certeza que estamos a crescer individual e coletivamente. É um processo que demora tempo e que continuaremos a percorrer, com momentos altos e baixos, mas certos de que o trabalho efetuado está a começar a dar frutos.


Jogaram e marcaram pelo L.A.C./ MELOM.: Lakeshia Mosley (24 pontos) Nanci Barbosa (6 pontos), Francisca Braga (7 pontos), Joana Salselas, Sílvia Xavier, Diana Ferreira, Vanessa Soares (9 pontos), Tatiana Canário, Christina Dewitt (19 pontos), C. Patrícia Ribeiro, Liliana Biai, Elsa Lima. Treinador: Américo Santos; Treinador Adjunto: Hugo Sousa; Seccionista: Adelina Freitas.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

SENIORES FEMININOS – Vitória Justa.
(L.A.C. / MELOM 70 – Montijo B.B. 64)
Em jogo referente à 10ª jornada da Liga Feminina o L.A.C. recebeu a equipa do Montijo B.B. Um jogo em que o Lousada queria dar seguimento à excelente exibição efetuada contra a equipa da Ovarense, no último jogo, procurando desta forma o 2º triunfo na competição ante um concorrente direto no campeonato.
A entrada no jogo não poderia ter sido melhor, sendo quase como uma continuidade do jogo da semana passada. Um parcial de 24-3 nos primeiros 8 minutos de jogo, prometiam um jogo controlado. Porém a alteração tática adversária recorrendo a uma defesa zonal, associada a algum relaxamento (inadmissível em jogos deste nível) por parte da nossa equipa, fizeram com que já no final do 1º período a diferença tivesse baixado para 10 pontos e ao intervalo fosse de apenas 8 (42-34).

O jogo tornou-se extremamente difícil na 2ª parte, com o adversário moralizado pela recuperação realizada, chegando inclusive a passar para a frente do marcador. Porém as nossas atletas mostraram a sua fibra e souberam reagir com serenidade e inteligência, ajustando os ritmos e os espaços do ataque para contrariar a defesa zona adversária.
O excelente trabalhado realizado na tabela ofensiva, aspeto no qual a equipa totalizou uns impressionantes 34 ressaltos ofensivos, foi crucial para a manutenção na vantagem no marcador.
Soubemos aprender e ajustar com lacunas de jogos anteriores, transformando o que se vinha a revelar num ponto fraco, numa exibição de alto nível.


Devido destaque para diversas atletas da nossa equipa que por diferentes motivos atuaram condicionadas fisicamente. O espirito de sacrifício é uma das características dos grandes campeões e nós demonstramos sem dúvida fibra de CAMPEÃS.


Agradecer novamente ao muito público presente no pavilhão Municipal, pelo calor e energia que nos transmite. Esperamos poder continuar a contribuir com boas exibições e, se possível, com vitórias a dedicação que este fantástico público tem manifestado.


Jogaram e marcaram pelo L.A.C./ MELOM.: Lakeshia Mosley (19 pontos e 16 ressaltos) Nanci Barbosa (5 pontos), Francisca Braga, Joana Salselas, Sílvia Xavier (5 pontos), Diana Ferreira, Vanessa Soares (9 pontos), Tatiana Canário (2 pontos), Christina Dewitt (19 pontos e 25 ressaltos), Leticia Fonseca, Liliana Biai, Elsa Lima (11 pontos), Treinador: Américo Santos; Treinador Adjunto: Hugo Sousa; Seccionista: Adelina Freitas.












CADETES MASCULINOS – Boa Vitória.
(Lousada A.C. / ILMAR 65 – A.C. Alfenense 60)
No 9º jogo do campeonato distrital, 1ª divisão série b1 de sub16 masculinos a nossa equipa recebeu o AC Alfenense, apresentando-se algo desfalcada, devido às lesões de alguns atletas que desta forma não puderam participar na partida.
Começamos bem marcando alguns cestos consecutivos sem sofrer, mas após um desconto de tempo a equipa contrária recuperou da desvantagem equilibrando desde logo a partida.
No 2º período fomos mais agressivos a defender conseguindo assim sofrer menos pontos e por outro lado marcar mais no ataque. A equipa fez uma 1ª parte de bom nível jogando descontraída mas concentrada. Ao intervalo o resultado era favorável (38-23).
A 2ª parte foi bem diferente, pois o nosso jogo diminui de qualidade. Fomos bastante individualistas no ataque e não defendíamos de forma agressiva o jogador com bola, que através do 1x1 conseguia resolver de forma fácil.
Sem explicação aparente fizemos uma mau 4º período, onde sofremos 22 pontos marcando apenas 7, após beneficiarmos de 20 pontos de vantagem à entrada para este derradeiro período. Contudo a equipa manteve a calma e serenidade nos momentos finais obtendo assim a vitória.
Gostaríamos também de agradecer aos pais, atletas e familiares que estiveram no pavilhão para nos apoiar.
Parciais: 1ºPeriodo 18-15; 2ºPeriodo 20-08; 3ºPeriodo 20-15; 4ºPeriodo 07-22.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: 4: Luís Teixeira (6PTS; 5RD; 2RO; 1RB; 3TRN); 5: Hélder Moreira (1TRN); 7: Ricardo Leite (10PTS; 5RD, 1RB; 5TRN); 8: José Ferreira (1RD; 1RB; 2TRN); 9: Fábio Ferreira (8PTS; 8RD; 1RO; 1RB); 10: Bruno Lacerda (8PTS; 3RD; 2R0; 1RB; 3TRN); 11: Pedro Bragança (7PTS; 3TRN); 12: Daniel Moreira (2PTS; 2RO; 1RB); 13; Tiago Nunes (3PTS; 2RD, 1RO; 1RB; 2TRN) 14: André Garcês (7PTS; 3RD; 2RO; 3RB; 3TRN); 15: João Ventuzelos (14PTS; 2RD; 2RO; 4RB; 5TRN). ESTATISTICA EQUIPA: L2PTS(25/62); L3PTS(1/10); L.LIVRES(12/24). Treinador: Luís Leal. Treinador Adjunto: Luís Cunha. Estatística: Aida Silva. Legenda: PTS (Pontos); RD (Ressaltos Defensivos); RO (Ressaltos Ofensivos); DL (Desarme Lançamento); RB (Roubo Bola); TRN (Turnovers).











JUNIORES FEMININOS – Infelicidade na Maia.
(Maia B.C. 64 - Lousada A.C./Gumus 55)
Num jogo contra um adversário ao nosso alcance, entramos em campo descomplexadas e com a atitude e concentração necessárias para fazer face aos pontos fortes do Maia.
Estivemos muito disciplinadas no ataque e não fosse uma atleta adversária em dia endiabrado, teríamos certamente equilibrado o 1º período até ao fim (Parcial de 21–13).
No 2º período melhoramos consideravelmente no âmbito defensivo, mas quebramos no ataque, com precipitações e perdas de ressaltos (Parcial de 11–8).
Com tudo em aberto ao intervalo, entramos em campo um pouco ansiosas, facto que nos levou a cometer algumas falhas, nomeadamente na defesa e nos ressaltos defensivos, em que o adversário soube aproveitar as segundas oportunidades de lançamento (Parcial de 23-11 no 3º período).
Continuávamos a acreditar em mudar o rumo do jogo e tudo fizemos para que tal acontecesse, estivemos muito empenhadas na defesa (9 pontos sofridos) e aceleramos o jogo, com investidas no 1x1 e com bons lançamentos. No entanto, o tempo corria a favor do adversário e não nos foi suficiente para obtermos a desejada e merecida vitória (parcial de 9–23 no 4º período).
Jogaram e marcaram: Carla Silva (5 pontos), Helena Ferreira (17 pontos), Catarina André, Alexandra Malheiro (4 pontos), Cátia Dias (2 pontos), Marta Silva (2 pontos), Ana Rita Barbosa, Patrícia Ribeiro (11 pontos), Elisabete Neto (14 pontos). Treinadora: Regina Mota, Seccionistas: Isabel Coelho e Joaquim Barbosa.











CADETES FEMININOS – Boa Atitude Frente a Forte Equipa.
(C.D. Póvoa 73 - Lousada A.C. 38)
A equipa de Cadetes Femininos do Lousada A.C., na deslocação à Póvoa, perante um forte adversário realizou um bom jogo, em especial na 2ª parte.
Na 1ª parte, o L.A.C. apresentou-se apático e desconcentrado, o que foi bem aproveitado pelas adversárias para se distanciarem ao intervalo para 40-14.
A 2ª parte foi totalmente diferente, com o Lousada a revelar uma grande atitude e determinação, melhorando claramente a sua prestação defensiva, a sair mais rápido para o contra-ataque e a ser mais coletivo no 5x5.
Assim, os parciais do 3º período (19-14) e do 4º período (14-10) revelaram equilíbrio e a boa réplica dada pelo L.A.C. na 2ª parte.
Vamos continuar a evoluir e a treinar ao máximo para sermos melhores a cada jogo. Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: A. Rita Machado, A. Vanessa Gonçalves (3 pontos), Joana Pinto (3 pontos), Jéssica Lopes, Joana Sofia F., Bruna Ferreira (21 pontos), Mara Vieira (4 pontos), Bruna A. Pinto (3 pontos), Beatriz Teixeira, A. Cristina Silva (4 pontos), Marta Fernandes. Treinador: Prof. Hugo Sousa. Seccionista: Manuel Silva.











JUNIORES FEMININOS – Derrota Face a Poderoso Adversário.
(Lousada A.C./Gumus 35 – C.P.N. 87)
Ao recebermos a poderosa equipa do CPN, a mais talentosa do campeonato, sabíamos das dificuldades que iriamos ter, ainda mais com o desfalque de algumas das nossas influentes jogadoras.
Logo no 1º período notou-se o poderio do adversário, que com variados roubos de bola e contra-ataques rápidos, praticamente não nos deixou jogar (Parcial de 2-26).
No 2º período, apesar de ligeira reação de nossa parte, continuamos muito pouco eficazes defensivamente e isso refletiu-se também no ataque (Parcial de 9–22 no 2º período).
Após a pausa para intervalo e de clarearmos algumas ideias, entramos com uma postura completamente diferente no 3º período (onde vencemos por 2 pontos). Fomos muito mais produtivas ofensivamente, com boas leituras e escolhas no lançamento (Parcial de 16–14).
No 4º período, nada de novo a registar, quebramos e deixamos o poderoso adversário voltar a mandar no jogo (Parcial de 8–25).
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Carla Silva (17 pontos), Catarina André (2 pontos), Alexandra Malheiro (2 pontos), Jéssica Magalhães (1 ponto), Cátia Dias (2 pontos), Marta Silva (2 pontos), Ana Rita Barbosa, Patrícia Ribeiro (3 pontos), Elisabete Neto (6 pontos). Treinadora: Regina Mota, Seccionistas: Isabel Coelho e Joaquim Barbosa.











JUNIORES B MASCULINOS – Derrota em Vila do Conde.
(José Régio 102 - Lousada A.C. 31)
Na 7ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão série B2 a nossa equipa visitou a forte equipa do Régio que ocupa o 1º lugar do grupo. Sabíamos que não iria ser um jogo fácil muito por culpa da elevada estatura da equipa contrária criando-nos imensas dificuldades no encaixe defensivo e sobretudo na defesa dos jogadores mais interiores.
O jogo não teve grande história pois a equipa da casa dominou desde o início até ao fim da partida. Tivemos dificuldades em contra atacar e abusamos muito do individualismo.
Nos momentos em que atacamos com mais serenidade criamos boas situações para lançamento, mas geralmente não conseguimos ser eficazes.


Temos que continuar com o trabalho árduo pois o caminho a percorrer é bastante longo. Gostaríamos também de agradecer aos pais e familiares que nos acompanharam neste jogo.
Parciais: 1ºPeriodo 22-07; 2ºPeriodo 20-05; 3ºPeriodo 23-11; 4ºPeriodo» 37-08.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: 4: Luís Cunha (6PTS; 5RD; 2TRN); 6: Flávio Quintas (8PTS; 2RD; 2TRN); 7: Pedro Moreira (1RD; 2TRN); 9: Luís Coelho (1RD; 2TRN); 11: João Sousa (9PTS; 5RD; 1RO; 1TRN); 12: José Carvalho (1RD): 13: Felisberto Silva (8PTS; 6RD; 1TRN); 14: Diogo Sousa (1RD; 1RO). ESTATISTICA EQUIPA: L2PTS (6/31); L3PTS (3/14); LL (2/4). Treinador: Luís Leal. Estatística: Agostinho Sousa. Legenda: Pts (Pontos); RD (Ressaltos Defensivos); RO (Ressaltos Ofensivos); DL (Desarme Lançamento); RB (Roubo Bola); TRN (Turnovers).

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

CONVIVIO DE MINIS - Atividade de Sucesso.
O Lousada A.C. realizou no passado Sábado um convivio de Minis na Escola EB 2,3 de Lousada.
Na atividade participaram Minis do LAC e alunos da Escola EB 2,3 de Lousada que experimentaram o Basquetebol. A maioria adorou e vai passar a integrar os treinos semanais do L.A.C.
Parabéns a todos.
O L.A.C. sempre a crescer!

Sem comentários: