quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Notícias do Fim de Semana de 1 e 2 Fevereiro 2014

 

SENIORES FEMININOS – Grande Atitude e Incerteza no Vencedor até Final.
(Lousada A.C. / Melom 58 – A.D. Vagos 65)
A equipa de Seniores Femininos do Lousada A.C. / Melom defrontou o A.D. Vagos, em Coimbra, em jogo a contara para a Final 8 da Taça da Liga (FOTO EM ANEXO).
Depois de alguns pontos altos no historial desta equipa (Campeã Nacional 1ª Divisão em 2011/12, Campeã Nacional 2ª Divisão em 2007/08, 2 épocas consecutivas a competir na máxima competição nacional - Liga Feminina 2012/13 e 2013/14, disputa da Final 4 da Taça Portugal em 2011/12) a participação nesta Final 8 da Taça da Liga Feminina foi mais um marco importante e comprova o gradual crescimento e afirmação do L.A.C.
Neste jogo dos quartos-de-final da Final 8 da Taça da Liga, o Lousada apresentou-se forte, coeso e determinado em continuar a fazer história, lutando sempre pela passagem às meias-finais desta competição. Essa atitude esteve presente do início ao fim do jogo, revelando todas as jogadoras uma grande entrega, representando com todo o brio o Clube, o Concelho de Lousada e o Distrito do Porto, do qual é o único representante na máxima competição Nacional.


O jogo foi sempre equilibrado como comprovam os parciais (1º Período 15-17, 2º Período 13-12, 3º Período 11-15, 4º Período 19-21). O Lousada foi sempre muito competitivo ao longo do jogo, assumindo sempre uma postura destemida e impondo o seu plano estratégico. Como tal, a 1ª parte, à imagem de todo o jogo, terminou com grande equilíbrio (Lousada 28 – Vagos 29). Após o tempo de intervalo, o L.A.C. assumiu a liderança e foi se mantendo aí ao longo do período. No 4º período as alternâncias na liderança do marcador foram constantes, sempre por diferenças curtas (2/3 pontos). O jogo decidiu-se nos minutos finais, com a exclusão por faltas de jogadoras do L.A.C., que condicionaram a estratégia da equipa. Tais exclusões ficaram-se a dever, a critérios de arbitragem um pouco discutíveis nas faltas assinalas, em claro prejuízo do L.A.C. (24 faltas assinaladas ao Lousada e apenas 14 ao Vagos).
O jogo foi marcado pela elevada diferença de lances livres assinalados a cada equipa, tendo a equipa do Vagos marcado 42% dos seus pontos (27 pontos) da linha de lance-livre (33/27), contra apenas 7 pontos do Lousada (12/7). Estes números revelam um desnível significativo quanto ao critério de faltas assinaladas entre as duas equipas, o que se traduziu claramente no resultado final, dado o Vagos ter beneficiado de 33 lances livres, contra apenas 12 do Lousada.
Na equipa do L.A.C., boa percentagem de tiro exterior longo (14/5 - 36%), razoável percentagem de lançamento curto/médio (46/18 - 39%), baixa de lançamentos-livres (12/7 -58%) e 22 perdas de bola registadas.
Depois desta boa participação na Final 8 da Taça da Liga, o Lousada volta as suas atenções novamente para a Liga Feminina, onde continua a trabalhar afincadamente para alcançar os seus objetivos.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C./ MELOM: Nanci Barbosa – 5 pontos (6/2), 2 Ress, 3 Ass, 2 Rb; Francisca Braga – 10 pontos (7/2), 4 ress, 3 Ass, 3 Rb; Stefanie Gilbreath – 12 pontos (16/04), 10 ress, 2 Ass, 4 Rb; Diana Ferreira; Tatiana Canário; Ana Perdigão; Raquel Soares – 8 pontos (4/3), 4 Ress, 4 Ass, 1Rb; C. Patrícia Ribeiro; Elisa Beagle – 20 pts (21/9), 16 Ress, 1 Rb; Helena Costa; Ana Tenreiro – 3 pontos (5/1), 3 Ress, e Alexandra Malheiro. Treinador: Raul Santos; Treinador Adjunto: Hugo Sousa; Seccionista: Raul Braga.






INICIADOS MASCULINOS – Vitória Escapa em Alfena.
(A.C. Alfenense 51 - Lousada A.C. 45)
Os iniciados masculinos deslocaram-se no passado domingo a Alfena para defrontar a equipa do Alfenense.
Foi uma entrada em jogo por parte da nossa equipa um pouco apática, com algumas perdas de bola e com o jogo colectivo a não sair como o desejado. Este 1º período terminou em 11-06.
No 2º período melhoramos em alguns aspetos,  nomeadamente fomos mais eficazes em lançamentos de campo, mas defensivamente continuamos a permitir ao adversário cestos fáceis. O 2º período terminou em 13-15. Ao intervalo 24-21.
Na 2ª parte e nomeadamente depois de corrigirmos o aspeto defensivo, que tinha sido a principal dificuldade da 1ª parte,  realizamos um grande 3º período com boas transições defesa-ataque, com boa eficácia nos lançamentos de campo e acima de tudo com uma defesa a todo o campo bastante aguerrida. Parcial do 3º período 06-14.
No 4º período e com a nossa equipa a liderar o marcador por 30-35 tudo parecia bem encaminhado para levar de vencido a equipa do Alfenense, mas no entanto assim não o foi, cometemos vários erros na defesa voltando a permitir cestos fáceis, no ataque falhamos demasiados lançamento e cometemos várias perdas de bola. Parcial do 4º período 21-10.
Um enorme agradecimento aos pais, familiares e amigos que abrilhantaram e vibraram com o jogo dos nossos atletas em Alfena, pois foram muito importantes no apoio à nossa equipa.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Afonso Pacheco (9 pts); Rui Oliveira (1 pt); Carlos Oliveira (2 pts); Rafael Freitas; Renato Teixeira ; Gonçalo Sousa; Francisco Nunes; Leandro Carvalho (6 pts); José Silva (16 pts); João Pinto (7 pts); Vítor Nunes (4 pts). Treinador: Filipe Ferreira Treinador Adj: José Fernandes Seccionista: Paula Carvalho .





INICIADOS FEMININOS – Perto do Triunfo.
(Lousada A.C. 33 – C.D. José Régio 42)         
Na receção à equipa do Régio, entramos em jogo determinadas, com boas iniciativas no 1x1 e aguerridas na defesa. Não estivemos tão bem na defesa ao portador da bola. Parcial de 13-7 no 1º período.
No 2º período quebramos a nossa dinâmica ofensiva, estivemos precipitadas, e não escolhemos o momento certo de atacar o cesto ou de lançar. O adversário foi amealhando pontos debaixo do cesto, fruto de ressaltos, e de lance livre. Parcial de 5-10 no 2º período.
No início da 2ª parte, estivemos irreconhecíveis, continuamos a sofrer muitos pontos debaixo cesto, não lutamos muito na tabela, e animicamente afetou o desempenho ofensivo. Parcial de 5-18 no 3º período.
Ainda assim, no 4º período, mudamos a nossa atitude, demonstramos garra e vontade em ganhar a bola e conseguimos, a pouco mais de 1 minuto “encostar” o jogo a 6 pontos. Ainda acreditamos, mas depois, e com o calor do jogo, não tivemos a estrelinha ofensiva e o adversário acabou por segurar bem o jogo. Parcial de 10-7 no 4º período.
Caso tivéssemos demonstrado a vontade e a disponibilidade de entrega que tivemos a partir de meio do 4º período, teríamos certamente outro resultado. Mas vamos continuar a trabalhar para que já no próximo jogo esta diferença esteja presente!

Jogaram e marcaram: Lara Ferreira, Sofia Cunha (11 pontos), Ana Rita Caldas (5 pontos), Catarina Madureira, Marta Nunes (7 pontos), Cátia Silva, Francisca Monteiro (6 pontos), Bárbara Cunha, Clara Ferreira, Maria Ribas, Cláudia Mendes (4 pontos), Maria Fresco. Treinadora: Regina Mota; Treinadoras Adjuntas: Diana Ferreira e Helena Ferreira; Seccionista: Eduardo Dominguez.

Sem comentários: