terça-feira, 1 de abril de 2014

SENIORES FEMININOS – Fantástica Vitória a Encerrar Época na Liga.

(A.D. Vagos 57 – Lousada A.C. / Melom 73)

A equipa de Seniores Femininos do Lousada A.C./Melom (FOTO EM ANEXO) deslocou-se a Vagos na última jornada da fase regular da Liga Feminina, tendo alcançado uma boa vitória.
Neste partida estava em jogo para o Vagos a classificação final na fase regular (em caso de vitória mantinha o 2º lugar e, em caso de derrota, descia ao 3º lugar e perdia a vantagem do fator casa nos jogos do Playoff), ao passo que para o Lousada o resultado não teria qualquer interferência na classificação final. Como tal, o Vagos, a jogar em casa e motivado para assegurar o 2º lugar, constituía um difícil desafio para o L.A.C. De qualquer modo, a equipa do Lousada entrou na partida muito personalizada e determinada em contrariar todos estes fatores, exibindo-se a grande nível, demonstrando, uma vez mais, uma significativa evolução no seu rendimento. Com esta vitória o L.A.C. alcançou a sua 7 vitória na presente edição da máxima competição nacional – Liga Feminina, ao passo que o Vagos desceu ao 3º lugar.
O L.A.C. impôs desde cedo o seu jogo, liderando sempre o marcador, como demonstram claramente os resultados parciais (1º Período 10-22; 2º Período 18-18; 3º Período 11-17; 4º Período 18-16). No final do 1º período o L.A.C. já dispunha de uma boa vantagem de 12 pontos (parcial de 10-22), fruto de um jogo coletivo muito forte. Na defesa colocámos muitos problemas ao ataque do Vagos e ofensivamente exploramos bem os nossos pontos fortes.
O 2º período foi o mais equilibrado (parcial de 18-18), com o Lousada a responder a todas as tentativas de aproximação do Vagos no marcador.
Após o intervalo, o L.A.C. entrou determinado em parar todas as tentativas de recuperação da equipa da casa. Estivemos novamente muito coesos neste período, e em vez de o Vagos se aproximar conseguimos, ainda, dilatar a vantagem para 18 pontos (parcial do 3º período 11-17). Continuámos a encontrar as nossas vantagens na transição ofensiva, na velocidade de execução e explorando, também, os pontos fortes individuais interiores e exteriores das nossas jogadoras nos diversos sistemas ofensivos.
No 4º período, com um resultado favorável de 39-57, soubemos gerir bem a vantagem e alcançar uma vitória incontestável, em casa de uma equipa que é candidata ao título da Liga Feminina e que recentemente foi a finalista vencida da Taça de Portugal.
Na equipa do L.A.C.: tiro exterior longo (17/5 - 29,4% de eficácia), lançamento curto/médio (56/25 - 33 %), e lançamentos-livres (14/8 - 57% - não fosse a baixa eficácia da linha de lance-livre e a vantagem final teria sido ainda mais larga). Registámos 13 perdas de bola e 20 assistências.
Jogaram pelo Lousada A.C./Melom: Nanci Barbosa – 14 pontos (14/5), 6 Ress, 4 Ass, 2 Rb; Francisca Braga – 3 pontos (9/1), 8 Ress, 7 Ass, 2 rb; Stefanie Gilbreath – 23 pontos (19/9), 15 ress, 2 Ass, 2 Rb; Diana Ferreira; Ana Perdigão; Raquel Soares – 8 pontos (7/4), 5 Ress, 4 Ass; Elisa Beagle – 25 pts (24/11), 19 Ress, 2 Ass, 2 Rb; Helena Costa; Ana Tenreiro; Alexandra Malheiro; Cátia Dias – 1 Ass; Elisabete Neto. Treinador: Raul Santos; Treinador Adjunto: Hugo Sousa; Seccionista: Raul Braga.


Finda a época, é tempo de fazer um curto balanço da segunda participação do L.A.C. na Liga Feminina (máxima competição nacional).
Os principais objetivos para a época desportiva foram novamente alcançados. Como objetivo mínimo definimos a manutenção na competição máxima, a qual já tinha ficado assegurada há algumas jornadas atrás.
Como segundo objectivo traçamos a presença num ponto alto nacional, tendo, também, sido atingido com o apuramento para a Final 8 da Taça da Federação.
Por último, esteve também sempre no nosso horizonte a classificação entre os 8 primeiros lugares da fase regular da Liga Feminina e consequente presença no Playoff de apuramento do Campeão Nacional. Ficamos classificados no 9º lugar, com o mesmo número de vitórias e pontos que o 8º classificado (Algés – atual Bi-Campeão Nacional). O Algés conseguiu assegurar “inextremis” o 8º lugar fruto da vantagem no confronto direto com o Lousada no que se refere aos pontos marcados e sofridos. Lutamos até final por este objectivo, contra equipas com orçamentos bem superiores ao nosso e com muito mais experiência nestas andanças. O apuramento para Playoff ficou muito próximo, mas, de qualquer modo, a equipa está orgulhosa do percurso e evolução registada, continuando o percurso de afirmação do L.A.C. no panorama basquetebolístico nacional.
Conseguimos, durante a época, vencer equipas que habitualmente lutam por todos os troféus: Algés – actual Bi-Campeão Nacional (vitória em casa), C.A.B. Madeira - vencedor da Taça de Portugal (vitória em casa), Vagos – finalista vencido da Taça de Portugal (vitória fora). Disputámos, também, a vitória frente a equipas de poderio reconhecido, perdendo por margens muito curtas, o que nos poderia ter valido a subida na classificação.
Uma palavra às atletas pela incansável atitude e empenho em todos os jogos, para além da extrema dedicação no trabalho semanal de preparação para a competição. Parabéns!!


A classificação final da Liga Feminina 2013/14 ficou assim ordenada:


Jogos
Vitórias
Derrotas
Pontos
20
16
4
36
20
14
6
34
20
14
6
34
20
14
6
34
20
13
7
33
20
12
8
32
20
11
9
31
20
7
13
27
20
7
13
27
10º
20
1
19
21
11º
20
1
19
21

As 8 primeiras equipa vão agora disputar o playoff para se encontrar o Campeão Nacional, o 9º classificado (Lousada A.C.) e o 10º não apuraram para o playoff, mas asseguraram a manutenção na Liga Feminina. O 11º classificado desce à 1ª divisão.
É com orgulho que o Lousada A.C./Melom, na próxima época, voltará a competir na Liga Feminina, perante as melhores equipas nacionais e aproveitando ao máximo para se continuar a afirmar no panorama basquetebolístico nacional.


Deixámos um agradecimento a todos os que acompanharam, vibraram e apoiaram a equipa em todos os pavilhões, e um natural agradecimento para os patrocinadores da equipa Melom Naturance, Nirvar Construções, Bell´Oro, Internavitur, Restaurante Vale do Sousa e Clínica Médica Arrifana de Sousa, sem os quais este projecto não seria concretizável.





























Sem comentários: