terça-feira, 8 de outubro de 2013

Notícias do Fim de Semana de 5 e 6 Outubro 2013

FRANCISCA BRAGA – Atleta do Ano da A.B.P. e Prémio pela 1ª Internacionalização Sénior.
A atleta Francisca Braga do Lousada A.C. (FOTO EM ANEXO) foi distinguida como Atleta do Ano da Associação de Basquetebol do Porto, no escalão de Seniores Femininos, na época de 2012/2013.
A atleta da nossa equipa Sénior Feminina que participa no Campeonato da Liga Feminina, receberá oficialmente a distinção de Atleta do Ano na 87ª Gala da Associação de Basquetebol do Porto.
Nesta mesma Gala, a Francisca Braga será, também, distinguida pela sua 1ª Internacionalização ao serviço da Seleção Nacional de Seniores Femininos.
O Lousada A.C. orgulha-se da exemplar dedicação e crescente afirmação da Francisca Braga, sendo estes prémios o justo reconhecimento pelo seu trabalho.
Parabéns Francisca! Continuação de ótimo trabalho e aqui estaremos para te apoiar na concretização de todos os teus objetivos!



ANTÓNIO SOUSA – Dirigente do Ano da A.B.P.
O Presidente do Lousada A.C. – António Sousa (FOTO EM ANEXO) foi distinguido como Dirigente do Ano da Associação de Basquetebol do Porto, na época de 2012/2013.
O nosso Presidente, lidera uma dedicada Direção que desenvolve um incansável trabalho para manter a dinâmica e vivacidade do Lousada A.C., receberá oficialmente a distinção de Diretor do Ano na 87ª Gala da Associação de Basquetebol do Porto.
O Lousada A.C. envia as felicitações a António Sousa e a todos os que compõem a Direção do clube, pelo trabalho que têm desenvolvido em prol da contínua afirmação do Basquetebol do Lousada.


SENIORES FEMININOS – 3º Jogo da Taça Vítor Hugo.
(Lousada A.C. / Melom 59 – U. Sportiva 71)
No 3ºo jogo efectuado a contar para a Taça Vitor Hugo, o Lousada não conseguiu levar de vencido o União Sportiva.
Jogo disputado em Vagos, marcado pelo equilíbrio, durante quase toda a partida, com a equipa adversária a destacar-se e a vencer o jogo na parte final do encontro.
Estreia do novo reforço do Lousada, a Norte-americana Stefanie Gilbreath, ainda com apenas dois treinos efectuados, participando assim no seu primeiro jogo.
Cedo o Lousada se viu privado do contributo da Steffanie Gilbreath devido a 4 faltas prematuras, jogando sempre em desvantagem de estatura durante quase todo o 2º e 3º períodos. No capitulo do ressalto ofensivo a equipa dos Açores ganhou várias vantagens aí, capitalizando pontos de segundos lançamentos.
Bom segundo e terceiro períodos da equipa lousadense, mas, no 4º período, a 2 minutos do fim quando perdia por apenas 5 pontos, o Lousada mostrou dificuldades em atacar a defesa zona que o Sportiva usou em toda a segunda parte, acabando por perder pela diferença final de 12 pontos.
O Lousada revelou uma vez mais, durante toda a partida, uma excelente entrega e atitude individual e colectiva por parte de todas as atletas envolvidas.
Ainda sem o seu plantel completo, o Lousada demostrou nestes 3 jogos do troféu Vítor Hugo, que lutará jogo a jogo, para disputar a vitória, minuto a minuto, sempre com uma grande atitude em campo.
Razoável percentagem de tiro exterior longo, (18/6 > 33%), e Curto/médio (34/18 > 53%), e (L/L – 12/5 > 41%). Mas com bastantes lances-livres falhados (7), o que num jogo equilibrado como este (4/5 pontos de desvantagem para o Lousada), tiveram o seu peso, essencialmente, no 4º e derradeiro período.
1º Período > 17 – 23; 2º Período > 19 – 18; 3º Período > 12 – 12; 4º Período > 11 – 18.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C./ Melom: NANCI BARBOSA - 17 pontos (11/8), 3 Ress; FRANCISCA BRAGA - 12 pontos (5/3), 5 Ress, 2  Rb; STEFANIE GILBREATH – 14 pontos (15/6), 2 ress; DIANA FERREIRA (n.j.); TATIANA CANÁRIO – (2/0), 2 Ress; ANA PERDIGÃO – 6 pontos (6/2), 2 Ress; RAQUEL SOARES – 5 Pontos (5/2), 2 Ress, 2 Rb; PATRICIA RIBEIRO (n.j.); ANA TENREIRO – 7 Pts (6/3), 6 Ress; ELISABETE NETO (n.j.); ALEXANDRA MALHEIRO (n.j.) e CARLA SILVA - (1/0), 1 Ress. Treinador: Raul Santos; Treinador Adjunto: Hugo Sousa; Diretor: António Sousa; Seccionista: Raul Braga.


JUNIORES B MASCULINOS – Derrota em Felgueiras.
(C.B. Felgueiras 74 – Lousada A.C. 57)
            No 2º jogo do campeonato, a equipa de Juniores masculinos do Lousada A.C, deslocou-se ao pavilhão do Felgueiras, perdendo o jogo.
            Sabíamos que este jogo tinha objetivos diferentes, pois a equipa do Felgueiras é constituída por 4/5 atletas de escalão sub20. O mesmo clube foi autorizado a participar e a competir no escalão sub -8 por parte da associação, mas não interferindo em termos de classificação.
            Quanto ao jogo, a equipa de juniores do Lousada, até iniciou bem o mesmo, concentrada, com boa organização ofensiva, agressividade e com várias alternâncias defensivas, chegando ao final do 1º período com o jogo empatado 22-22.
            No 2º período, os atletas do Lousada entraram menos agressivos, a não seleccionar bem o lançamento e a ter alguma incapacidade defensiva no 1x1 de alguns jogadores do Felgueiras. A equipa da casa começava a controlar os ritmos do jogo chegando ao final da 1ª parte, com uma vantagem de 48-36.
            No 3º período, o Lousada entrou muito forte no jogo, a equipa estava agressiva e com uma defesa zona, criou dificuldades ao seu adversário. O Lousada recuperava, dando a sensação que chegaria na frente até ao final do período. Tal não aconteceu, a equipa da casa reagiu e fruto de algumas más decisões dos jogadores de Lousada fez com que o Felgueiras fosse com vantagem para o 4º período (60-52).
            No 4º período, o Lousada baixou o ritmo, a equipa desorganizou-se, procurando individualizar no ataque, dando a possibilidade à equipa de Felgueiras de ganhar o jogo.
            Salientar ainda que continuamos a gerir mal as emoções, preocupamo-nos, por vezes, mais em protestar do que em jogar, comprometendo assim os nossos objetivos.
            Por último, realçar que apesar da diferença de idades, nem sempre fomos organizados coletivamente e tivemos algumas dificuldades no encaixe defensivo com alguns jogadores adversários. Vamos continuar a trabalhar!
Resultados parciais: 22-22; 26-14; 12-16; 14-05.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: Fábio Ferreira, Bruno Lacerda (22 pontos), Daniel Moreira (2 pontos), José Ferreira, João Jesus, Luís Teixeira, João Sousa (21 Pontos), Leonardo Rafael (8 pontos), Vasco Cunha (2 pontos), João Ventuzelos (2 pontos) e Silvério Pinheiro. Treinador: Prof. Tony Pedro e Seccionista: Aida Silva.



INICIADOS FEMININOS – Estreia de Equipa Muito Jovem.
(Lousada A.C. 25 – C.L.I.P. 82)
No 1º jogo da época, a jovem equipa de Lousada recebeu a experiente equipa do CLIP.
A entrada em jogo, foi um pouco cautelosa, não arriscávamos muito ofensivamente e fomos muito passivas na defesa. Também fomos permissivas nomeadamente nos ressaltos defensivos e fraca recuperação defensiva. Parcial de 07-24 no 1º período.
No 2º período entramos em jogo, melhoramos muito em termos de disponibilidade defensiva e nos ressaltos, e conseguimos diminuir o contra-ataque do adversário. Parcial de 8-11.
Durante toda a 2ª parte, soltamo-nos mais, fomos mais lutadoras e tivemos alguns pormenores que nos fazem acreditar que o trabalho, ainda curto, está a ser feito no bom sentido.
O CLIP foi um justo vencedor, mostrando em campo outra experiência e dinamismo, mas de certeza que ao longo da época vamos encurtar a diferença.
            Parcial de 8-25 no 3º período e de 2-22 no 4º período.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Sara Ferreira, Ana Sofia Cunha (11 pontos), Ana Rita Caldas (6 pontos), Lara Ferreira, Marta Nunes (6 pontos), Cátia Silva, Francisca Monteiro (2 pontos), Barbara Cunha, Clara Ferreira, Filipa Costa, Laura Carvalho, Maria Fresco. Treinadora Principal: Regina Mota. Treinadoras Adjuntas: Diana Ferreira e Helena Ferreira. Seccionista: Eduardo Dominguez.


CADETES MASCULINOS – Estreia em Vila do Conde.
(C.D. José Régio 91 - Lousada A.C. 39)
A equipa de Cadetes Masculinos estreou-se no passado sábado na nova época com uma deslocação a Mindelo, para defrontar a equipa do José Régio, tendo saído derrotada.
Foi uma estreia pouco feliz para os jovens lousadenses fruto da sua inexperiência neste escalão e, também, devido à equipa, neste momento, ser bastante curta no número de atletas, o que obriga a um maior esforço físico dos atletas.
Quanto ao jogo em si, a equipa lousadense foi acumulando vários erros ao longo do mesmo, com várias perdas de bola fruto de maus passes, falta de agressividade defensiva, permitindo vários contra-ataques e cestos fáceis ao adversário. Para além disso, ofensivamente a nossa eficácia nos lançamentos foi bastante baixa.
Com tudo ficou visível que com mais garra, vontade e com o grupo de trabalho mais alargado, esta jovem equipa brindará os seus adeptos e simpatizantes com melhores exibições a curto prazo. Certos estamos que, em todos os jogo, lutaremos pelo melhor resultado possível.

Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Diogo Machado (9 pts); Luís Magalhães; Jorge Pacheco (3 pts); Gonçalo Carvalho (2 pts); Leandro Carvalho; Tiago Nunes (14 pts);Diogo Santos (9 pts); André Garcês (2 pts). Treinador: Filipe Ferreira. Treinador Adjunto: José Fernandes. Seccionista: Jorge Pacheco. 

Sem comentários: