terça-feira, 19 de novembro de 2013

Notícias do Fim de Semana de 16 e 17 Novembro 2013

SENIORES FEMININOS – Vitória em Sintra.
(G.D.E.M. Alberta Menéres 56 - Lousada A.C. / Melom 59)
A equipa de Seniores Femininos do Lousada A.C. / Melom (FOTO EM ANEXO), na deslocação a Sintra, em jogo a contar para a 5ª jornada da Liga Feminina, alcançou a sua 2ª vitória na prova.
Foi um jogo equilibrado, com o Lousada a revelar uma excelente atitude competitiva, reagindo sempre às dificuldades do jogo e ultrapassando o facto de jogar em casa de uma das equipas que se mantém na luta por objectivos semelhantes.
O L.A.C. começou melhor o jogo, conseguindo uma vantagem de 7 pontos. No entanto, a equipa de Sintra, após desconto de tempo reagiu e terminou o 1º período a vencer pela margem mínima 18-17.
No 2º período, algum excesso de rigor no ajuizamento dos contactos, em prejuízo do Lousada, fez com que a equipa da casa obtivesse vários pontos da linha de lance-livre, vencendo o parcial por 17-15 e levando o jogo para o intervalo com o resultado em 35-32.
Estava tudo em aberto para a 2ª parte e o Lousada, com um forte entrada no 3º período, passou rapidamente para a liderança, fruto de uma boa prestação defensiva e de uma grande intensidade nas transições ofensivas (vitória do L.A.C. no parcial por 10-15).
No 4º período, o Lousada, continuava a revelar maior frescura física, mantendo a intensidade de jogo alta. Para além disso, o L.A.C. respondeu sempre bem à alteração defensiva (defesa zonal) apresentada pela equipa da casa. No último minuto, o Lousada vencia por um ponto, e após defender bem o ataque do G.D.E.M.A.M., conquistou uma falta e concretizou os dois lances-livres a que teve direito, carimbaram, assim, um justo triunfo por 3 pontos (parcial novamente favorável de 11-12).
Foi uma boa vitória, mas a equipa está consciente do trabalho que ainda tem pela frente, pelo que, semanalmente, manterá o empenho máximo para continuar a evoluir.
Estatística global do L.A.C.: Baixa percentagem de tiro exterior longo (15/3 - 20%), razoável percentagem de lançamento curto/médio (44/19 - 43%), e boa percentagem de lançamentos-livres (15/12 - 80%). De registar, que, neste jogo, conseguimos uma boa gestão da posse da bola, sendo o jogo em que o L.A.C., até ao momento, registou menos perdas de bola (10).
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C./ Melom: Ana Tenreiro – (4/0), 2 Ress, 1 Ass, 1 RB; Nanci Barbosa – 6 pontos (8/2), 6 Ress, 1 Ass, 2 Rb; Francisca Braga - 13 pontos (9/4), 4 Ress, 1 Ass, 4 Dl; Stefanie Gilbreath (MVP do encontro com 22,5 de valorização) – 20 pontos (19/8), 9 ress, 1 Ass, 2 Rb, 1 Dl; Diana Ferreira – (2/0), 1 Ress; Tatiana Canário; Ana Perdigão – 2 pontos; Raquel Soares – 6 Pontos (7/3), 2 Ress, 3 Ass, 1 Rb; Cátia Dias; Alexandra Malheiro; Patricia Ribeiro e Elisa Beagle – 12 pts (11/05), 3 Ress. Treinador: Raul Santos; Treinador Adjunto: Prof. Hugo Sousa; Seccionista: Raul Braga.







JUNIORES B MASCULINOS – Justa Vitória.
(Juv. Pacense 68 - Lousada A.C. 75)
            No 8º jogo do campeonato, a equipa de Juniores B Masculinos do Lousada A.C, deslocou-se ao pavilhão do Juventude Pacense, alcançando uma boa vitória.
            O Lousada entrou no jogo com algumas dificuldades no ressalto e, ofensivamente, nem sempre tomava as melhores decisões. Contudo, e com uma defesa pressionante todo o campo conseguiu manter-se na discussão do jogo, acabando o 1º período com o resultado em 19-14.
            No 2º período, o jogo continuava equilibrado e emotivo, no entanto a equipa do Lousada acabou por ser mais forte na eficácia do lançamento e a ler melhor as vantagens (parcial de favorável de 18-19).
            No 3º período, a equipa do Lousada entrou com grande atitude, começava a controlar os ritmos do jogo, estava muito mais concentrada no ressalto e com boa capacidade ofensiva (novamente vitória no parcial por 14-26).
            No 4º período (parcial de 17-16), apesar da reacção da equipa adversária, o Lousada continuava a mandar no jogo, mantinha organização e foi com toda a justiça que a equipa alcançou uma boa vitória num campo sempre difícil. Parabéns a todos!
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: Fábio Ferreira, Bruno Lacerda (24 pontos), Daniel Moreira, Vasco Cunha (16 pontos), Rodrigo Coelho, Diogo Sousa, Luís Teixeira (2 pontos), João Sousa (25 Pontos), João Ventuzelos (8 pontos), José Ferreira e Silvério Pinheiro. Treinador: Prof. Tony Pedro e Seccionista: Aida Silva.







SENIORES FEMININOS – Bom Jogo Frente às Campeãs Africanas.
(Lousada A.C. / Melom 47 – Interclube de Luanda 64)
Em jogo de exibição, as Seniores Femininas do Lousada A.C. / Melom receberam, no Pavilhão Municipal de Lousada, as atuais campeãs Angolanas e Africanas (Interclube de Luanda). Assitiu-se a um bom jogo e a uma boa prestação do Lousada perante uma equipa que disputa habitualmente competições de alto nível internacional.
Na 1ª parte o L.A.C. teve que se adaptar à elevada intensidade, velocidade de jogo e superior porte físico das Angolana, registando-se os parcias de 10-20 (1º período) e 5-13 (2º período).
Na 2ª parte o Lousada equilibrou o jogo e criou sempre dificuldades às adversárias. Parcial de 16-16 no 3º período e vitória do L.A.C. por 16-15 no 4º período.
Foi dada a oportunidade a todas as atletas de jogarem perante o Interclube, inclusivamente, as juniores que puderam fazer a sua estreia em jogos internacionais.
Na equipa do L.A.C., razoável percentagem de tiro exterior longo (22/8 - 30%), baixa percentagem de lançamento Curto/médio (22/8 - 36%), e de lançamentos-livres (18/11 - 61%). Perdas de bola – 11.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C./ Melom: Ana Tenreiro – 2 pontos (1/1), 1 Ress; Nanci Barbosa – 15 pontos (10/5), 1 Ress, 1 Rb; Francisca Braga - 17 pontos (11-6), 6 Ress, 2 Rb; Stefanie Gilbreath – 9 pontos (14/2), 6 ress; Diana Ferreira – (2/0), 1 Ress; Tatiana Canário – (2/0), 1 Ress; Ana Perdigão – (2/0); Raquel Soares – 2 Pontos (1/1), 2 Rb; Cátia Dias; Alexandra Malheiro; C. Patrícia Ribeiro; Elisa Beagle – 2 pts (2/1), 3 Ress; Elisabete Neto. Treinador: Raul Santos; Treinador Adjunto: Prof. Hugo Sousa; Seccionista: Raul Braga.





CADETES FEMININOS – Boa Resposta Face à Onda de Lesões.
(Lousada A.C. / Unit Energy 33 – Maia B.C. 45)
            As Cadetes Femininas do Lousada A.C. apresentou-se muito condicionada na receção ao Maia B.C. O L.A.C. apenas tinha 9 atletas disponíveis (devido a lesões) e no início do jogo ocorreu, infelizmente, mais uma lesão, que reduziu logo para 8 o número de disponíveis. Apesar disso, as jovens lousadenses revelaram uma boa atitude e mantiveram-se sempre na discussão do jogo.
            No 1º período a lesão ocorrida criou instabilidade e desconcentração na equipa, terminando os primeiro 10 minutos com as visitantes a vencerem por 5-14.
            No 2º período o L.A.C. reagiu e apresentando uma boa defesa, venceu o parcial por 8-6, reduzindo a desvantagem ao intervalo (13-20).
            No 3º período, apesar da boa atitude, as atletas tiveram momentos inexplicáveis de desconcentração defensiva, que valeram cestos fáceis às visitantes (parcial de 7-13) e novo dilatar da vantagem.
            No último período, o Lousada voltou aos níveis de concentração exigidos e revelou boa capacidade nas tomadas de decisão em ataque, o que valeu a vitória no parcial (13-12), no entanto insuficiente para a reviravolta.
            Há que continuar a treinar para corrigir os erros identificados e, especialmente, manter os níveis de concentração ao longo de todo o jogo, de modo a evitar as inúmeras falhas daí decorrentes.
            Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: A. Rita Silva (1 ponto), Marta F. Silva, A. Catarina Machado, Jéssica Lopes (6 pontos), Bruna Ferreira (19 pontos), Bruna A. Pinto, Beatriz Teixeira, A. Cristina Silva (7 pontos), Clara Fernandes. Treinador: Prof. Hugo Sousa, Treinador Adjunto: Filipe Neto, Seccionista: Manuel Silva.







INICIADOS FEMININOS – 1ª Parte Condiciona Prestação.
(Lousada A.C. 36 – C.D. José Régio 45)         
Na receção à equipa do José Régio, entramos em jogo completamente adormecidas, com pouca garra e ofensivamente não tivemos boas decisões. As investidas para o cesto não eram eficazes. Ainda assim, para colmatar o ataque, “compensamos” defensivamente. Parcial de 2-6 no 1º período.
No 2º período, apesar da eficácia ofensiva ter melhorado um pouco, fruto de 1x1 mais assertivo, defensivamente tivemos algumas lacunas, o adversário dominava os ressaltos e não fechamos os cortes para o cesto. Parcial de 8-17 no 2º período.
Com 13 pontos para recuperar, entramos na 2ª parte com as ideias mais esclarecidas. Estivemos exímias na entrega, na garra e nas disputas de bola. Fomos aguerridas na defesa, que nos proporcionou roubos de bola, e melhoramos exponencialmente nos ressaltos (praticamente dominámos os defensivos). Parcial de 16-4 no 3º período.
Durante metade do 4º período, o jogo mantinha-se equilibrado, mas começamos a quebrar na concentração e na defesa e os nossos níveis de confiança foram baixando, algo que o adversário foi aproveitando. Parcial de 10-18 no 4º período.
 Se não fosse a 1ª parte “fora do jogo”, tínhamos tudo para vencer, de qualquer forma, fica o registo de que, quando queremos, somos capazes. Entramos muito fortes e determinadas na 2ª parte e invertemos a tendência do jogo, quando o mesmo não nos era favorável. No próximo não quebramos!
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Filipa Costa, Ana Sofia Cunha (15 pontos), Ana Rita Caldas (11 pontos), Lara Ferreira, Marta Nunes (6 pontos), Cátia Silva (2 pontos), Francisca Monteiro (2 pontos), Barbara Cunha, Clara Ferreira, Mafalda Ribeiro, Cláudia Mendes, Maria Fresco. Treinadora: Regina Mota; Treinadoras Adjuntas: Diana Ferreira e Helena Ferreira; Seccionista: Eduardo Dominguez.




INICIADOS FEMININOS – Tarde Desinspirada.
(Lousada A.C. 25 – U.A.A. Aroso 83)   
Numa tarde desinspirada, as iniciadas femininas entraram em campo para defrontar o líder do grupo.
No 1º período o adversário pouco nos deixou “respirar”, com roubos de bola e rápidos contra-ataques. Ofensivamente também não estivemos felizes. Parcial de 2-33 no 1º período.
No 2º período melhoramos consideravelmente, houve maior disputa nos ressaltos, maior entrega em campo e disponibilidade defensiva. Parcial de 12-11 no 2º período.
Durante a 2ª parte nada de relevante a registar, tentamos dar o melhor possível, dada a supremacia do adversário. Parcial de 9-23 no 3º período e de 2-16 no 4º período.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Sara Ferreira, Ana Sofia Cunha (9 pontos), Ana Rita Caldas (4 pontos), Lara Ferreira, Marta Nunes (1 ponto), Cátia Silva, Francisca Monteiro (9 pontos), Barbara Cunha, Clara Ferreira, Mafalda Ribeiro (2 pontos), Cláudia Mendes, Filipa Costa. Treinadora: Regina Mota; Treinadoras Adjuntas: Diana Ferreira e Helena Ferreira; Seccionista: Eduardo Dominguez.




INFANTIS MISTOS – Boa Evolução.
(Lousada A.C. 36 – U.A.A. Aroso 50)
Num jogo em que entrámos apenas com 7 atletas, notou-se uma grande evolução em relação ao jogo anterior. Os nossos jogadores estiveram descomplexados e motivados do início ao fim, tendo o cansaço sido decisivo na 2ª parte, em especial por termos ficados reduzidos a 5 atletas por compromissos familiares.
Os atletas estão de parabéns pela sua entrega, esperando-se que continuem a evoluir como até aqui.
Marcha do marcador: 10-12, 12-16, 06-12, 08-10
Pelo Lousada AC alinharam e marcaram: Sara Ferreira 2, Filipa Costa 4, Sofia Garcia, Lara Ferreira 2, Renato Teixeira 28, Laura Carvalho, Maria Fresco. Treinador: Prof. Luciano Caçador.




MINIS 12 – Estreia em Concentrações Oficiais.
Na primeira concentração de mini-12, os nossos atletas deslocaram-se a Gondomar para defrontarem o Fides e o Valongo. Sentimos algumas dificuldades em adaptarmo-nos aos cestos com a altura de 3,05 mas, apesar disso, fomos combativos durante os dois jogos, tendo todos os jogadores conseguido muitos minutos de jogo.
A estreia deixou boas indicações e foi uma experiência enriquecedora para todos.
Vamos continuar a trabalhar nos treinos para que a evolução seja cada vez maior.
Estiveram presentes os seguintes atletas: Rui Meireles, Ricardo Meireles, Luís Valinhas, Jorge Ferreira, Mariana Silva, Mariana Pedro, Gabriel Ribeiro, José Eduardo Sousa, Daniela Bessa, Gonçalo Freire, Laura Carvalho. Treinadores: Prof. Luciano Caçador, Catarina Fernandes e Joana Sousa.

Sem comentários: