quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Notícias do Fim de Semana de 11 e 12 Janeiro 2014

JUNIORES B MASCULINOS – Garantida presença no Inter-Associações e na Fase de Apuramento para Final 4 Distrital.
            Os Juniores B Masculinos do Lousada A.C. (FOTO EM ANEXO) garantiram um brilhante apuramento para o Inter-Associações e para a Fase de qualificação para a Final 4 Distrital.
(C.D. José Régio 62 - Lousada A.C. 61)
            Nesta pré- eliminatória, disputada a 2 mãos, o Lousada deslocou-se no 1º jogo ao pavilhão do José Régio, perdendo por apenas 1 ponto.
            O jogo começou com grande equilíbrio, com ambas as equipas a demonstrarem muita vontade em vencer. No final do 1º período, o resultado era de 15-19, favorável ao Lousada. Nos segundos 10 minutos continuou-se a jogar a um ritmo elevado, com a equipa do LAC a ser mais forte na eficácia do lançamento e a ler melhor as vantagens.
            No 3º período, a equipa do José Régio entrou melhor no jogo, conseguiu recuperar e colocou-se na frente do marcador com uma vantagem que chegou a ser de 7 pontos.
            No 4º período, esperava-se uma reação por parte da equipa do Lousada, situação que viria a acontecer. O Lousada estava com melhor atitude, começava a controlar os ritmos do jogo, a equipa estava também mais concentrada nos ressaltos e com boas dinâmicas no ataque. Ainda assim, a equipa da casa conseguiu segurar o resultado, vencendo o jogo pela margem mínima de 1 ponto, deixando tudo em aberto par o 2º jogo em Lousada.
             Resultados parciais: 15-19; 15-17; 19-08; 13-17.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: Vasco Cunha (20 pontos), Fábio Ferreira, Bruno Lacerda (23 pontos), Daniel Moreira, Rodrigo Coelho, Ricardo Leite, Luís Teixeira, João Sousa (12 Pontos), Felisberto Silva, João Ventuzelos (2 pontos), Leonardo Rafael (4 pontos) e José Ferreira. Treinador: Prof. Tony Pedro e Seccionista: Aida Silva.
(Lousada A.C. 55 – C.D. José Régio 48)
Sabíamos que tínhamos de entrar em campo, desde do início, com uma mentalidade forte e com grande espírito de equipa.
Desta forma, entramos em jogo de forma muito aguerrida e com vontade de mostrar todo o nosso valor. A equipa defendia bem, concentrada ao nível do ressalto e com grande eficácia ao nível do lançamento, chegando ao final do 1º período com uma vantagem de 18-12.
No 2º período, os nossos atletas estiveram brilhantes, concentrados, muito solidários e com uma dinâmica coletiva muito forte, conseguindo chegar ao intervalo com uma vantagem de 12 pontos (35-23).
No 3º período, o equilíbrio foi nota dominante, estivemos muito bem defensivamente e com boa prestação nos ressaltos. No entanto, nos últimos minutos cometeu-se alguns erros que fizeram com que a equipa visitante acredita-se que poderia recuperar e voltar a entrar no jogo. No 4º período, o Lousada baixou o ritmo, a equipa desorganizou-se, procurando individualizar no ataque. Nesta fase, o adversário estava bem melhor, conseguindo mesmo empatar a partida 45-45. No entanto, o Lousada reagiu, voltou a encontrar-se e com boa prestação da linha de lance livre acabou por levar de vencida a partida com toda a justiça.
Com esta vitória, os juniores masculinos vencem esta eliminatória e garantem o apuramento para o Inter-Associações e para a fase de qualificação para a Final 4 Distrital (será disputada a 2 mãos já no próximo fim de semana frente ao Maia Basket), o que é sem dúvida um facto assinalável para o nosso clube. Parabéns pela qualificação e com certeza que esta nova etapa será uma excelente experiência para os atletas poderem continuar o seu processo de crescimento enquanto jogadores.
Por fim, uma palavra de apreço aos familiares e amigos que nos apoiaram nestes jogos. Um muito obrigado!
Resultados parciais: 18-12; 17-11; 8-10; 12-15.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: Vasco Cunha (6 pontos), Fábio Ferreira, Bruno Lacerda (21 pontos), Daniel Moreira, Rodrigo Coelho, Ricardo Leite (2 pontos), Luís Teixeira, João Sousa (17 Pontos), Felisberto Silva (2 pontos), João Ventuzelos (2 pontos), Leonardo Rafael (5 pontos) e José Ferreira. Treinador: Prof. Tony Pedro e Seccionista: Aida Silva.






JUNIORES FEMININOS – 1º Lugar no grupo e Garantida presença na Fase de Apuramento para Final 4 Distrital.
(G.D.B. Leça 30 - Lousada A.C. / N.V.E. 66)
A equipa de Juniores Femininos do Lousada A.C., no último jogo desta primeira fase, garantiu nova vitória, num jogo em que, durante toda a partida, foi superior em todos os períodos do jogo.
O Lousada ficou em primeiro lugar do grupo B e irá disputar agora o acesso à Final 4 Distrital de Sub-19 feminina,s que se disputará no próximo fim-de-semana contra a equipa do Juvemaia e do Coimbrões.
Resultados parciais: 1º período 09–18; 2º período 04–22; 3º período 11–13; 4º período 06-13.
Estatística Coletiva: Lançamentos de 2 pontos – 57/18; Lançamentos de 3 pontos – 11/3; lançamentos livres – 27/18, 21 ressaltos defensivos, 12 ressaltos ofensivos, 5 perdas de bola, 10 assistências e 16 roubos de bola.
Estatística Individual: Ana perdigão – 19 pontos, 2 ress, 4 ass, 1 rb; C. Patrícia Ribeiro – 10 pontos, 2 Ress, 3 ass, 5 Rb, 1 Dl; Cátia Dias – 15 pontos, 2 ress, 1 rb; Jessica Magalhães – 4 pontos, 1 ress, 2 Ass; Inês Viva - 10 ress, 1 Ass, 1 rb; Marta Silva – 2 pontos, 1 ress, 1 Rb; Catarina André – 4 pts, 13 ress, 1 rb e Elisabete Neto – 12 pontos, 2 ress, 7 rb. Treinador: Raul Santos; seccionista: João Viva.





SENIORES FEMININOS – Jogo Infeliz no Plano Ofensivo.
(Lousada A.C. / Melom 39 – Olivais F.C. 53)
A equipa de Seniores Femininos do Lousada A.C. / Melom, na receção ao Olivais F.C. realizou um jogo menos conseguido ofensivamente e com baixa percentagem de lançamentos.
Realizámos um 1º período com baixa produção ofensiva (parcial de 5-14).
Reagimos no 2º e 3º períodos (parcias favoráveis de 9-8 e 15-13), revelando melhorias no plano defensivo e ofenso, pelo que à entrada do 4º e último período o L.A.C. estava a apenas a 6 pontos de distância (29-35).
No último e derradeiro período, a baixa concretização de tiro exterior e alguns erros na transição defensiva proporcionarem cestos fáceis de contra-ataque à equipa adversária e impediram o L.A.C. de continuar a aproximação no marcador (parcial de 10-18). Apesar da infelicidade ofensiva, “ficou no campo” a capacidade das atletas e da equipa lutarem até ao final pela vitória.
Na equipa do Lousada, tiro exterior longo de muito baixa percentagem (1/12 - 8%), baixa percentagem de lançamento Curto/médio (43/14 - 37%), e baixa percentagem de lançamentos-livres (L/L – 14/8 - 57%). Jogo em que o L.A.C. registou 22 Perdas de bola
Jogaram pelo L.A.C./ MELOM: Nanci Barbosa – 3 pontos (3/1), 2 Ress, 2 Rb; Francisca Braga – 6 pontos (10/2),, 10 ress, 1 Ass, 2 Rb, 5 Ress, 7 Ass, 1 Rb; Stefanie Gilbreath – 2 pontos (16/01), 5 ress, 3 Rb, 1 Ass; Diana Ferreira – (1/0); Tatiana Canário – 4 pontos (3/2), 3 Ress, 1 Rb; Ana Perdigão;  Raquel Soares – 4 pontos (6/1), 3 Ress, 1 Ass;  Ana Tenreiro; C. Patrícia Ribeiro; Elisabete Neto; Elisa Beagle – 16 pts (13/6), 9 Ress, 1 Ass e Helena Costa – 4 pontos (3/2), 2 ress. Treinador: Raul Santos; Treinador Adjunto: Hugo Sousa; Seccionista: Raul Braga.






INICIADOS FEMININOS – Jogo em Ermesinde.
(C.P.N. B 64 - Lousada A.C. 36)             
No arranque do Campeonato Distrital da 2ª Divisão, deslocamo-nos a Ermesinde para defrontar a equipa do CPN.
A entrada em jogo foi muito idêntica por parte de ambas as equipas, onde a falta de eficácia imperou, pois o cesto inaugural demorou a surgir. A maior parte do 1º período foi equilibrada, tivemos boas transições rápidas e pormenores ricos de 1x1. Ainda assim o CPN foi-se superiorizando muito devido a uma atleta rápida e forte no 1x1. Parcial de 13-6 no 1º período.
No 2º período, apesar de termos melhorado nos ressaltos, quebramos um pouco, estivemos mais inseguras na transição, algo que o adversário aproveitou. Parcial de 23-13 no 2º período.
Após o intervalo, entramos muito bem em campo, com grande atitude e com vontade de inverter o resultado do jogo. Fizemos transições rápidas, bom domínio de ressaltos e não fosse alguma falta de “sorte” ofensiva, teríamos certamente vencido o período. Parcial de 10-8 no 3º período.
No derradeiro período nada de relevante a registar, estivemos mais permissivas na defesa e o adversário aproveitou para dilatar a diferença. Parcial de 18-9 no 4º período.
De registar que estivemos com 4 atletas de último ano, 5 atletas de 1º ano e 2 minis, que se entregaram muito bem ao jogo, demonstrando clara evolução e destreza.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Sara Ferreira (4 pontos), Catarina Madureira (6 pontos), Ana Rita Caldas (13 pontos), Sofia Garcia (2 pontos), Filipa Costa (3 pontos), Marta Nunes (2 pontos), Lara Ferreira, Mariana Pinto (4 pontos), Clara Ferreira, Cláudia Mendes (2 pontos), Maria Fresco. Treinadora: Regina Mota; Treinadoras Adjuntas: Diana Ferreira e Helena Ferreira; Seccionista: Eduardo Dominguez.





CADETES FEMININOS – Continuar a Evoluir.
(Maia Basket 61 - Lousada A.C. / Unit Energy 26)
            As Cadetes Femininas do Lousada A.C., na deslocação à Maia, apesar do poderio das adversárias, revelaram uma boa atitude e foram corrigindo os erros ao longo da partida.
A equipa da Maia, com atletas mais experientes e com mais anos de prática impôs sempre a sua superioridade, mas com as jovens lousadenses a procurarem ser sempre competitivas e procurando por em prática o que têm vindo a trabalhar nos treinos.
Os principais erros revelados no início do jogo foram a saída de pressão e a defesa ao jogador com bola. Fomos corrigindo esses erros com o decorrer do jogo, revelando uma boa capacidade de adaptação.
A nossa jovem equipa (das 12 atletas que jogaram, apenas 4 são de último ano, 1 é iniciada e a Raquel Carvalhinho fez a sua estreia) continuará a treinar para evoluir a cada treino, investindo sempre no futuro das atletas.
            Resultados Parciais: 1º período 18-7; 2º período 13-8; 3º período 14-9; 4º período 16-2.
            Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: A. Rita Silva (5 pontos), Marta Silva, A. Catarina Machado (2 pontos), Mariana Coelho (4 pontos), Jéssica Lopes (1 ponto), Bruna Ferreira (7 pontos), P. Salomé Silva (1 ponto), Raquel Carvalhinho, Bruna A. Pinto (2 pontos), Beatriz Teixeira (2 pontos), Marta Nunes (2 pontos), Clara Fernandes. Treinador: Prof. Hugo Sousa, Treinador Adjunto: Filipe Neto, Seccionista: Manuel Silva.








 MINIS 10 – Participaram na Concentração do C.B. Penafiel.
Os sub-10 do Lousada A.C. participaram no passado Domingo de manhã (12 de janeiro) na concentração organizada pelo C.B. Penafiel.
Disputaram dois jogos, um com a equipa da casa (CBP) e outro com o Juv. Pacense. Para além da alegria e boa disposição dos atletas foi ainda possível verificar a evolução que têm vindo a ter enquanto jogadores de basquetebol, resultado do empenho que têm durante os treinos.
De ressalvar a presença de todos os familiares e apoiantes do Lousada A.C. que tiveram uma contribuição muito importante no apoio aos nossos atletas. Parabéns a Todos!







 GALA DA A.B.P. – Francisca Braga e António Sousa Receberam Distinções.
Na passada 6ª feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, decorreu a Gala da Associação de Basquetebol do Porto na qual foram efetuadas diversas distinções relativas à época 2012/13.
A atleta Francisca Braga do Lousada A.C. recebeu o prémio de Atleta Sénior do Ano e foi também distinguida pela sua 1ª internacionalização ao serviço da Seleção Nacional Sénior.
O presidente do Lousada A.C. – António Sousa foi distinguido com o prémio de Dirigente do Ano.
O Lousada A.C. envia as maiores felicitações a ambos.

Sem comentários: