quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Notícias do Fim de Semana de 18 e 19 Janeiro 2014

SENIORES FEMININOS – Vitória Segura.
(Lousada A.C. / Melom 80 – C.D. Torres Novas 42)
A equipa de Seniores Femininos do Lousada A.C. / Melom (FOTO EM ANEXO), em mais uma jornada da Liga Feminina, recebeu e venceu por margem confortável a equipa do Torres Novas.
Com um primeiro período demolidor, o Lousada, ao criar uma diferença de 20 pontos, resolveu praticamente o jogo (parcial favorável de 27-07).
A superioridade do L.A.C. foi clara e manteve-se durante toda a partida, como demonstram os parciais dos restantes períodos: 2º Período 16-09, 3º Período 18-12 e 4º Período 19-14.
 A prestação do Lousada baseou-se em controlar defensivamente os pontos fortes ofensivos do Torres Novas e, após recuperação da posse de bola, sair em transições ofensivas rápidas. Para além, fomos eficazes no aproveitamento dos sistemas ofensivos executados.
Na equipa do L.AC. registou-se: tiro exterior longo de média percentagem (5/14 36%), média percentagem de lançamento curto/médio (59/26 44%) e reduzida percentagem de lançamentos-livres (25/13  52%). Jogo em que o L.A.C. registou 6 perdas de bola
Jogaram e marcaram pelo L.A.C./ MELOM: Nanci Barbosa – 13 pontos (11/5), 8 Ress, 1 Rb; Francisca Braga – 3 pontos (6/1), 3 Ress, 4 Ass, 2 Rb; Stefanie Gilbreath – 16 pontos (14/07), 6 ress, 4 Rb, 3 Ass; Diana Ferreira – 4 pontos (6/2), 7 Ress; Tatiana Canário – 12 pontos (7/5), 2 Ass, 4 Rb; Ana Perdigão – 3 pontos (2/1), 2 Res;, Raquel Soares – 5 pontos (2/1), 2 Ress, 1 Ass;  Ana Tenreiro – 8 pts (9/2), 3 Ress, 1 Ass; C. Patrícia Ribeiro – 2 pontos; Elisabete Neto; Elisa Beagle – 12 pts (12/5), 9 Ress, 2 Ass, 2 Rb e Helena Costa – 2 pontos (2/1), 3 Ress. Treinador: Raul Santos; Treinador Adjunto: Hugo Sousa; Seccionista: Raul Braga.







CADETES FEMININOS – Vitória Justa.
(Lousada A.C. / Unit Energy 40 – Académico F.C. 29)
            No último jogo da 1ª Fase do Campeonato Distrital da 1ª Divisão, as Cadetes Femininas do Lousada A.C. receberam e venceram o Académico F.C.
Depois do jogo da 1ª volta, em casa do adversário (derrota por 7 pontos), em que nos apresentamos desfalcados e estivemos abaixo das nossas capacidades, para este jogo, dada a evolução que a nossa equipa tem registado, tínhamos a sensação de que poderíamos fazer muito melhor. Fomos coletivos ofensivamente e defensivamente reduzimos o número de erros, o que se traduziu numa superioridade ao longo de todo o jogo (resultados parciais: 1º período 10-8, 2º período 9-4, 3º período 10-6, 4º período 11-11).
Apesar de o jogo se ter realizado sem árbitros oficiais, fomos capazes de nos focar apenas no jogo e de nos abstrairmos dos erros “naturais” de quem não é árbitro oficial, que se verificaram em prejuízo de ambas a equipas. A bancada, neste jogo, também esteve especialmente ruidosa, mas, novamente, as nossas jovens atletas revelaram a maturidade necessária para se abstraírem disso, focando-se apenas nas suas tarefas e aplicando o que têm treinado, pois sabem que se querem continuar a crescer na modalidade têm de ser capazes de jogar face a qualquer ambiente.
A nossa jovem equipa (das 11 jogadoras, 7 são ainda de 1º ano) começa, paulatinamente, a melhorar nos aspetos da técnica individual ofensiva que têm sido trabalhados e a tomar melhor decisões ofensivas em situações de vantagem ou igualdade numérica. Defensivamente e no capítulo dos ressaltos cometemos também erros, que estão devidamente identificados e continuaremos a trabalhar semanalmente para os corrigir.´
Terminada esta 1ª fase do campeonato, na 2ª fase da competição continuaremos a privilegiar sempre os objetivos de formação que temos para a equipa, que são sempre mais importantes do que os objetivos competitivos.
            Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: A. Rita Silva (7 pontos), Marta Silva, A. Catarina Machado (2 pontos), Mariana Coelho (6 pontos), Jéssica Lopes (2 pontos), Bruna Ferreira (13 pontos), P. Salomé Silva, Raquel Carvalhinho, Bruna A. Pinto (8 pontos), Beatriz Teixeira, Clara Fernandes (2 pontos). Treinador: Prof. Hugo Sousa, Treinador Adjunto: Filipe Neto, Seccionista: Fernando Coelho.





INICIADOS FEMININOS – Boa Vitória.
(Lousada A.C. 47 – G.D. Bolacesto 34)           
Ao recebermos a equipa do Bolacesto, entramos em campo com um jogo um pouco confuso de parte a parte, conseguíamos colocar dificuldades ao adversário ao fechar as linhas de passe, mas fomos muito permissivas na defesa ao portador da bola. No ataque, estávamos precipitadas e a não escolher o momento certo de atacar ou lançar ao cesto. Parcial de 12-12 no 1º período.
No 2º período, melhoramos na defesa, o que originou roubos de bola e boas rápidas investidas de contra-ataque. Apenas a jovialidade da equipa não permitiu concretizar grande parte desses contra-ataques. Por outro lado, também tivemos boas indicações no capítulo do 1x1 com bons pormenores. Parcial de 12-6 no 2º período.
Poderíamos ter entrado melhor na 2ª parte, de forma a carimbar mais cedo a vitória, mas o 3º período pautou-se pelo equilíbrio das equipas. No derradeiro período, tivemos momento de crescimento no marcador, fruto de uma defesa mais aguerrida e de uma maior entrega nos ressaltos. Parcial de 11-7 no 3º período e de 12-9 no 4º período.
A equipa está de Parabéns, não só pela desejada e já merecida vitória, mas acima de tudo pela entrega em jogo, nos treinos e pela União de toda a equipa!
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Mariana Pinto, Sofia Cunha (16 pontos), Ana Rita Caldas (8 pontos), Filipa Costa, Marta Nunes (9 pontos), Cátia Silva (2 pontos), Francisca Monteiro (4 pontos), Catarina Madureira (2 pontos), Maria Ribas, Mafalda Ribeiro (4 pontos), Cláudia Mendes (2 pontos), Maria Fresco. Treinadora: Regina Mota; Treinadoras Adjuntas: Diana Ferreira e Helena Ferreira; Seccionista: Eduardo Dominguez.



INICIADOS MASCULINOS – Vitória Confortável.
(Lousada A.C. 65 – Juvemaia 25)
A equipa de Iniciados Masculinos do Lousada A.C. recebeu e venceu a equipa do Juvemaia.
Foi uma boa entrada no jogo por parte dos nossos jovens atletas, com uma grande atitude defensiva e boa eficácia em lançamentos de campo (parcial do 1º período 23-06).
No 2º período o ritmo de jogo baixou bastante, não fomos agressivos a defender, fomos apáticos no ataque e registámos uma baixa eficácia nos lançamentos (parcial de 09-06).
Após o intervalo e com algumas correcções efetuadas realizamos uma boa 2ª parte com uma boa defesa a todo o campo, obrigando o adversário a cometer vários turnovers. Realizámos bons contra-ataques e acima de tudo fomos muito mais equipa (parcial 3º período 14-08 e 4º período 19-05).
Um agradecimento aos pais, amigos e simpatizantes que nos apoiaram neste jogo.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Afonso Pacheco (10 pts); Carlos Oliveira; Rafael Freitas; Renato Teixeira (4 pts); Francisco Nunes (8 pts); Leandro Carvalho (12 pts); José Carvalho (3 pts); José Silva (24 pts); João Pinto (2 pts); Vítor Nunes (2 pts). Treinador: Filipe Ferreira Treinador Adj: José Fernandes Seccionista: Paula Carvalho



JUNIORES B MASCULINOS – Adversário Mais Forte.
            A equipa de Juniores Masculinos do Lousada A.C, neste fim-de-semana, discutiu o acesso à final four distrital, à melhor de 2 jogos, frente ao Maia Basket. O Lousada acabou por perder os dois jogos, não garantindo desta forma o apuramento para a final four deste escalão.
            Sabíamos que esta eliminatória seria muito difícil, pois a equipa do Maia Basket tem grande valor, muito poderosa, habituada a jogar ao mais alto nível e aspira sempre a outros objetivos.
            De qualquer forma e apesar das diferenças entre as duas equipas, os atletas do Lousada tiveram uma excelente atitude e tudo fizeram para dignificar o clube e mostrar boa presença nestes jogos.
            Por último, consciente que esta foi mais uma etapa de aprendizagem, os atletas irão continuar o seu percurso, procurando a cada jogo alcançar novas experiências.
(Maia Basket 102 - Lousada A.C. 47)
             Resultados parciais: 39-13; 20-13; 23-13; 20-08.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: Vasco Cunha (6 pontos), Fábio Ferreira, Bruno Lacerda (7 pontos), Daniel Moreira, João Lucas, Ricardo Leite (2 pontos), Luís Teixeira, João Sousa (15 Pontos), Felisberto Silva (4 pontos), João Ventuzelos (2 pontos), Leonardo Rafael (11 pontos) e José Ferreira. Treinador: Prof. Tony Pedro e Seccionista: Aida Silva
(Lousada A.C. 48 – Maia Basket 87)
Resultados parciais: 14-22; 14-19; 14-22; 06-24.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: Vasco Cunha (6 pontos), Fábio Ferreira, Bruno Lacerda (16 pontos), Daniel Moreira, Rodrigo Coelho, Ricardo Leite (4 pontos), Luís Teixeira, João Sousa (18 Pontos), Felisberto Silva, João Ventuzelos (2 pontos), Leonardo Rafael (2 pontos) e José Ferreira. Treinador: Prof. Tony Pedro e Seccionista: Aida Silva
            


JUNIORES FEMININOS – Coimbrões Garantiu o Apuramento.
As Juniores Femininas do Lousada A.C. discutiram frente ao Coimbrões S.C. e ao Juvemaia a vaga de acesso à Final 4 Distrital de Sub-19 femininas. O Coimbrões S.C. foi mais forte e carimbou a presença na Final 4.
(Juvemaia 56 - Lousada A.C. / N.V.E. 45)
No primeiro jogo de apuramento para a final distrital de sub19f, a equipa do L.A.C. entrou desconcentrada no 1º período, revelando grandes dificuldades no capítulo defensivo e ofensivo. Melhorou claramente a atitude competitiva a partir do 2º período.
No 4º e derradeiro período, a 5 minutos do fim da partida, o L.A.C. encostou o jogo a 43-41. No entanto, na parte decisiva e final do jogo, a percentagem de concretização caíu deixando escapar a vitória.
Resultados parciais: 1º período 13–04; 2º período 14–13; 3º período 14–12; 4º período 15-16.
Estatística Coletiva: Lançamentos de 2 pontos – 57/18; Lançamentos de 3 pontos – 16/2; lançamentos livres – 9/3, 19 ressaltos defensivos, 2 ressaltos ofensivos, 8 perdas de bola, 2 assistências e 7 roubos de bola.
Estatística Individual: Ana perdigão – 18 pontos, 3 rb, 1 Ress, 1 Rb; Alexandra Malheiro – 11 pontos 1 Ress, 1 Dl; C. Patrícia Ribeiro – 7 pontos, 2 Ress; Cátia Dias – 3 ress, 1 rb; Jessica Magalhães; Inês Viva – 2 pontos, 6 ress, 2 Ass; Marta Silva – 1 ponto, 3 ress, 1 Dl; Catarina André – 3 ress, 1 rb e Elisabete Neto – 6 pontos, 4 ress, 1 rb. Treinador: Raul Santos; Seccionista: João Viva.
(Lousada A.C. / N.V.E. 28 – S.C. Coimbrões 56)
No segundo jogo de apuramento para a final distrital de sub-19, a equipa do Coimbrões entrou muito forte na 1ª parte, resolvendo aí praticamente o jogo.
Na 2ª parte excelente reação no plano defensivo do L.A.C., mas, por outro lado, revelando muitas dificuldades no capitulo da concretização.
De ressalvar a capacidade de luta e entrega revelada pelas jogadoras do L.A.C. durante os dois encontros, honrando sempre as cores do Lousada, frente a equipas proveniente da série de cima e como tal que vêm com outro ritmo competitivo.
1º período 6 – 22; 2º período 12–20; 3º período 6–9; 4º período 4-5.
Estatística Coletiva: Lançamentos de 2 pontos – 45/10; Lançamentos de 3 pontos – 8/0; lançamentos livres – 10/8, 21 ressaltos defensivos, 6 ressaltos ofensivos, 8 perdas de bola, 6 assistências e 9 roubos de bola

Estatística Individual: Ana perdigão – 14 pontos, 3 Ass, 2 Rb: Alexandra Malheiro – 2 pontos, 4 Ress; C. Patrícia Ribeiro – 6 pontos, 2 Ass; Cátia Dias –  4 ress, 1 rb; Jessica Magalhães – 1 Ress; Inês Viva – 5 ress; Marta Silva – 3 ress; Catarina André – 6 ress e Elisabete Neto – 6 pontos, 4 ress, 1 rb. Treinador: Raul Santos; Seccionista: João Viva.

Sem comentários: