segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Notícias do Fim de Semana de 26 e 27 Janeiro de 2013


OBSERVAÇÃO DA SELEÇÃO NACIONAL SUB-16 – Bruna Ferreira e Mara Vieira Convocadas.
As atletas Bruna Ferreira e Mara Vieira (FOTOS EM ANEXO) foram convocadas para o Treino de Observação da Seleção Nacional de Sub-16 Feminina, que decorrerá no dia 28 Janeiro às 18h00 no Pavilhão Municipal de Coimbrões.
Esta sessão de treino insere-se nos trabalhos regulares de observação de atletas para a Seleção Nacional de Sub-16 Femininos.
O Lousada A.C. endereça os parabéns às suas atletas e faz votos para que as mesmas aproveitem esta excelente oportunidade para continuarem a evoluir na sua carreira desportiva.







JUNIORES FEMININOS – Arranque Vitorioso na Eliminatória de Acesso ao Inter-Associações.
(Lousada A.C./Gumus 73 – G.D.B. Leça 54)
No 1º jogo da fase de apuramento para o Inter-Associações, disputada em 2 jogos (casa-fora), recebemos e vencemos a equipa do Leça.
Entramos em campo muito determinadas e disciplinadas defensivamente, conseguindo assim tirar alguma vantagem inicial. No entanto, gradualmente a equipa do Leça começou a entrar em jogo, que aliado à nossa clara falta de eficácia ofensiva, levou a um período muito equilibrado (Parcial de 10-12).
No 2º período, conseguimos ultrapassar essa questão e fomos muito mais felizes ofensivamente, muito por fruto de transições rápidas e investidas no contra-ataque. Na defesa continuamos aguerridas, conseguindo roubos de bola e bom domínio no ressalto (Parcial de 26-9).
No 3º período, nada de relevante a registar, apenas o abaixamento do nosso nível defensivo, que resultou que fossemos algo permissivas na hora do adversário lançar ao cesto (Parcial de 18-18 no 3º período).
No 4º período era importante continuar a gerir o jogo e manter a diferença pontual, estivemos disciplinadas e conscientes do trabalho a desenvolver (Parcial de 19-15).
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Carla Silva (18 pontos), Helena Ferreira (5 pontos), Catarina André (1 pontos), Alexandra Malheiro, Jéssica Magalhães (5 pontos), Cátia Dias (9 pontos), Marta Silva, Ana Rita Barbosa (2 pontos), Patrícia Ribeiro (19 pontos), Elisabete Neto (14 pontos), A. Vanessa Gonçalves. Treinadora: Regina Mota, Seccionistas: Isabel Coelho e Joaquim Barbosa.







INICIADOS MASCULINOS – Vitória Sofrida.
(Lousada A.C. 51 – Maia B.C. B 46)
No 4º jogo da 2ª fase, o Lousada recebeu e venceu a equipa do Maia B, num jogo sempre equilibrado.
No 1º período os lousadenses tiveram uma boa entrada, com uma boa defesa a todo o campo e com uma boa seleção de lançamentos de campo, acabando com um parcial favorável de 15-12.
No 2º período a equipa adversaria apresentou um cinco mais forte e os jovens lousadenses foram incapazes de conseguir impor o seu jogo e de impedir o poderio do adversário, acabando o período com um parcial de 3-18. Resultado ao intervalo de 18-30.
No 3º e 4º período a história do jogo foi completamente diferente, com os lousadenses a superiorizarem-se à equipa do Maia, com mais garra a nível defensivo e a serem mais pacientes no ataque, revelando também uma maior eficácia nos lançamentos. O parcial do 3º período foi de 17-8 e o do 4º período de 16-8.
Os lousadenses interiorizaram, neste jogo, que, por vezes, o excesso de confiança pode prejudicar o desempenho nos jogos, pois todos os jogos têm de ser “jogados” e não há vencedores antecipados.
De realçar a segunda parte dos lousadenses que acreditaram ate ao fim que poderiam recuperar os 12 pontos e sair com a vitória deste jogo.
Mais uma vez agradecer o magnífico apoio dos pais, amigos e familiares que têm vibrado em todos os jogos e têm sido incansáveis no apoio à equipa e que, certamente, sábado estarão novamente a apoiar-nos na deslocação ao Dragon Force.
  Jogaram e marcaram pelo Lousada: Diogo Machado (24 pts); José Pedro; Gonçalo Carvalho (10 pts), Diogo Xavier (2 pts); Jorge Pacheco (11 pts); Guilherme Sousa; Afonso Pacheco; Leandro Carvalho (4 pts); Carlos Oliveira; Miguel Magalhães; João Pinto; Luís Magalhães. Treinador Filipe Ferreira Seccionista Cristina Pinto








SENIORES FEMININOS – Derrota no Barreiro.
(G.D.E.S.S.A. 87 - L.A.C. / MELOM 57)
A terminar um difícil mês de Janeiro (múltiplas lesões e jogos com deslocações às principais equipas da Liga Feminina), o LAC foi ao Barreiro, jogar contra o Grupo Desportivo Escola Secundária Santo André, uma das equipas históricas do Basquete Feminino Nacional, tanto a nível do rendimento, com excelentes e constantes resultados da sua equipa sénior, como a nível da formação, sendo claramente uma das melhores escolas de basquetebol do país.
A longa viagem, tornou-se neste dia ainda mais desgastante em virtude de um acidente que ocorreu na auto-estrada, que nos forçou a um atraso de 2 horas, facto que teve também, infelizmente, as suas implicações no jogo.
O GDESSA mostrando imenso respeito pela nossa equipa entrou com a máxima intensidade no jogo, procurando pressionar as linhas de passe através de uma defesa muito física e que ia sucessivamente para lá do limite legal. Porém a equipa da arbitragem permitiu praticamente tudo à equipa adversária, facto que em muito condicionou todo o nosso jogo.
Após alguma perturbação nos minutos iniciais, marcados por más escolhas de ritmos e alguns turnovers, a equipa começou a assentar o seu jogo, fechando o 1º período num bom momento a 7 pontos de diferença no marcador.
A entrada no 2º período foi marcada pela mesma toada com o LAC a disputar o jogo com um dos principais candidatos ao título. Porém, erros crassos e infantis a 4 minutos do intervalo, levaram (tal como no jogo disputado em casa) a um parcial de 14-2, que fizeram com que o resultado ao intervalo se apresentasse desequilibrado, algo que o jogo até ao momento não demonstrava.
Na 2ª parte, com a equipa da arbitragem a manter o mesmo critério, permitindo praticamente tudo à equipa adversária, o LAC começou a acusar algum desgaste (porventura também fruto dos problemas encontrados na viagem) conseguindo o GDESSA controlar o jogo até ao seu final.
Espera-nos agora um mês de Fevereiro crucial para os nossos objetivos, que passam pelo assegurar o mais cedo possível a manutenção e disputar a qualificação para o playoff.
Já no fim-de-semana de 9 e 10 Fevereiro temos uma jornada dupla decisiva, com o 1º jogo em casa no Sábado (9 Fevereiro às 17h00) com a equipa do Académico, para o qual convocamos desde já todos os apoiantes do LAC e no Domingo com a deslocação a Coimbra para defrontar o Olivais.
Jogaram e marcaram pelo L.A.C./ MELOM: Nanci Barbosa (5 pontos), Francisca Braga (10 pontos), Ana Pimenta, Diana Ferreira, Rita Silva (6 pontos), Tatiana Canário (2 pontos), Cláudia Ribeiro, Christina Dewitt (25 pontos), Elsa Lima (9 pontos) Treinador: Américo Santos; Treinador Adjunto: Hugo Sousa; Seccionista: Adelina Freitas.








INICIADOS FEMININOS – Derrota em Valongo.
(N.C.R. Valongo 47 - Lousada A.C. 27)
No 4º jogo, do torneio Inter-Associações, a equipa das iniciadas femininas do Lousada A.C, deslocou-se ao campo do Valongo, tendo saído derrotada.
A equipa de Lousada entrou de uma forma desconcentrada, pouca agressiva e nem sempre com boa seleção do lançamento, acabando o 1º período a perder 17-9.
 No 2º período, o Lousada voltou a entrar sem agressividade, com muitas dificuldades nas tomadas de decisão e a não conseguir controlar os ritmos do jogo. Desta forma, chegou ao intervalo com uma desvantagem já considerável, pois perdia por 33-12.
 No 3º período, o Lousada entrou com outra atitude, muito mais agressiva e com boa dinâmica coletiva. A equipa controlava os ritmos do jogo, estava mais confiante no trabalho defensivo e a ter melhor leitura nas vantagens no 1x1, acabando por vencer o período por 8-10.
No 4º período, a equipa de Lousada continuava organizada, com boa capacidade defensiva e a procurar sair rápido nas transições. No entanto, apesar do esforço e do empenhamento das jogadoras do Lousada (venceram a 2ª parte), a equipa de Valongo mantinha-se concentrada, gerindo a vantagem alcançada na 1ª parte, acabando por vencer o jogo com toda a justiça.
 De realçar, que hoje não fomos uma equipa agressiva nomeadamente na 1ª parte, cometemos muitos erros infantis, e que para além disto, o nosso adversário mostrou ser uma equipa mais homogénea e com mais maturidade.
Por último, consciente que aprendemos com os nossos erros, só nos resta refletir, corrigir e investir nos treinos para evoluirmos mais e melhor.
Resultados parciais: 17-9;16-3; 8-10; 6-5.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: Ana sofia (2 pontos), Ana Pacheco, Paula Salomé, Rita Silva (4 pontos), Marta Nunes (1 ponto), Ana Caldas (2 pontos), Bruna Ferreira (14 pontos), Catarina Machado, Mariana Coelho (4 pontos) e Clara Fernandes. Treinadores: Prof. Tony Pedro, Prof. Luciano Caçador. Seccionistas: Eduardo Garcia.

Sem comentários: