segunda-feira, 1 de abril de 2013

Notícias Fim de Semana de 30 e 31 Março 2013

SENIORES FEMININOS – Vitória a Encerrar Boa Época de Estreia na Liga.
(L.A.C. / MELOM 82 – C.D. Torres Novas 58)
Em jogo da 23ª e última jornada da fase regular da Liga Feminina o L.A.C. (FOTO EM ANEXO) recebeu o C.D. Torres Novas. Apesar de a classificação final já estar definida e de o L.A.C. já ter garantido a manutenção, o Lousada pretendia terminar a época com mais uma vitória diante do seu público.
Com a equipa adversária algo desfalcada, porventura por lesões, o L.A.C. de imediato assumiu a liderança do marcador, não mais a largando até ao final do jogo. O 1º período terminava com 20-14 e ao intervalo o resultado era de 35-28, tendo as duas equipas aproveitado a oportunidade para utilizar algumas jogadoras menos utilizadas.
Na 2ª parte a toada do jogo manteve-se com o L.A.C. a ampliar a diferença no marcador com o decorrer do jogo, terminando o mesmo com uma vitória inteiramente justa por 24 pontos.
Um agradecimento especial para o nosso público, que uma vez mais marcou presença em bom número, apoiando a equipa. Destaque, também, para os Minis do L.A.C. que mostraram as suas habilidades nos descontos de tempo e intervalos do jogo. Parabéns a todos!

Jogaram e marcaram pelo L.A.C./ MELOM.: Ana Pimenta (2 pontos) Nanci Barbosa (4 pontos), Francisca Braga (8 pontos), Cláudia Ribeiro, Denise Fairbanks (30 pontos), Diana Ferreira, Tatiana Canário (1 ponto), Christina Dewitt (19 pontos), Letícia Fonseca (4 pontos), Liliana Biai (3 pontos), Elsa Lima (11 pontos), Treinador: Américo Santos; Treinador Adjunto: Hugo Sousa; Seccionista: Adelina Freitas.
Finda a época, é tempo de fazer um curto balanço da primeira participação do L.A.C. na Liga Feminina (máxima competição nacional). Apesar de termos atingido um dos principais objetivos da época (manutenção), é com um pequeno trago amargo que terminamos a nossa participação no campeonato de forma tão precoce, sentindo claramente que poderíamos ter atingido os playoff e disputado, pelo menos, a primeira ronda dos mesmos.
Dois factores impediram-nos de atingir esse 2º objectivo (playoff) que desde cedo almejamos. As inúmeras lesões que nos afligiram durante toda a época, as quais nos limitaram nas opções e no normal desenvolvimento e crescimento da equipa. A falta de experiência a este nível e ritmo competitivo de quase todas as atletas, o que quase sempre se traduziu em jogos com números elevados de turnovers e escolhas menos acertadas, principalmente na fase final de jogos equilibrados. Foram exatamente esses jogos equilibrados que poderiam ter feito toda a diferença na classificação final e apuramento para o playoff.
Foi um ano bastante duro, acima de tudo pelas inúmeras lesões, mas em que o espirito de sacrifício das atletas foi a todos os níveis notável, sendo esse o principal factor que nos levou ao sucesso e nos permitirá competir novamente, na próxima época, nesta máxima competição da modalidade. Certamente já com outro tipo de experiência.
Para terminar realçar apenas que praticamente no único jogo que realizamos com o plantel completo conseguimos levar de vencida a equipa do Algés no nosso reduto, que é o campeão Nacional em titulo e que terminou a fase regular desta época em 1º lugar com apenas 3 derrotas sendo o L.A.C. o responsável por uma delas.

A classificação final da Liga Feminina 2012/13 ficou assim ordenada:
1º Algés
2º Quinta Lombos
3º GDESSA
4º C.A.B. Madeira
5º Olivais F.C.
6º A.D. Vagos
7º Boa Viagem
8º Torres Novas
9º Lousada A.C. / MELOM
10º Montijo B.A.
11º Académico F.C.
12º A.D. Ovarense

As 8 primeiras equipa vão agora disputar o playoff para se encontrar o Campeão Nacional, o 9º classificado (Lousada A.C.) e o 10º não apuraram para o playoff mas asseguraram a manutenção na Liga Feminina. O 11º e 12º classificados descem à 1ª divisão.
É com orgulho que o L.A.C. / MELOM, na próxima época, voltará a competir na Liga Feminina, perante as melhores equipas nacionais e aproveitando ao máximo para se continuar a afirmar no panorama basquetebolístico nacional.
Deixamos um agradecimento a todos os que acompanharam, vibraram e apoiaram a equipa em todos os pavilhões onde jogamos, e um natural agradecimento para os patrocinadores da equipa Melom Portugal, Melom Naturance, Nirvar Construções, Bell´Oro, Internavitur, Restaurante Vale do Sousa e Clínica Médica Arrifana de Sousa, sem os quais este projecto não seria concretizável.

1 comentário:

The Bambyna disse...

Parabéns meninas por todo o esforço :)