segunda-feira, 27 de abril de 2009

SENIORES FEMININOS – 2º Lugar na Fase Regular da 1ª Divisão.
(Académico F.C. 45 - Lousada A.C. 48)
Na 22ª e última jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, a equipa de Seniores Femininos do Lousada A.C. obteve a 18ª vitória e classificou-se no 2º lugar da prova.
No ano de estreia na competição foi uma excelente classificação, depois de na época passada o Lousada A.C. ter-se sagrado Campeão Nacional da 2ª Divisão e garantido o direito desportivo de subida à 1ª Divisão Nacional. A classificação da Fase regular após 22 jornadas ficou assim ordenada:
1º - A.D.E. Sintra (41 pontos – 19 vitórias)
2º - Lousada A.C. (40 pontos – 18 vitórias)
3º - Quinta Lombos (36 pontos – 14 vitórias)
4º - S.C. Coimbrões (35 pontos – 13 vitórias)
5º - C.S Marítimo (34 pontos – 12 vitórias)
6º - U.A. António Aroso (32 pontos – 10 vitórias)
7º - Académico F.C. (32 pontos – 10 vitórias)
8º - Gafanha Nazaré (32 pontos – 10 vitórias)
9º - C.U. Micaelense (29 pontos – 7 vitórias)
10º - Colégio Calvão (29 pontos – 7 vitórias)
11º - A.D. Ovarense (29 pontos – 7 vitórias)
12º - E.S. Amadora (27 pontos – 5 vitórias)
Finda a Fase Regular segue-se o Play-off (para o qual se apuraram as 8 primeiras classificadas) que vai decidir o Campeão Nacional da 1ª Divisão e as 2 equipas que sobem à Liga Feminina na próxima época. Os 2 últimos classificados (Ovarense e E.S. Amadora) descem à 2ª Divisão.
Para a 1ª ronda do Play-off apuraram-se os 8 primeiros classificados da Fase Regular, sendo o emparelhamento de jogos o seguinte: A.D.E. Sintra x Gafanha; Lousada A.C. x Académico F.C.; Quinta Lombos x U.A.A. Aroso; S.C. Coimbrões x C.S. Marítimo.
O Lousada A.C. garantiu uma presença inédita no Play-off da 1ª Divisão, no seu ano de estreia. A carreira na prova, até ao momento, tem sido notável. Deste modo, o Lousada entra no Play-off sem nenhum tipo de pressão ou obrigação de qualquer tipo de objectivo, mas sim com a habitual ambição de fazer o melhor possível.
A 22ª e última jornada da Fase Regular foi disputada precisamente em casa do Académico F.C. da cidade do Porto (adversário da 1ª ronda do Play-off). Neste jogo, o Lousada entrou desconcentrado, cometendo erros defensivos, muito precipitado no ataque planeado, com lançamentos mal preparados e consequentemente com baixa percentagem de eficácia. Assim, o resultado do 1º período era de 14-7 e ao intervalo de 26-15.
Na 2ª parte o Lousada A.C. melhorou claramente a sua atitude em campo, a prestação defensiva, o jogo colectivo ofensivo e a eficácia nos lançamentos. Assim, no 3º período, com um bom parcial de 6-17 a partida ficou empatada 32-32.
No 4º e último período o Lousada A.C. conseguiu uma vantagem a rondar os 8 pontos, mas a equipa da casa reagiu e manteve a indecisão no resultado até final. De um modo geral, a vitória por 3 pontos do Lousada acaba por ser justa, em função da melhoria registada na 2ª parte.
As equipas do Lousada e Académico voltam-se a encontrar já no próximo fim-de-semana, no Pavilhão do Académico F.C., para o 1º jogo da 1ª ronda do Play-off.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Sónia Costa, Cristina Carvalhosa (16 pontos), Ana Maria C. (3 pontos), Regina Mota, Nanci Barbosa (8 pontos), Paula Freitas, Stella Correia (4 pontos), Rita Rocha (7 pontos), Paula Freire, Manuela Fonseca, Joana Salselas S., A. Sofia Coelho (10 pontos), Ana Ferreira. Treinador: Prof. Hugo Sousa, Treinador Adjunto: Pedro Santos, Seccionista: António Sousa.

Sem comentários: