segunda-feira, 4 de maio de 2009

INICIADOS FEMININOS – Derrota por 1 Ponto no Último Segundo.
(C.D. Póvoa 53 - Lousada A.C. 52)

A equipa do LAC entrou mal no 1º período, perante um Póvoa que cedo revelou uma boa organização, jogadoras de elevada estatura e bom nível técnico. Através de uma boa defesa a todo o campo, que manteve ao longo de todo o jogo, o Póvoa condicionou fortemente a acção ofensiva das jovens lousadenses, afastando-se no marcador no 1º período, através de um parcial de 19-4.
No 2ºperíodo o LAC tudo fez para que a distância no marcador não aumentasse, revelando maior concentração defensiva e, sobretudo, mais calma e melhor leitura ofensiva, perante a pressão imposta pelas adversárias. Ao intervalo, o Póvoa vencia por 13 pontos, vantagem que nunca amedrontou as iniciadas de Lousada.
No 3º período as jovens lousadenses reentraram determinadas e com garra, pressionaram todo o campo as suas adversárias, obrigando-as a inúmeras perdas de bola em zonas afastadas do seu cesto, permitindo ao LAC finalizar vários cestos em superioridade numérica. Com esta excelente recuperação e exibição, o LAC conseguiu um espectacular parcial de 4-23.
Iniciou-se o 4ºperíodo com o resultado em 34-40, que espelhava a grande reviravolta dada no jogo pelas jogadoras lousadenses. Para este período o LAC esperava dificuldades acrescidas, pelo facto de uma das suas jogadoras ter sido excluída a meio do 3º período com 5 faltas, tendo também mais duas jogadoras em campo com 4 faltas.
Mesmo perante esta adversidade as lousadenses não baixaram os braços, frente a um adversário valioso. Assim, as duas equipas brindaram os adeptos com óptimos momentos de basquetebol. O LAC manteve-se sempre á frente do marcador até aos 2 últimos minutos de jogo, estando a vencer, nesta altura por 6 pontos, momento em que mais uma jogadora era excluída com 5 faltas. Aí, as nossas jovens iniciadas demonstraram alguma precipitação na finalização, perante uma equipa do CDP mais serena e com maior experiência em jogos equilibrados, dada a competição que havia integrado anteriormente.
Os últimos 5 segundos do jogo foram vividos com grande expectativa, com o LAC em vantagem por 2 pontos. Neste momento, a posse de bola pertencia ao Póvoa que finalizou um cesto e sofreu falta, não falhando a sua jogadora o lance-livre a que teve direito e que ditou a vitória final por 1 ponto.
A equipa de iniciadas de Lousada, não merecia esta derrota, pela atitude tão aguerrida revelada a partir do 2º período, demonstrando um bom nível exibicional, perante o Póvoa que possui um conjunto de jogadoras muito equilibrado do ponto de vista técnico e físico.
Parabéns a todos os intervenientes neste jogo, vivido de forma muito intensa, mas sempre com grande desportivismo e correcção, tendo sido uma verdadeira festa do Basquetebol!
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Ana S. Morais, Marta Silva, Catarina André, Florentina Bessa, C. Patrícia Ribeiro (16 pontos), Jessica Magalhães (2 pontos), Cátia Dias (5 pontos), Ana Perdigão (13 pontos), Joana Vaz, A. Rita Barbosa, Inês Pinto (10 pontos), Maria Luís Marques (4 pontos), Elisabete Neto (2 pontos). Treinadora: Prof. Carla Lopes. Seccionista: Joaquim Barbosa.

Sem comentários: