segunda-feira, 11 de maio de 2009

SENIORES FEMININOS – Mau 4º Período Dita Injusta Eliminação, Mas Não Mancha Boa Época.
(Lousada A.C. 58 – Académico F.C. 63)
No 2º jogo da 1ª eliminatório do Play-off do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, a equipa de Seniores Femininos do Lousada A.C. (FOTO EM ANEXO) saiu derrota da partida, depois de ter comandado o marcador até ao 4º período, por uma margem na casa das dezenas. Com esta injusta derrota o Lousada A.C. ficou eliminado do Play-off da 1ª Divisão, não conseguindo o apuramento para a meia-final, o que, no entanto, não mancha a boa época realizada.
Neste jogo, só a vitória interessava para a equipa do Lousada A.C., para poder continuar em prova. As suas atletas entraram no jogo muito determinadas e concentradas, com uma boa defesa e com rápidos contra-ataques. Assim, nos primeiros minutos de jogo o marcador registava 21-8. O Académico teve uma ligeira reacção e o 1º período terminou com uma vantagem de 25-16 favorável ao Lousada A.C.
O 2º período foi equilibrado e ao intervalo o marcador registava 37-31.
O Lousada A.C. entrou muito bem defensivamente, após o intervalo, e não fossem alguns erros na selecção dos lançamentos a vantagem no parcial do 3º período teria sido mais alargada (9-7) – resultado no final do 3º período Lousada A.C. 46 – Académico F.C. 38.
No 4º período o Académico com grande eficácia nos 3 pontos (converteu 3 triplos em poucos minutos) conseguiu empatar a partida a 52-52 quando faltavam cerca de 4 minutos para jogar. Nestes últimos minutos o equilíbrio foi grande, com pontos de um lado e do outro. No entanto, o Lousada A.C. “reviveu” os erros do 1º jogo do Play-off e, com alguns turn-overs e más decisões na selecção dos lançamentos, entregou a vitória às visitantes e a passagem às meias-finais do Play-off da 1ª Divisão.
Ficou um sentimento de injustiça neste 2º jogo, pois, se no 1º jogo o Lousada A.C. nunca se conseguiu exibir ao nível habitual, pelo que a derrota se aceitou com naturalidade, neste 2º jogo, o Lousada A.C. realizou uma boa exibição, comandando o marcador até aos últimos 5 minutos de jogo, sempre com uma vantagem na casa dos 10 pontos. No final, a vitória escapou, com um sentimento de injustiça, numa eliminatória em que o Lousada A.C. merecia a disputada da “negra” (3º jogo).
De qualquer modo, 2008-09 foi uma boa época de estreia do Lousada A.C. no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, depois de em 2007-08 se ter sagrado Campeão Nacional da 2ª Divisão, dada a evolução da equipa e os bons resultados alcançados: 2º lugar na Fase Regular da 1ª Divisão (com 18 vitórias e apenas 4 derrotas, com apenas mais 1 derrota que o 1º classificado) num campeonato disputado por 12 equipas e consequente apuramento para o Play-off. No Play-off não conseguiu o apuramento para a meia-final, mas de um modo geral, para uma época que foi de estreia na 1ª Divisão, os objectivos foram cumpridos e estão abertas boas perspectivas para a equipa na época de 2009-10.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Sónia Costa, Cristina Carvalhosa (10 pontos), Ana Maria C. (4 pontos), Regina Mota, Nanci Barbosa (8 pontos), Paula Freitas (5 pontos), Stella Correia, Rita Rocha (10 pontos), Manuela Fonseca, Paula Freire, Joana Salselas S., A. Sofia Coelho (21 pontos), Ana Ferreira. Treinador: Prof. Hugo Sousa, Treinador Adjunto: Pedro Santos, Seccionista: António Sousa.

Sem comentários: