segunda-feira, 24 de maio de 2010

Notícias do Fim de Semana de 22 e 23 Maio 2010

SENIORES FEMININOS – Encerram Época Notável no 4º Lugar.
(C.D. Torres Novas 52 - Lousada A.C. 46)

A equipa de Seniores Femininos do Lousada A.C. (FOTO EM ANEXO) terminou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão num honroso e meritório 4º lugar.
Na meia-final da prova, frente à valiosa equipa do Torres Novas, as Seniores do Lousada A.C. estiveram próximas de conseguir o apuramento para a Final do campeonato. De qualquer forma, a presença na meia-final e a qualidade demonstrada, bem como as dificuldades impostas ao Torres Novas só têm que orgulhar a jovem equipa lousadense.














Numa época em que ocorreram mudanças significativas na equipa, com a saída de jogadoras experientes, a equipa soube estar à altura dos desafios e alcançar um notável 4º lugar. O trabalho e dedicação foram as palavras de ordem de todas as atletas para responder às dificuldades, deixando de “boca aberta” todos aqueles que vaticinavam uma má época para o L.A.C.
Tendo em conta a juventude da equipa (média de 23 anos de idade), os ajustes efectuados devido às mudanças de algumas jogadoras, a aposta e incorporação de atletas jovens, o significativo crescimento e evolução da equipa, a disputa do campeonato face a clubes com orçamentos muito superiores, a garantia de um futuro risonho que esta jovem equipa possibilita, a paixão e garra demonstrada em cada jogo pelo Lousada A.C. só têm que deixar todas as atletas, treinadores, dirigentes e simpatizantes orgulhosos e satisfeitos, olhando para as próximas épocas com a máxima confiança e ambição.

















No 2º jogo da meia-final, após derrota no 1º jogo em Lousada, as Seniores Femininas do Lousada A.C. foram a Torres Novas com a firme convicção que tudo estava em aberto, e que não seriam os muitos centímetros e maior experiência das adversárias que iriam diminuir a ambição e desejo de conquista do L.A.C. E assim foi, com uma entrada em jogo ao melhor nível, o Lousada impôs grande intensidade defensiva e um ritmo de jogo elevado. Assim, foi com naturalidade que as melhores jogadoras adversárias foram anuladas e no final dos primeiros 10 minutos o L.A.C. vencia justamente por 4 pontos (Torres Novas 4 – Lousada A.C. 8).
No 2º período algum excesso de zelo por parte da dupla de arbitragem levou a que algumas jogadoras influentes na equipa atingissem a 3ª falta e como tal tivessem que ser resguardadas no banco. O L.A.C. teve uma ligeira quebra, cometendo alguns erros defensivos e na recuperação defensiva, pelo que a 1 minuto para o intervalo perdia por 9 pontos. Mas bem à sua imagem, a garra das de Lousada reapareceu, com um triplo que reduziu a desvantagem para 6 pontos e um roubo de bola seguido de um lançamento de 2 pontos, que infelizmente não foi concretizado e que deixaria o resultado em apenas 4 de diferença. Na última posse de bola do período e com o tempo de jogo a esgotar, as torrejanas foram felizes e converteram um triplo que aumentou a vantagem para 9 pontos (ao intervalo: Torres Novas 24 – Lousada A.C. 15).

















Quando se poderia pensar que a vantagem da equipa da casa poderia valer uma 2ª parte tranquila, as seniores do L.A.C. encarregaram-se de demonstrar o contrário, impondo, novamente, uma enorme pressão defensiva a todo o campo, que permitia a recuperação da posse de bola e posterior concretização de vários pontos. Assim, o Lousada encostou no marcador, vencendo o parcial por 14-18 e deixou tudo em aberto para os últimos 10 minutos (final do 3º período: Torres Novas 38 – Lousada A.C. 33).
O Lousada A.C. entrou novamente no 4º período a todo o gás e rapidamente empatou a partida (40-40), deixando a “tremer” as experientes atletas da casa. Aí, novamente, decisões algo duvidosas da arbitragem que excluiu com a 5ª falta uma jogadora e deixaram outras em risco de exclusão, condicionaram a total reviravolta no marcador. De qualquer modo, o L.A.C. nunca baixou os braços e o jogo manteve-se em aberto até aos últimos segundos, acabando por vencer as torrejanas que foram mais eficazes nos lançamentos finais do jogo.













As Seniores Femininas do Lousada A.C. estiveram muito próximas da Final do campeonato, mas o percurso e evolução da equipa foram notáveis, pelo que todos estão de parabéns
Ao longo da época o L.A.C. foi conquistando, justamente, o respeito e admiração de todos. Agora é tempo de repousar, mas, também, de pensar já na próxima época, para dar continuidade a este crescimento sustentável e promissor.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: A. Luísa Amorim (10 pontos), Paula Freire, Ana Maria C. (11 pontos), Joana Salselas S. (11 pontos), Sílvia Xavier, Paula Freitas (7 pontos), Stella Correia, Rita Rocha (4 pontos), M. Regina Mota, Letícia Fonseca, Catarina Fernandes, Elsa Lima (3 pontos). Treinador: Prof. Hugo Sousa, Treinador Adjunto: Pedro Santos, Seccionista: António Sousa.

Sem comentários: