segunda-feira, 16 de março de 2009

SENIORES FEMININOS – Vitória em Jogo Recheado de Emoção.
(Lousada A.C. 88 – Quinta dos Lombos 85)
Na 18ª Jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão a equipa de Seniores Femininos do Lousada A.C. recebeu e venceu o Quinta dos Lombos, tendo, assim, obtido a 15ª vitória na prova e consolidando o 2º lugar na classificação, logo atrás do líder A.D.E. Sintra.
Neste jogo, frente à equipa vinda de Carcavelos (Quinta dos Lombos), a emoção esteve ao rubro, pois foram necessários 3 prolongamentos para encontrar o vencedor.
O Lousada A.C. entrou melhor no jogo, com uma boa defesa e com um bom jogo colectivo ofensivo. Assim, no final do 1º período, Lousada A.C. 17 – Quinta dos Lombos 11.
No 2º período o Lousada continuou a dominar a partida e chegou ao intervalo, com naturalidade, a vencer por 10 pontos (34-24).
No 3º período o Quinta dos Lombos entrou mais forte, explorando ao máximo a sua jogadora América (bom registo de 28 pontos marcados) e conseguiu encurtar a desvantagem para 5 pontos (51-46).
No 4º período o Lousada voltou a superiorizar-se e fugiu novamente para 10 pontos de vantagem a 4 minutos do final da partida. No entanto, a exclusão por 5 faltas de uma jogadora influente, perdas de bola na transição e más selecções de lançamentos permitiram a recuperação das visitantes, levando o jogo para o prolongamento.
No 1º prolongamento o Lousada A.C. esteve bem do ponto de vista ofensivo, mas defensivamente esteve muito faltoso, dando às adversárias sucessivos lances-livres. Neste 1º prolongamento registou-se um parcial de 12-12, sendo que, 10 dos 12 pontos das adversárias foram obtidos da linha de lance-livre.
No 2º prolongamento, ambas as equipas estiveram desastradas no momento de lançar ao cesto, pelo que o resultado parcial foi de 4-4.
Com a emoção ao rubro, com a incerteza quanto ao vencedor e com o desgaste físico e psicológico das atletas entrou-se no 3º prolongamento (contabilizando 55 minutos intensos de jogo). Aí, o Lousada A.C. foi definitivamente superior, terminando com os turn-overs e conseguindo ir buscar forças onde já não parecia possível, acabando, assim, por vencer por 3 pontos.
A vitória do Lousada A.C. acaba por ser justa, pois dominou a maior parte do jogo (até aos 4 minutos do final do tempo regulamentar), conseguiu encontrar estratégias para diminuir a influência da extraordinária atleta Americana do Quinta dos Lombos e foi mais decidido nos momentos finais do 3º prolongamento. De qualquer modo, há que corrigir os erros cometidos nos prolongamentos, nomeadamente nas perdas de bola e no excessivo número de faltas cometidas desnecessariamente.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Sónia Costa (14 pontos), Cristina Carvalhosa (18 pontos), Ana Maria C. (13 pontos), Regina Mota, Vanessa Carvalho, Nanci Barbosa (11 pontos), Paula Freitas, Stella Correia (7 pontos), Rita Rocha (6 pontos), Paula Freire, Joana Salselas S., A. Sofia Coelho (19 pontos), Ana Ferreira. Treinador: Prof. Hugo Sousa, Treinador Adjunto: Pedro Santos, Seccionista: António Sousa.

Sem comentários: