segunda-feira, 30 de maio de 2011

INICIADOS FEMININOS “A” – Arbitragem Vergonhosa.
(Guifões S.C. “A” 45 - Lousada A.C. “A” 42)

Num jogo em que não havia árbitros oficiais nomeados, coube a arbitragem a elementos da equipa da casa. O jogo e a arbitragem decorreram sem problemas até ao intervalo (Lousada vencia por 13 pontos de diferença). Mas, após o tempo de intervalo, o Guifões apresentou um “novo” árbitro para acompanhar o árbitro que até então estava a apitar sozinho. O L.A.C., naturalmente, não se opôs, pois pensávamos que seria para o bem do espectáculo. No entanto, o “novo” árbitro, que até já foi arbitro oficial (Paulo Vieira) e, pelo que soubemos posteriormente, era pai de uma atleta do Guifões, chamou a si todo o protagonismo, com uma arbitragem tendenciosa e premeditada, assinalando tudo a favor do Guifões e nada para o Lousada (apenas 9 faltas marcadas ao Guifões em todo o jogo e 24 faltas assinaladas ao Lousada), para além do injustificável número de passos e violações assinalados ao L.A.C.. Num escalão de clara aprendizagem para as atletas, o árbitro prestou um péssimo serviço ao Basquetebol e a todas as jovens interveniente na partida (às do Guifões, pois viram o seu mérito drasticamente reduzido perante critérios de arbitragem que lhes eram indevidamente favoráveis, e às do Lousada, pois após o intervalo tiveram que jogar com “novas” regras e perante a premeditação de um adulto). De qualquer modo, o L.A.C. não confunde a arbitragem lamentável e tendenciosa de Paulo Vieira (que só se lembrou que queria arbitrar, após o intervalo, para arranjar forma de derrotar o Lousada) com a instituição digna, de inegável e intocável historial, que é o Guifões S.C.
As jovens lousadenses estão de parabéns, pois, perante estas adversidades, tiveram um comportamento digno e exemplar, mantendo-se sempre disciplinadas.

O Lousada entrou melhor no jogo, com uma defesa muito pressionante, que valia vários roubos de bola e consequentes contra-ataques (parcial do 1º período 6-15).
No 2º período, o L.A.C. continuou melhor, mantendo a intensidade defensiva. A eficácia nos lançamentos decresceu um pouco, mas mesmo assim o L.A.C. venceu o parcial por 4-8 e ao intervalo o resultado era de 10-23.
Na 2ª parte, assistiu-se à vergonhosa arbitragem, que violou por completo a verdade e seriedade que deveriam estar sempre presentes na formação de jovens atletas (parcial do 3º período 14-7 e do 4º período 21-12).
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: A. Rita Machado, A. Rita Silva (2 pontos), A. Vanessa Gonçalves (4 pontos), Joana Pinto (11 pontos), Sara Mota, Bruna Ferreira (10 pontos), Marta Fernandes, Patrícia Ribeiro (4 pontos), A. Cristina Silva, Mara Vieira (11 pontos). Treinador: Prof. Hugo Sousa, Seccionista: Manuel Silva.

Sem comentários: