terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Entrevista Hugo Sousa - Site FPB



Num clube vocacionado para a formação, que está apostado em investir num projeto "a longo prazo", os resultados não tardaram a fazer-se sentir, com o apuramento da equipa (que milita na 1ª Divisão) para a final-four da Taça de Portugal Feminina. O treinador Hugo Sousa enaltece "o trabalho, o empenho e a dedicação das atletas" e garante que diante do Vagos a equipa não irá assumir outra postura "que não seja a de lutar pela vitória"


Como surgiu a aposta no basquetebol feminino em Lousada?
O Lousada é um clube que aposta na formação (desde os Minis até aos Juniores), tanto no feminino como no masculino, tendo paulatinamente conseguido incrementar o número de praticantes (atualmente contamos com cerca de 170 atletas), a qualificação dos seus meios técnicos, assim como a qualidade do trabalho desenvolvido. O desenvolvimento do Basquetebol numa vila pequena e de curtos recursos, como Lousada, exige sempre um grande empenho e dedicação de todos os que trabalham diariamente no clube. No feminino, tal como no masculino, temos vindo a formar atletas de qualidade, que vão integrando as Seleções Distritais e Nacionais, assim como, com frequência, temos conseguido o apuramento de várias equipas para as provas inter-associativas (por exemplo, na presente época, as nossas equipas femininas de sub-14, sub-16 e sub-19 encontram-se todas a disputar o Torneio Inter-associações com boas prestações).

Concretamente no escalão Sénior Feminino, dado o grupo de atletas ambicioso, de qualidade e muito jovem que temos (média de 20 anos de idade), que nos permite “pensar” a longo prazo, e dada também a vontade do clube crescer, de se afirmar e de ter um meio de projeção da sua formação, havia que lançar um projeto que correspondesse às ambições de todos. Assim, e considerando a situação de crise financeira que o Lousada atravessa, tal como a maioria dos clubes, seria de todo impossível o clube sozinho suportar financeiramente este projeto. Como tal, foi necessário criar um grupo de trabalho com disponibilidade para angariar meios de financiamento autónomo do escalão Sénior, com patrocinadores próprios, pensando sempre a longo prazo e com total estabilidade. O nosso principal aliado é a MELOM Naturance, mas contamos também com o apoio da NIRVAR Construções, da INTERNAVITUR Viagens e Turismo, do Restaurante VALE DO SOUSA e da VALORES de Lousada.

Na presente época, o clube abdicou da inscrição dos Seniores Masculinos, pelo facto de não ter conseguido reunir um meio de financiamento autónomo para o escalão. De qualquer modo, é vontade do clube retomar o mesmo a curto prazo.


A formação do clube é a principal fonte de recrutamento da equipa sénior?
A formação do clube tem vindo, ao longo dos anos, a ser um dos meios de recrutamento do escalão Sénior (atualmente contamos com 4 atletas do escalão de Juniores no plantel Sénior), assim como, é nossa “filosofia” apostar, com sucesso, sempre em jovens da formação (por exemplo, as internacionais Stella Correia, Nanci Barbosa e Letícia Fonseca começaram a integrar a equipa Sénior quando ainda eram Cadetes). Mesmo assim, os objetivos passam por aumentar claramente esta base de recrutamento. O trabalho que temos desenvolvido na formação, com tempo, continuará a dar os seus frutos, estando nós otimistas com o grupo de jovens que temos na formação, com capacidade para vir a integrar o escalão Sénior.


O projeto do Lousada passa por colocar uma equipa na Liga Feminina? E daí a aposta em duas estrangeiras?
O projeto do Lousada passa por corresponder, como disse anteriormente, às ambições das atletas, dos meios técnicos e do clube em geral. A subida à Liga Feminina enquadra-se nesta vontade de crescimento e de ir sempre mais além. De qualquer modo, este projeto é de trabalho a longo prazo, não estando a sua continuidade dependente da subida à Liga.

A inclusão de duas atletas estrangeiras surgiu, do facto de termos encontrado soluções que correspondiam ao perfil que necessitávamos (tínhamos um claro défice de estatura nas posições interiores), mas, acima de tudo, que encaixassem no nosso curto e rigoroso orçamento. De qualquer modo, a nossa equipa vale pelo seu todo, e só assim poderemos continuar a projetar a mesma a longo prazo.


É grande neste altura o equilíbrio na 1ª divisão feminina. Na sua opinião esse facto é demonstrativo que existe qualidade no basquetebol feminino nos escalões inferiores?
Sem dúvida que existe essa qualidade. Concretamente na 1ª Divisão, a competição é “acesa”, com jogos muito disputados e equilibrados. Não se pode dizer que existam equipas mais fracas, mesmo as que seguem na cauda da classificação são sempre incómodas. Neste campeonato, nenhuma equipa tem jogos fáceis, em todos os fins-de-semana há um novo desafio, em que é fundamental uma preparação máxima para conseguir vencer. Este cenário é excelente para a evolução das equipas e das jogadoras. Acrescentando a isto, julgo que este campeonato é, cada vez mais, o espaço ideal para a projeção e evolução das jovens jogadoras portuguesas. Cada vez mais assistimos à aposta dos clubes em jovens atletas talentosas, nomeadamente atletas que integraram os Centros de Treinos.

O encerramento do Centro de Treino de Calvão foi um rude golpe para o Basquetebol Nacional (da 2ª Divisão até á Liga, temos atletas que passaram pelo Centro de Treino de Calvão, a integrarem com papel de destaque as equipas Seniores). O trabalho fantástico que aí se vinha a desenvolver, também sustentado por resultados internacionais, não poderia, na minha opinião ser interrompido. Compreendo as dificuldades financeiras, mas também sou da opinião que os “cortes” poderiam e deveriam ser feitos noutros sectores. Esta medida representará um retrocesso de vários anos para o nosso Basquetebol.


O que representa para o clube este apuramento para a Final Four da Taça de Portugal?
É inquestionavelmente o ponto mais alto da sua ainda curta existência. Depois de em 2007/08 termos alcançado o primeiro título Nacional do clube (Campeões Nacionais 2ª Divisão de Seniores Femininos), este apuramento, para o restrito grupo de 4 equipas que vais disputar a Taça de Portugal, foi sem dúvida histórico. Aliás, no jogo dos 1/4 de final, ficou bem patente o quanto importante era este apuramento para o clube, com o nosso pavilhão a registar uma excelente moldura humana que, em total sintonia com a equipa e partilhando em pleno o desejo de concretização deste objetivo, prestou um fantástico e incondicional apoio, ajudando-nos a marcar presença nesta Final Four.

Este apuramento é um justo prémio para o bom trabalho, empenho e dedicação das atletas, assim como para a evolução registada pela equipa. Será, também, uma experiência competitiva enriquecedora a todos os níveis para a equipa e para o clube. Ao mesmo tempo, o Lousada A.C. terá o seu espaço de projeção e divulgação, num dos mais apetecidos palcos do Basquetebol nacional.


Que comentário faz ao sorteio?
Qualquer uma das equipas tem um valor inquestionável. Vagos e Algés são os líderes destacados da Liga Feminina. O CAB encontra-se a meia da tabela da Liga, mas com alguns jogos em atraso, por isso uma equipa também de grande qualidade.

Vamos defrontar o Vagos, equipa que conta com títulos da Liga Feminina e da Taça de Portugal; conta com diversas atletas internacionais; possui um plantel recheado em qualidade e quantidade; disputou as competições europeias da presente época, pelo que apresenta uma experiência e ritmo competitivo superiores; e é também uma equipa que marca presença assídua nestes pontos altos. Por todas estas razões é um adversário muito forte, mas não iremos nunca assumir uma postura que não seja a de lutar pela vitória, pois em ambição não ficaremos atrás de nenhuma das equipas.

Faço votos para que o próximo fim-de-semana seja recheado de excelentes jogos de Basquetebol, que contribuam para a afirmação e crescimento da nossa querida modalidade.


http://www.fpb.pt/fpb_portal/!fpb.go?s=7517401391&p=fpb.201020&t=fpb.200058&k_id_noticia=37423

Sem comentários: