terça-feira, 10 de novembro de 2009

A Importância do Pequeno-Almoço


O pequeno-almoço de um atleta assume um papel de extrema relevância para o seu rendimento. Normalmente, esta refeição é compartilhada com a família, sendo fundamental que os pais assumam um papel fulcral atribuindo a devida importância a esta refeição.
Os jovens que não comem de forma suficiente e equilibrada logo pela manhã, tornam-se desatentos e agitados ou fracos e sonolentos. Isto acontece porque, quando em jejum ou mal alimentado, o organismo ataca as reservas de açúcar para conseguir manter o nível de energia. Apesar de obter assim alguma energia, não consegue a suficiente para responder a grandes exigências físicas e intelectuais do desportista. O jejum prolongado põe em funcionamento outros mecanismos prejudiciais à saúde.
Por outro lado, a falta do pequeno-almoço vai fazer com que o jovem fique com mais fome para a refeição seguinte (lanche da manhã ou almoço), e irá, provavelmente, comer insaciavelmente nessa próxima refeição, o que poderá contribuir para uma futura obesidade.

O que deve conter um bom pequeno-almoço?
 Leite;
 Pão ou cereais;
 Fruta.


Existem CONSEQUÊNCIAS para a saúde se não tomarmos o pequeno-almoço, como:
Cansaço, sensação de cabeça oca, visão turva, perda de força muscular, dores de cabeça, irritabilidade, enjoos e vómitos. Isto dá-se devido a não termos muita energia, pois não tomámos o pequeno-almoço.
Diminuição de capacidade intelectual e rendimento escolar, pois não se responde satisfatoriamente a desempenhos físicos e intelectuais.
Desatenção, agitação, sonolência e fraqueza.
Aumento do apetite para a refeição seguinte, o que pode levar a comer excessivamente.

1 comentário:

Nutrição e Bem-Estar disse...

Realmente o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, veja aqui mais sobre O Pequeno-Almoço Ideal