terça-feira, 10 de novembro de 2009

JUNIORES FEMININOS – Perto do Triunfo.
(Lousada A.C. 43 – C.P.N. 56)

As juniores femininas do Lousada A.C. receberam a forte equipa do CPN, em jogo a contar para a última jornada da 1ª fase do campeonato distrital, tendo saído derrotadas por 43-56.
O jogo começou mal para o LAC que sofreu um parcial de 0-10 e só após um desconto de tempo as nossas atletas aumentaram a concentração recuperando para 6-10, resultado com que terminou o 1º período. No 2º período demonstramos maior capacidade ofensiva, mas sentimos dificuldades em defender o contra-ataque adversário, que assim conseguiu aumentar a vantagem para 9 pontos (22-31). O 3º período trouxe um LAC com muita vontade de inverter o resultado e isso chegou mesmo a acontecer. Com uma entrada muito forte, conseguimos aproximar-nos e, por uma vez, passar para a frente do marcador. Foi então que o CPN corrigiu alguns aspectos defensivos, colocando novamente o nosso ataque em dificuldades e este período terminou com a diferença a cifrar-se nos 8 pontos (35-43). No derradeiro período, e já com os índices físicos longe do seu melhor, não fomos capazes de tomar as melhores decisões ofensivas, falhando situações relativamente fáceis e optando excessivamente pelo tiro exterior. Ainda assim mantivemos alguma agressividade defensiva o que nos permitiu lutar pelo resultado até ao final. Apesar da derrota, o LAC fez uma exibição agradável e, principalmente, mais segura e consistente, demonstrando uma enorme evolução relativamente ao jogo da 1ª volta.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Ana Perdigão (9 pontos), Joana Sousa, Joana Neto, Manuela Cochat, Filipa Xavier, Vanessa Carvalho (6 pontos), Diana Ferreira (10 pontos), Mónica Costa, Helena Ferreira, A. Raquel Tomás, Silvina Morais, Rita Mota (1 ponto), Letícia Fonseca (14 pontos), Tânia N. Ribeiro, Paula Freire (4 pontos). Treinador: João P. Chaves, Seccionista: Elsa Marques.
Mensagem do treinador para as atletas: Terminada que está a 1ª fase do campeonato, é tempo de analisar o trabalho que temos vindo a desenvolver.
Desde o início da época e após cerca de 30 treinos é notória a evolução de todas, quer individualmente, quer como equipa. Começamos a melhorar as leituras ofensivas (movimento ofensivo, tomadas de decisão, capacidade de causar desequilíbrios, saída de pressão) e começamos a ter maior capacidade de jogar em equipa. Também defensivamente começamos a ser mais fortes (fechar linhas de passe, ressalto defensivo, defesa de bloqueios directos e indirectos, trocas defensivas, pressão campo todo). Tal como vos tinha dito, o nosso objectivo passa por aumentar a nossa capacidade de interpretar o jogo e, passo a passo, ir aumentando a vossa capacidade de leitura e tomada da decisão mais acertada. Temos ainda um longo caminho para percorrer mas sei que, com o empenho e dedicação que têm demonstrado vamos, concerteza, evoluir ainda mais. A nossa equipa tem uma margem de progressão muito grande e com a continuação do trabalho que temos vindo a desenvolver alcançaremos os nossos objectivos.
Vamos agora dar início à 2ª fase da época onde teremos jogos mais equilibrados, com mais momentos de pressão e que servirão para vos preparar para o futuro. É com jogos competitivos e disputados a cada segundo que vocês se tornarão mais fortes, mais seguras e melhores jogadoras. Errar, aprender e melhorar são processos naturais de evolução e só assim se pode melhorar e “crescer”.
Para terminar deixo-vos os meus parabéns pela forma séria e dedicada com que têm trabalhado. É com orgulho que participo neste vosso caminho evolutivo, contribuindo com o meu empenho para a construção do vosso futuro como mulheres e, claro está, como jogadoras de basquetebol! Nunca se esqueçam: DIVIRTAM-SE a jogar Basket...ALEGRIA!

Sem comentários: